sábado, maio 18, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioPOLÍTICAPOLÍTICA BRASILAAM afirma que redução do IPI trará consequências dramáticas e falência dos...

AAM afirma que redução do IPI trará consequências dramáticas e falência dos municípios

Na última sexta-feira,25, foi baixado um decreto pelo governo federal, que reduziu em 25% o Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI.

A Associação Amazonense de Municípios(AAM), apresentou uma nota à sociedade esclarecendo seu posicionamento em defesa da Zona Franca de Manaus(ZFM),do trabalhador e do futuro do Amazonas.

Para a instituição municipalista tal iniciativa é absolutamente prejudicial aos municípios do Brasil, visto que estima-se a redução em R$ 5 Bilhões do Fundo de Participação dos Municípios, uma das principais fontes de renda da maioria dos governos locais em nossa Federação. O IPI é um dos impostos que compõem tal Fundo.

“No Amazonas, onde temos o virtuoso Modelo de Desenvolvimento da Zona Franca de Manaus – ZFM, as consequências são ainda mais dramáticas: o impacto da redução do IPI pode causar desemprego em larga escala e redução brusca na arrecadação local de impostos, parte deles também partilhados com os municípios”, afirma a Associação Amazonense de Municípios(AAM).

Confira a nota na íntegra:

Na última sexta-feira (25/02), véspera de Carnaval, o país foi pego de surpresa com a súbita redução do IPI.

Tal iniciativa é absolutamente prejudicial aos municípios do Brasil, visto que estima-se a redução em R$ 5 Bilhões do Fundo de Participação dos Municípios, uma das principais fontes de renda da maioria dos governos locais em nossa Federação. O IPI é um dos impostos que compõem tal Fundo.

No Amazonas, onde temos o virtuoso Modelo de Desenvolvimento da Zona Franca de Manaus – ZFM, as consequências são ainda mais dramáticas: o impacto da redução do IPI pode causar desemprego em larga escala e redução brusca na arrecadação local de impostos, parte deles também partilhados com os municípios.

O Governo Bolsonaro iniciou sua trajetória comprometendo-se com o slogan “Menos Brasília, Mais Brasil”. Em outras palavras, isso significa que foi proposta a descentralização de poder tão sonhada pelo movimento municipalista: redistribuição de recursos e capacidade decisória fortaleceriam a nossa Democracia. Ledo engano!

Fragilizado e canhestro para realizar a gestão de um país complexo como o Brasil, o Governo Bolsonaro atua aleatoriamente e quebra mais um de seus compromissos de campanha: ao invés de termos o “Menos Brasília, Mais Brasil”, teremos o “Mais Brasília, Menos Brasil”.

A redução do IPI decreta a falência dos municípios brasileiros e, principalmente, os do Amazonas.

Que tenhamos grandeza neste momento difícil para buscar soluções baseadas no diálogo federativo e no comprometimento com o povo do nosso estado.

Que não busquemos qualquer protagonismo político em ano eleitoral, que todas as frentes políticas do Amazonas realmente se unam.

Por fim, que saiamos vitoriosos dessa situação e que ela nos sirva de lição para que Manaus, a grande metrópole amazônica, olhe com carinho para o interior, demonstrando altruísmo na partilha de recursos com os pequenos municípios do nosso estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

No Dia Internacional Contra Homofobia, Sejusc reforça os serviços disponíveis e a luta por respeito

Ações são coordenadas pela Gerência de Diversidade de Gênero Neste dia 17 de maio é celebrado o Dia Internacional Contra Homofobia, data que marca a...

Circuito Cultural Promove Luta Contra a LGBTfobia em Manaus

Dia Internacional do Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia será celebrado no dia 17 de maio Instituído após a exclusão da homossexualidade da Classificação Internacional...

Sepror participa da 2ª reunião nacional do Plano ABC+ em Brasília

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participa da 2ª Reunião Nacional do Plano ABC+, em Brasília, iniciada nesta quarta-feira (15/05), com duração...

PGE-AM obtém liminar impedindo corte de energia na Arena da Amazônia

  A Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) obteve, nesta quarta-feira (15/05), uma liminar junto à 4ª Vara da Fazenda Pública impedindo que a concessionária Amazonas...

MPAM promove curso de tiro e armamento para novos promotores

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim), realizou um treinamento...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img