quinta-feira, junho 13, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioMANAUSSOCIEDADEMeu filho está indo mal na escola: psicólogo explica quando é a...

Meu filho está indo mal na escola: psicólogo explica quando é a hora de procurar ajuda

 

Baixo rendimento na escola e o acúmulo de notas baixas é uma situação que costuma preocupar os pais e pode indicar um sinal de alerta para algum problema. Nesse momento, é importante que os adultos procurem compreender quais são as dificuldades que a criança relata e, caso necessário, procurem ajuda de um profissional.
“Certa dificuldade na escola pode ser causada por vários fatores, desde questões pedagógicas, emocionais, comportamentais até doenças mentais ou físicas”, diz Filipe Colombini, psicólogo especializado em orientação parental e fundador da Equipe AT.
Conforme o especialista, a questão pode se agravar porque crianças que apresentam dificuldades de adaptação ao ambiente escolar costumam ser isoladas dos colegas e muitas vezes são vítimas de bullying. “Além das notas baixas em si, agressividade, falta de interesse nas tarefas e tentativas de evasão escolar são alguns dos sinais de alerta que apontam um problema que deve ser amparado com ajuda profissional”, explica o psicólogo.
Colombini lembra que cada caso é um caso e, que, muitas vezes, os problemas escolares são causados por mais de um fator, sejam eles psiquiátricos, pedagógicos ou emocionais. Por isso, é importante contar com o acompanhamento de um profissional. “As causas mais comuns para o baixo rendimento escolar, vão desde as dificuldades sociais e emocionais a condições neuropsicológivas que afetam o aprendizado, como os transtornos de aprendizado de leitura, escrita, matemática”, enumera o especialista.

Desde a primeira infância já é possível realizar uma série de avaliações psicológicas, neurológicas e pedagógicas que podem identificar se realmente existe algum transtorno que requer tratamento. “O suporte de um psicólogo é fundamental por ser capaz de trabalhar funções emocionais e executivas importantes para a capacidade de estudar”, alerta Colombini. “A tutoria de estudos é uma modalidade terapêutica que oferece boas ferramentas para que a criança melhore sua capacidade de aprendizagem, aprendendo a aprender e a lidar melhor com as demandas escolares, seja provas, lições e projetos”, afirma o especialista.
“Nesse processo, é essencial que exista uma relação de parceria e comunicação constante entre os pais e a escola”, indica Colombini.
O especialista também recomenda o apoio de  uma equipe multidisciplinar e uma rede de apoio. “Uma equipe coesa e comunicativa vai indicar eventuais sinais de alerta e, ainda, monitorar a evolução e o progresso da criança no decorrer do tratamento”, diz o especialista.

Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.

Informações para a imprensa: Key Press Comunicação

Caroline Fakhouri/ Beatriz Marques Dias

bia@keypress.com.br/ relaciona@keypress.com.br

Tel. (37) 99102-7865/ (11) 99242-4071

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Polícia prende um dos suspeitos de estuprar e transmitir vírus do HIV para crianças e adolescentes

O técnico em edificações Rodrigo Wenderson Nunes dos Santos, 31, suspeito abusar sexualmente de crianças e adolescente e transmitir o Vírus da Imunodeficiência Humana...

Lançado Livro de Saberes Tradicionais Quilombolas, em N. Airão

  Um Estudo Sobre as Práticas Educativas na Escola Municipal Jaú Tambor Na noite do último sábado (8/6), Novo Airão, município da Região Metropolitana de Manaus,...

Delegado João Tayah retira placa de apologia à pena de morte em via pública

O delegado de polícia e pré-candidato a vereador pelo PT, João Tayah, retirou uma placa fixada em um poste da Avenida Torquato Tapajós, no...

“Semana Solo Seguro Favela”, Urbanismo Sustentável no Amazonas

De 3 a 7 de junho de 2024, a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) vai realizar a 1a. edição da “Semana Solo Seguro...

Junho Violeta: Amazonas combate violência contra pessoas idosas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), promove, a partir de terça-feira (04/06), uma série de...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img