sábado, junho 22, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioLAZERDIVERSOSWorkshop aborda alimentos funcionais da Amazônia e os benefícios para a saúde

Workshop aborda alimentos funcionais da Amazônia e os benefícios para a saúde

Com apoio da Fapeam, o I Workshop de Alimentos Funcionais acontece nesta segunda e terça-feira (25 e 26/11)

Promover a discussão de temas relacionados ao perfil nutricional e potencial bioativos de alimentos amazônicos e sua relação com a saúde humana é o objetivo do I Workshop de Alimentos Funcionais, que iniciou na segunda-feira (25/11), no Laboratório de Alimentos Funcionais (Labaf) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

O Workshop conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), no âmbito do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação  (POP CT&I), edital n° 009/2019.

Segundo a coordenadora do evento, a doutora em Biotecnologia, Francisca das Chagas do Amaral, que atua com pesquisa de frutos amazônicos  no Inpa, o Workshop tem a finalidade de popularizar os alimentos funcionais da Amazônia, por meio de palestras, mesas-redondas e minicursos que objetivam  contribuir para o desenvolvimento científico e a troca de conhecimento entre os participantes do evento.

“A importância desse evento é mostrar para a população o grande potencial que temos com alimentos amazônicos e como aproveitar esses alimentos de forma integral, além de usar o potencial que temos em simples preparações de receitas funcionais ou até em produtos”, disse.

De acordo com o Ministério da Saúde, os alimentos funcionais se caracterizam por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, por exemplo.

No Inpa são realizadas pesquisas com frutos  como açaí, camu-camu, cubiu, dentre outros, com o propósito de aproveitar as potencialidades da biodiversidade e transformá-las em tecnologias, incentivando o consumo desses alimentos de forma regular e a geração de renda.

 

Workshop – A programação é voltada para  estudantes de graduação, pós-graduação, professores  e profissionais interessados nas áreas de alimentos funcionais e será realizado até esta terça-feira (26/11).

 

No primeiro dia foi realizado o minicurso “Popularização de Preparações com Alimentos Funcionais”, apresentado pela nutricionista Midore Nakamura Marques, mestranda da área de Tecnologia de Alimentos do Inpa. Na oportunidade, ela mostrou também a composição de alimentos vendidos em supermercados para alertar sobre os produtos industrializados consumidos pela população.

“Queremos mostrar que sempre existe uma alternativa saudável e composta de bioativos por meio de alimentos naturais. Espero que as pessoas tenham um despertar interno e consigam  melhorar a alimentação do seu cotidiano”, relata.

A nutricionista Bianca Nazaré, que assistiu ao Workshop, definiu o evento como “uma experiência enriquecedora”. “Permite conhecer verdadeiramente os alimentos funcionais e suas propriedades e nutrientes, que contribuem para saúde e bem-estar”, comentou.

POP CT&I – No Amazonas, o Governo do Estado, por meio do POP CT&I da Fapeam, apoia a realização de 26 eventos de popularização da ciência, em diversas áreas, na capital e no interior. Lançado no mês de junho, o POP CT&I conta com recursos financeiros da ordem de R$ 800 mil para apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre CT&I, em locais públicos, organizados por temas, campos ou áreas do conhecimento.

A pesquisadora Francisca das Chagas comenta que  o Programa, realizado por meio da Fapeam, é importante por fomentar diretamente ações de popularização da ciência. “O suporte que a Fapeam oferece facilita para que possamos difundir ainda mais a ciência na região”, conta.

 

FOTOS: Érico Xavier

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam): 3878-4011 e 98407-8495.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Procon-AM exige esclarecimento sobre combustível adulterado

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou um posto de combustível localizado na avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus,...

Heineken desrespeitou regras e cerveja perde qualidade no Brasil

A sede brasileira da Heineken alterou, há pelo menos três anos, a fórmula original que consagrou a cerveja em todo o mundo, sem comunicar...

Juliana Felipe de São Gabriel da Cachoeira Conquista Ouro nos JEBs 2024 e Orgulha o Amazonas

A talentosa atleta Juliana Felipe, da Acopajam, de São Gabriel da Cachoeira, brilhou nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, em Maceió, conquistando uma medalha...

Polícia prende um dos suspeitos de estuprar e transmitir vírus do HIV para crianças e adolescentes

O técnico em edificações Rodrigo Wenderson Nunes dos Santos, 31, suspeito abusar sexualmente de crianças e adolescente e transmitir o Vírus da Imunodeficiência Humana...

Lançado Livro de Saberes Tradicionais Quilombolas, em N. Airão

  Um Estudo Sobre as Práticas Educativas na Escola Municipal Jaú Tambor Na noite do último sábado (8/6), Novo Airão, município da Região Metropolitana de Manaus,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img