quarta-feira, dezembro 11, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioESPORTESLUTASWrestling Amazonense garante 09 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

Wrestling Amazonense garante 09 medalhas nos Jogos da Juventude 2024

O primeiro dia de competições no 2º bloco de modalidades esportivas dos Jogos da Juventude 2024 foi de grande destaque para a equipe amazonense de wrestling. A semana começou com seis atletas indo às disputas na lona de combate. Todos venceram e conquistaram seis novas medalhas para o Amazonas, que agora chega a nove conquistas. Foram três medalhas de prata e seis de bronze, nas modalidades judô, badminton e wrestling.

E o lugar mais alto do pódio para o Amazonas veio de longe. Prata na categoria de até 49kg, Agata Franco, 15, é natural de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros de Manaus) e atualmente mora em Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros da capital). Em dias de competição, quando precisa se deslocar de barco, a aluna do Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Professor Aristelio Sabino de Oliveira leva até 11 dias para chegar aos locais de luta. A aventura, de acordo com a atleta, é compensada por muito amor ao esporte.

“Pratico desde os noves anos e o wrestling para mim é tudo. Sempre amei o esporte. Meu sonho é continuar, evoluir e chegar na Olimpíada. Participar dessa competição é muito importante para esse objetivo, estou muito feliz com a minha medalha”, compartilhou Agata.

A jovem não é a única atleta de Benjamin Constant na composição da equipe amazonense de wrestling. Francisco Panduro, que estreia nesta terça-feira (19/11), e Saulo Veloso, também moram no município. Saulo, inclusive, ganhou a medalha de bronze na categoria de até 71kg. A outra medalha de prata veio com Maik Almeida, na categoria de até 55kg.

Entre lágrimas e sorrisos

Os Jogos da Juventude começaram com lágrimas de tristeza para a atleta Jennifer Queiroz, de 15 anos. Com derrota na primeira luta, a aluna da Escola Estadual (EE) Maria da Luz Calderaro viu a chance do ouro escapar pelas mãos. Entretanto, precisou assimilar rapidamente o golpe, e continuar em posição de combate. A mudança de chave, de acordo com a jovem, faz parte dos treinos.

“O campeonato só acaba depois da última luta. Fiquei muito triste, mas me recompus e continuei lutando. Saio com o terceiro lugar e com o aprendizado de nunca desistir. Vou fazer daquela derrota uma lição para futuras vitórias”, ressaltou a atleta.

Movimento comum entre os atletas de wrestling, Jennifer começou no mundo das lutas no jiu-jítsu, ainda com nove anos. Para melhorar a defesa de queda, passou a praticar o wrestling, e a princípio, não gostou do esporte. A atleta conta que chorava para não participar dos treinos, mas mal sabia que começava a trilhar uma carreira vitoriosa até o momento.

“No primeiro campeonato de wrestling que participei, mudei de ideia. Hoje, é minha exclusividade. Fui medalha de prata em dois mundiais escolares, ganhei medalhas também nos Jogos Escolares Brasileiros, em campeonatos brasileiros de wrestling, e agora aqui, nos Jogos da Juventude”, finalizou Jennifer, que retornou, no início de novembro, de Bahrein, no Oriente Médio, onde disputou a Gymnasiade, principal campeonato escolar a nível mundial.

Os últimos bronzes foram conquistados por Akillys Melo, da EE Senador João Bosco Ramos de Lima e Avril Oliveira, da EE Dom Milton Corrêa Pereira.

Sequência da competição

A segunda-feira (18/11) foi primeiro dia de competições do 2º bloco de disputas dos Jogos da Juventude. Até a próxima quinta-feira (21/11), Quarenta e oito atletas amazonenses competem nas modalidades da natação, águas abertas, vôlei de praia, ginástica artística e wrestling.

O Amazonas estreou com vitória também no basquete feminino, derrotando a equipe da Paraíba, anfitriã dos Jogos da Juventude 2024, por 34×25. Outra boa estreia foi na modalidade de vôlei de praia masculino, com vitória por 2 sets a 0 contra a dupla do estado de Goiás.

Realizado em João Pessoa (PB), os Jogos da Juventude reúnem, nesta edição, mais de 4 mil atletas de todos os estados do país, além do Distrito Federal. Até o próximo dia 28 de novembro, os atletas do Amazonas terão participado de 16 das 18 modalidades esportivas em curso na competição. No total, a delegação amazonense conta com 151 atletas.

FOTOS: Luiggi Bacelar / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Contatos para Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar: Mônica Figueiredo (92) 98100-8787 e Maria Eduarda Oliveira (92) 98196-8072

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Entregadores organizam ‘breque’ por melhorias no iFood em Manaus

Um grupo de entregadores que trabalha por meio do aplicativo iFood organizou uma paralisação neste domingo (8) pedindo melhorias para os entregadores. Segundo Kelvin...

Caravanas de Natal da Coca-Cola visitam quatro cidades do Amazonas; confira detalhes

Para celebrar a magia de uma das épocas mais emocionantes do ano, a Caravana de Natal da Coca-Cola já está percorrendo o país desde...

CMM aprova Conselho de Igualdade Racial

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na manhã desta quarta-feira (04/12), o projeto de lei do executivo municipal que cria o Conselho de Promoção à Igualdade...

Lula institui Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana,...

Sefaz-AM investiga entrada de roupas no Amazonas por via aérea

Denúncias de lojistas de Manaus de que o volume de roupas, que ingressam no Amazonas sem nota fiscal, cresceu em virtude do aquecimento do...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img