quinta-feira, julho 25, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASTonantins em festa de 38 anos com Amado Batista !

Tonantins em festa de 38 anos com Amado Batista !

Foi durante a festa de 38 anos do município de Tonantins que um dos cantores mais populares do Brasil fez uma apresentação especial. Amado Batista, dono de uma carreira consolidada e um dos mais populares cantores do país, desembarcou no ultimo dos três dias de festa para o encerramento da comemoração.

A festa dos 38 anos coincidiu com a 9ª Festa do Pirarucu manejado, tudo dentro de uma vasta programação elaborada pela gestão do prefeito Lázaro Martins, popularmente conhecido como “Curica”.

Pelo menos 30 mil pessoas se revesaram no local da festa nos três dias. Amazonenses da meso região ALTO SOLIMÕES, que compreende municipios como Tabatinga, Benjamin Contant, Atalaia do Norte, Amaturá, São Paulo de Olivença, Santo Antonio do Içá e Jutaí. Milhares de pessoas que movimentaram a cidade e aqueceram o comercio local.   Alguns dos que prestigiaram a comemoração saíram de Manaus. Um deles, o filho de Tonantins, promotor de justiça aposentado,  residente na  Capital, Otavio Gomes, que nunca falta aos festejos de sua cidade natal, realizou o sonho de cantar com seu artista preferido, Amado Batista. Apesar de morar a quase 900 quilômetros de Tonantins, Otávio sempre que pode se faz presente  no município, de quase 19 mil habitantes.

Convidado de honra do prefeito, ele subiu no palco no meio da apresentação de Amado Batista, por quem foi recebido e presenteado, com a oportunidade de cantar uma musica com o ídolo.

“Foi um momento de muita alegria. Eu e meus irmãos sempre escutamos o Amado Batista e nesse aniversário fomos presenteados com o show dele. Cantar com ele é um presente para toda a minha geração e não apenas pra mim. Eu representei minha gente”, disse Otavio.

O video , com pouco mais de cinco minutos, mostra não apenas os dois cantando, mas tambem numa conversa descontraída no qual o tonantinense revelou ao artista: “É um sonho estar aqui”.

veja o video

 

 

 

História

Por volta de 1754, os espanhóis continuavam penetrando a parte Oeste do Amazonas, o que veio a preocupar o governo paraense. No iça, com a ajuda dos franciscanos, eles já tinham fundado algumas aldeias, e tentaram a criação de um forte na boca do rio Solimões. O rio até então pertencia a Espanha, pelo Tratado de Madri, mas os espanhóis queriam a qualquer custo reconquistar as posições perdidas por incúria do Tratado de 1750.

Em 1766, abandonaram o forte, e foram para o Napo, face as dificuldades de comunicações com o Posto de Papian, e pelo rigor do clima. Em 1768, o posto que fora abandonado pelos espanhóis, foi ocupado pelos soldados da Capitania portuguesa, isso por ordem do governado paraense Fernando da Costa de Ataíde Teive, e ficou sendo chamado de Forte de São Fernando do Içá.

Mais tarde, seguiram novas expedições, quando a Capitania era governada pelo Coronel Joaquim Tinoco Valente, o governador do Grão Pará, era João Pereira Caldas, que também era militar; o ouvidor era Xavier de Sampaio. O comandante das expedições de guerra contra os invasores era o Capitão Felipe Sturn.

Em 1 de outubro de 1777Portugal e Espanha concordaram novamente os aspectos dos limites nas colônias na América, com o Tratado de Santo Idelfonso, mantendo o tratado de 1750. Nesse tratado, os limites da Amazônia, vinha do rio Madeira ao médio rio Mamoré, até a foz do Rio Madeira, e na reta à margem do rio Javari, atalhando ao rio Solimões.

O primeiro vilarejo de Tonatins se formou com a vinda o missionário carmelita Frei Matias Diniz, sendo habitado por indios Caiuvicenas que foi assassinado pelos próprios índios da aldeia, chamado de Tonantins velho onde hoje é conhecido como bairro de São Francisco.

O vilarejo veio a renascer entre os anos de 1774/1775, por um Senhor chamado Sampaio, reunindo consigo índios das tribos CaiuvicenasPassés e Tikunas. E ao longo sendo catequizados pelos frades que vinha por meio de expediçoes, construindo assim igrejas e uma escola.
=====================================

Sua população estimada em 2014, pelo IBGE, é de 18 322 habitantes.  Pelo decreto nº6.158, de 25 de fevereiro de1982, Art.68, foi criado o município de Tonantins.   Coma área territorial de 6.433 Km2, a 3º 49′ 56″, longitude sul; 67º 53′ 58″, longitude Oeste de Greenwich, com altitude de 40 metros acima do nível do mar.  Tem clima tropical chuvoso úmido, temperatura que varia de 40 °C a 5 °C no mês de julho, com média de 25 °C Além da sede do município, conta com 42 comunidades ribeirinhas.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Deputado Roberto Cidade é autor de 24 leis em 2024

  Mantendo o retrospecto de ser um dos parlamentares mais atuantes na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente do...

Descumprimento da ‘Lei do Motoboy’ em Manaus é questionado por profissionais

Após a prisão de três motociclistas envolvidos em uma briga com um morador de um condomínio no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, a...

OAB AM inaugura ponto de inclusão digital em Careiro Castanho

  Na segunda-feira, 15/07, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), na gestão de Jean Cleuter, inaugurou mais um Ponto de Inclusão Digital...

Darius Nakai explica diferença entre harmonização orofacial e cirurgia plástica

O ser humano nunca está satisfeito plenamente com a aparência. Sempre em busca de uma beleza única, muitas pessoas têm explorado diferentes opções, destacando-se...

Di María se aposenta após mais um título: “Ganhei tudo”

Ser destaque em uma Seleção que tem Lionel Messi não é  e nunca foi missão fácil. Mesmo assim, Angel Di MAria sempre esteve lá,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img