segunda-feira, março 4, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
HomeAMAZONASGarantido celebra Lindolfo Monteverde e anuncia novidades no dia da Tradição

Garantido celebra Lindolfo Monteverde e anuncia novidades no dia da Tradição

Garantido celebra Lindolfo Monteverde e anuncia novidades no dia da Tradição

Dentro da programação, o bumbá promete divulgar novidades para 2020

No dia da Tradição, neste dia 02 de janeiro, o Boi Garantido celebrou os 118 anos de seu fundador, Lindolfo Monteverde, no curralzinho tradicional da Baixa do São José, com atrações do bumbá e novidades.

O apresentador Israel Paulain e o Amo do Boi, Gaspar Medeiros, foram algumas das atrações da festa organizada pela Associação Regional Lindolfo Monteverde. Segundo a presidente da associação, Suzan Monteverde, o evento homenageou o legado deixado por seu bisavô.

– “Meu bisavô iniciou essa brincadeira aqui (Curral da Baixa), e hoje relembramos tudo que ele nos deixou, a história de seus 118 anos”, destacou Suzan.

O presidente do Boi Garantido, Fábio Cardoso, disse que novidades foram divulgadas no evento. “Nada melhor que o aniversário de nosso fundador, para anunciar novidades dentro do nosso projeto para 2020”, explicou o presidente sem dar detalhes do que será anunciado.

O evento iniciou às 20h, com toadas acústicas na voz do cantor parintinense, Ken Pablo, seguido do grupo Toada de Roda, e após, o show principal com Israel Paulain, Gaspar Medeiros, Batucada, Garantido Show e Banda Garantido.

História do fundador encarnado  – Lindolpho Marinho da Silva, mais conhecido como Lindolfo Monteverde, nasceu em 1902, no dia dois de janeiro (2/1/1902), na cidade de Parintins e faleceu no dia 05 de julho de 1979, uma quinta-feira, aos 77 anos, em Parintins.

Descendente de negros escravizados – seus filhos contam que sua avó era marcada a ferro e fogo nas costas -, Lindolfo tornou-se cancioneiro popular, poeta e fundador do boi Garantido.

Cantava tão forte e tão afinado que virou lenda.

Sempre ouvi dizer que quando ele cantava a terra estremecia; ou que, quando cantava na Baixa, ouvia-se no bairro da Francesa, no curral do boi contrário.

Lindolfo, pai de seis filhos, boêmio, versador, pescador, forjou seu boi na simplicidade e na força da tradição do povo humilde da Baixa da Xanda.

Dia da Tradição – Em 2012, a diretoria do Boi-Bumbá Garantido decretou o dia 02 de janeiro como o dia da Tradição, em homenagem ao seu fundador Lindolfo Monteverde.

O Boi Garantido inicia o ano do Bicampeonato anunciando as toadas que nortearão seu 33• título.

Boi Garantido anuncia CD duplo com 33 toadas para o Festival 2020

O Boi Garantido surpreendeu a sua nação na noite desta quinta-feira, 2 de janeiro, ao anunciar CD duplo com 33 toadas para o Festival Folclórico de Parintins 2020. A novidade veio durante a festa da tradição em homenagem ao aniversário do fundador da agremiação, mestre Lindolfo Monteverde.

Desde 2002 o bumbá vermelho e branco não lançava CD duplo e segundo o presidente Fábio Cardoso, a grande quantidade de toadas veio como forma de aproveitar a boa safra dos compositores da Baixa do São José. “Além disso, é o número importante para todos nós do Garantido na medida em que buscamos o título de número 33 da história do nosso Boi. Quero em nome de toda a diretoria e galera, parabenizar a todos os compositores pela inspiração para este grande trabalho” destacou.

O apresentador do Garantido Israel Paulain disse que sem dúvida, o povo vermelho e branco está bem servido com o número expressivo de toadas espetaculares, que farão toda a diferença na arena do Bumbódromo.

A presidente da associação Lindolfo Monteverde, Susan Monteverde salientou que a festa é homenagem ao fundador do Garantido ficou ainda mais completa com o anúncio das toadas para a temporada 2020 em que o garantido busca o bicampeonato.

#Garantido2020 #SomosOPovoDaFloresta #GarantidoCampeão

 

Fotos: Justino Guimarães/Imprensa Garantido

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Manaus

Defesa Civil registra quatro ocorrências durante forte chuva que atingiu Manaus neste sábado (02)

Manaus -A Prefeitura de Manaus, por meio da Central 199, da Defesa Civil do município, registrou, neste sábado, 2/3, até as 17h, quatro ocorrências,...

Saiba a importância da suplementação nutricional para idosos

    Com o Brasil registrando um envelhecimento recorde, a parcela da população com 65 anos ou mais atingiu 10,9%, totalizando aproximadamente 22,2 milhões de pessoas...

*IADESH promove atividades semanais de convivência e desenvolvimento para usuários do SCFV*

A Instituição de Apoio ao Desenvolvimento Humano e Social (IADESH), que mantém uma programação semanal de atividades complementares voltadas para os usuários do Serviço...

Caio André participa de entrega de identidades profissionais a membros do Conselho de Educação Física

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), participou, na noite desta segunda-feira (26/02), da solenidade de entrega das Cédulas...

Prefeitura itinerante é realizada em comunidades indígenas de Borba

  A Prefeitura de Borba, em parceria com o Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), está realizando o projeto Prefeitura Itinerante que tem...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img