sábado, julho 13, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASGarantido celebra Lindolfo Monteverde e anuncia novidades no dia da Tradição

Garantido celebra Lindolfo Monteverde e anuncia novidades no dia da Tradição

Garantido celebra Lindolfo Monteverde e anuncia novidades no dia da Tradição

Dentro da programação, o bumbá promete divulgar novidades para 2020

No dia da Tradição, neste dia 02 de janeiro, o Boi Garantido celebrou os 118 anos de seu fundador, Lindolfo Monteverde, no curralzinho tradicional da Baixa do São José, com atrações do bumbá e novidades.

O apresentador Israel Paulain e o Amo do Boi, Gaspar Medeiros, foram algumas das atrações da festa organizada pela Associação Regional Lindolfo Monteverde. Segundo a presidente da associação, Suzan Monteverde, o evento homenageou o legado deixado por seu bisavô.

– “Meu bisavô iniciou essa brincadeira aqui (Curral da Baixa), e hoje relembramos tudo que ele nos deixou, a história de seus 118 anos”, destacou Suzan.

O presidente do Boi Garantido, Fábio Cardoso, disse que novidades foram divulgadas no evento. “Nada melhor que o aniversário de nosso fundador, para anunciar novidades dentro do nosso projeto para 2020”, explicou o presidente sem dar detalhes do que será anunciado.

O evento iniciou às 20h, com toadas acústicas na voz do cantor parintinense, Ken Pablo, seguido do grupo Toada de Roda, e após, o show principal com Israel Paulain, Gaspar Medeiros, Batucada, Garantido Show e Banda Garantido.

História do fundador encarnado  – Lindolpho Marinho da Silva, mais conhecido como Lindolfo Monteverde, nasceu em 1902, no dia dois de janeiro (2/1/1902), na cidade de Parintins e faleceu no dia 05 de julho de 1979, uma quinta-feira, aos 77 anos, em Parintins.

Descendente de negros escravizados – seus filhos contam que sua avó era marcada a ferro e fogo nas costas -, Lindolfo tornou-se cancioneiro popular, poeta e fundador do boi Garantido.

Cantava tão forte e tão afinado que virou lenda.

Sempre ouvi dizer que quando ele cantava a terra estremecia; ou que, quando cantava na Baixa, ouvia-se no bairro da Francesa, no curral do boi contrário.

Lindolfo, pai de seis filhos, boêmio, versador, pescador, forjou seu boi na simplicidade e na força da tradição do povo humilde da Baixa da Xanda.

Dia da Tradição – Em 2012, a diretoria do Boi-Bumbá Garantido decretou o dia 02 de janeiro como o dia da Tradição, em homenagem ao seu fundador Lindolfo Monteverde.

O Boi Garantido inicia o ano do Bicampeonato anunciando as toadas que nortearão seu 33• título.

Boi Garantido anuncia CD duplo com 33 toadas para o Festival 2020

O Boi Garantido surpreendeu a sua nação na noite desta quinta-feira, 2 de janeiro, ao anunciar CD duplo com 33 toadas para o Festival Folclórico de Parintins 2020. A novidade veio durante a festa da tradição em homenagem ao aniversário do fundador da agremiação, mestre Lindolfo Monteverde.

Desde 2002 o bumbá vermelho e branco não lançava CD duplo e segundo o presidente Fábio Cardoso, a grande quantidade de toadas veio como forma de aproveitar a boa safra dos compositores da Baixa do São José. “Além disso, é o número importante para todos nós do Garantido na medida em que buscamos o título de número 33 da história do nosso Boi. Quero em nome de toda a diretoria e galera, parabenizar a todos os compositores pela inspiração para este grande trabalho” destacou.

O apresentador do Garantido Israel Paulain disse que sem dúvida, o povo vermelho e branco está bem servido com o número expressivo de toadas espetaculares, que farão toda a diferença na arena do Bumbódromo.

A presidente da associação Lindolfo Monteverde, Susan Monteverde salientou que a festa é homenagem ao fundador do Garantido ficou ainda mais completa com o anúncio das toadas para a temporada 2020 em que o garantido busca o bicampeonato.

#Garantido2020 #SomosOPovoDaFloresta #GarantidoCampeão

 

Fotos: Justino Guimarães/Imprensa Garantido

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Desvio de Trânsito na Avenida Autaz Mirim para Obras do Prosamim a Partir de 6 de Julho

Os motoristas que trafegam pela avenida Autaz Mirim, no sentido da rotatória do Armando Mendes para a bola do São José, devem ficar atentos...

Quantidade de maconha vai diferenciar uso pessoal e tráfico

Após decidir descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do caso nesta quarta-feira (26) para...

Prefeitura de Manaus Negou Licença para o Arraial de Jungle Hunners 2024

Na tranquila e deserta área da Ponta Negra em Manaus, uma injustiça evidente foi cometida contra um grupo de crianças especiais e suas famílias....

Em treino, atleta é assassinada por mulher embriagada ao volante

No meio da manhã do domingo, 23 de junho de 2024, o encontro entre duas mulheres acabou de forma trágica. Uma, Miscilene Clemente, escolheu o...

Festival 2024: Roteiro turístico para visitantes de primeira viagem

  Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) é uma ilha com encantos culturais, como o Festival de Boi Bumbá, além de outros atrativos turísticos repletos...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img