domingo, fevereiro 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
HomeTCE-AMTCE-AM informa sobre prazos para envio de prestações de contas mensais em...

TCE-AM informa sobre prazos para envio de prestações de contas mensais em 2024

A presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Amazônia Lins, informou, durante a 3ª sessão plenária, sobre os prazos para remessa das Prestações de Contas Mensais (PCM) dos municípios e órgãos da Administração Direta e Indireta referentes ao exercício financeiro de 2024. Os dados referentes ao mês de janeiro devem ser encaminhados até o dia 1º de abril. Já os referentes a fevereiro deste ano, devem ser encaminhados à Corte de Contas até 29 de abril.

Previstas na legislação, as prestações de contas mensais servem para o acompanhamento simultâneo dos gastos públicos, que devem ser encaminhadas ao TCE via Portal e-Contas. Ao final, elas farão parte das Prestações de Contas Anuais (PCA’s), sendo apreciadas pelo Tribunal Pleno. Em caso de não apresentação dos balancetes mensais ou apresentação irregular, os gestores podem ser multados pela Corte.

Todos os gastos e investimentos públicos feitos pelas administrações dos órgãos jurisdicionados devem ser informados nos balancetes mensais, com toda a documentação dos processos envolvidos nestes gastos. Convênios, contratações para prestação de serviço, obras públicas, e compra de materiais são alguns dos tipos de gastos que devem ser justificados nas PCA’s.

Segundo o calendário, os balancetes do mês de março devem ser enviados até o dia 03 de junho; de abril, até o dia 01 de julho; de maio, até o dia 30 de junho; de junho, até o dia 29 de agosto; de agosto, até o dia 30 de outubro; de setembro, até o dia 29 de novembro; de outubro, até o dia 12 de janeiro de 2025; de novembro, até o dia 29 de janeiro de 2025, e o de dezembro, até o dia 6 de março de 2025.

O cronograma contendo as datas para envio dos balancetes mensais foi sugerido pela Secretaria Geral de Controle Externo do TCE-AM (Secex). As datas para envio das contas mensais estão previstas na Lei Complementar nº 06/1991 e no Regimento Interno da Corte de Contas.

Prestação de Contas Anual

Além da prestação de contas mensal referente aos meses de 2024, os órgãos jurisdicionados também devem prestar contas sobre os gastos do exercício financeiro de 2023. O período para envio da PCA relativa à 2023 está aberto e segue até o dia 1º de abril de 2024.

Texto: Giovanna Félix
Foto: Joel Arthus

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Manaus

PT MANAUS : RESISTENCIA SOCIALISTA REPUDIOU O VEREADOR SASSÁ POR CRITICAR A FALA DE LULA

Os núcleos políticos que fazem parte do coletivo Resistência Socialista, que compõe o Partido dos Trabalhadores, no Amazonas, divulgou na manhã desta terça-feira (20),...

Manaus Vôlei enfrenta Araucária Vôlei pela sexta rodada da Superliga B de Voleibol

Nesta quarta-feira (21/02), às 19h (horário local), o Manaus Vôlei / Nilton Lins / Hien Kan vai em busca da primeira vitória na Superliga...

Após indicação de Kennedy Marques, conjunto Viver Melhor receberá mutirão de castração

  Após indicação do vereador Kennedy Marques (PMN), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará, do dia 19 a 29 de fevereiro, mais um...

Ação e Reação. Exigências e Retribuições da Vida !

Maria Jiló é uma senhora de 92 anos, miúda e tão elegante , que todo dia às 08 da manhã ela já está toda...

Mesmo com volume de lixo maior do que em 2023, Manaus amanhece limpa pós-Carnaval

  A Operação Carnaval desencadeada pela Tumpex, empresa de coleta de lixo que atua em Manaus, retirou o equivalente a 5% a mais apenas no...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img