terça-feira, dezembro 10, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioESPORTESESP. AMADORMorre Pedro Nunes, desbravador do Boxe Amazonense

Morre Pedro Nunes, desbravador do Boxe Amazonense

NOTA DE PESAR

Morre Pedro Nunes, desbravador do Boxe Amazonense

A Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer do Amazonas (Sejel) expressa pesar pelo falecimento de Pedro Nunes, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (03/06). Baiano radicado no Amazonas, ele foi um desbravador do boxe amazonense, contribuindo para revelar talentos e oferecendo uma oportunidade para jovens e adultos carentes.

O baiano Pedro Nunes, iniciado no boxe na década de 1970, na mesma escola que viria posteriormente revelar atletas como Acelino Popó Freitas, chegou ao Amazonas com o sonho de desenvolver aqui um trabalho voltado para crianças, jovens e adultos carentes, tendo no boxe a ferramenta ideal, a exemplo do que vivenciou na capital baiana. Depois de alguns anos, instalou-se no Ginásio Zezão, o maior da zona leste da capital amazonense, e com a ajuda de dezenas de empresários, que reconheciam o trabalho de Pedro, montou ringue, comprou material e trabalhou.

Pelo menos cem atletas era iniciados no boxe todos os anos. Entre esses está Maria Marreta que, na década de 2000, trouxe a primeira medalha de ouro do Amazonas em competição nacional. Além de Marreta, muitos outros atletas foram revelados. Mas, de acordo com o próprio Pedro, as maiores vitórias do Ring Boxe, nome do projeto, foram conquistadas fora dos ringues, na luta do esporte contra as mazelas sociais.

“O tempo livre deles é do boxe e, quando vão pra casa, precisam dormir para o dia seguinte. O boxe não dá espaço para as drogas”, dizia Pedro.

Apesar de pouca ajuda institucional, Pedro Nunes nunca paralisou o projeto Ring Boxe, e ano a ano manteve de pé as atividades, inclusive com calendário de competições divulgado com antecedência e cumprido à risca.

O secretário de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel), Caio André de Oliveira, lamentou a morte do treinador de boxe, conhecido popularmente como Ring Boxe. “Pedro era, sem dúvida, a maior referência do Boxe no Amazonas. Perdemos uma grande pessoa de luta e dedicação aos jovens da zona leste. Meus sentimentos aos familiares e amigos”, declarou.

“Pedro Nunes desenvolveu, por pelo menos 20 anos, um trabalho que revelou atletas, salvou vidas e preservou famílias na zona leste de Manaus. A história do Pedro é grande, mas o vazio que deixa é maior ainda, visto que a juventude fica sem atividade, desguarnecida”, lamenta Adérito Penafort Junior, secretário adjunto de Juventude da Sejel.

Pedro Nunes, o “Ring Boxe” teve um mal súbito por volta das 4h30 da madrugada desta segunda-feira (03/06). O Samu foi chamado, mas não conseguiu evitar o óbito.

FOTOS: Divulgação

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer do Amazonas (Sejel): Nailson Castro (99113-2311).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Entregadores organizam ‘breque’ por melhorias no iFood em Manaus

Um grupo de entregadores que trabalha por meio do aplicativo iFood organizou uma paralisação neste domingo (8) pedindo melhorias para os entregadores. Segundo Kelvin...

Caravanas de Natal da Coca-Cola visitam quatro cidades do Amazonas; confira detalhes

Para celebrar a magia de uma das épocas mais emocionantes do ano, a Caravana de Natal da Coca-Cola já está percorrendo o país desde...

CMM aprova Conselho de Igualdade Racial

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na manhã desta quarta-feira (04/12), o projeto de lei do executivo municipal que cria o Conselho de Promoção à Igualdade...

Lula institui Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana,...

Sefaz-AM investiga entrada de roupas no Amazonas por via aérea

Denúncias de lojistas de Manaus de que o volume de roupas, que ingressam no Amazonas sem nota fiscal, cresceu em virtude do aquecimento do...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img