segunda-feira, março 4, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
HomeILUSTRESMestre Ivan Baixinho. Um dos pioneiros do Jiu Jitsu Amazonense !

Mestre Ivan Baixinho. Um dos pioneiros do Jiu Jitsu Amazonense !

Nascido em novembro de 1950, na cidade de Manaus, Ivanildo da Silva Corrêa, consagrado no mundo das lutas como Mestre Baixinho(Capoeira e JiuJitsu), desenvolveu um trabalho de grande alcance na capital amazonense, iniciando nas décadas de 1960, atravessando os anos 70 e 80, perdurando até 1991, quando finalmente ele encerrou as atividades de sua academia, no bairro Aparecida, no Centro de Manaus.

O inicio foi no Complexo Poliesportivo Oswaldo Machado, dentro da Escola Técnica Federal do Amazonas, onde Guilherme Pinto Nery, professor de Educação Física, diretor da ETFA, tmantinha uma area de lutas(ringue). Professor Guilherme Nery, ex-aluno de Satake e Takeo Yano, precursores do Judô e JiuJitsu no Amazonas, decidiu repassar os conhecimentos adquiridos com os japoneses. Foi aí que entrou Ivan Baixinho, como aluno em 1964.  Um ano depois, com a ida do professor para os gabinetes políticos, Ivan passou a treinar na academia do Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Amazonas, com Mestre Bras, um ex-aluno de Guilherme Nery, porém mais graduado.   Nesse mesmo ano, começou a treinar em paralelo com o Jiu Jitsu, a Capoeira , com Mestre Bastos. Foram anos de intensa dedicação para o aprendizado das duas distintíssimas artes.  No inicio da década de 1970, Mestre Bras fecha a academia devido o falecimento do filho (Spartacus) e Ivan Baixinho migra para a academia Samuray, de propriedade de Dorgival Francisco da Chagas, o mestre Chagas.

Após  22 anos de treinos e lutas, em 1986, Ivan Baixinho é graduado por mestre Chagas a Faixa Preta de Jiu-Jitsu, recebendo a autorização para ter sua propria academia. o Espaço foi o Sindicato das Telecomunicações (Sintel), na rua Alexandre Amorim, bairro aparecida no centro da cidade.

Com a próppria bandeira(CLUBE IVAN DE JIUJITSU), Ivan Baixinho iniciou inúmeros atletas que se destacariam posteriormente na Arte-Suave como Cosmo Dias, Luis Leal, Sargento Freitas, Nilton Bala, Cristovão Danel, Marcio Souza, Lucimenx Cordovil, Marcelo Alves, Horácio  , Guaracy da Banca, Ricardo Boa, Cesar Viana, Dinatalli Marlon,  Isaac Tayah, DiOuro, Ozéias, Mistrau, Brecha, Marcelo Lira, Oswaldo Lira, Olivar Durães, Alisson Kiki Melo, Karina Dias entre outros.  Algum tempo depois, já bastante requisitado, Mestre Baixinho passa a dar aulas de defesa pessoal , dentro das dependências da Portobras, SPP e De Rocha segurança de valores.

Mas apesar da grande contribuição e ensinamentos, Baixinho enfrentou muitas dificuldades para manter a academia no Centro da Cidade. Eleentão  passa a dar aulas particulares para os alunos mais interessados. E foi assim que ele sobreviveu por mais de 20 anos, levando o conhecimento e experiência adquiridos em meio século de  treinamentos.

No domingo , dia 17 de fevereiro de 2019, aos 69 anos, Ivan Baixinho faleceu após complicações derivadas de problemas renais.

Ficam os ensinamentos, a humildade e as lições de vida desse ilustre amazonense.

A Federação de JiuJitsu do Amazonas, em homenagem póstuma, promoveu de maneira simbólica,  Ivanildo da Silva Correa a Faixa Coral.   O AJuricaba homenageia assim, esse grande personagem do desporto Amazonense.

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

2 COMMENTS

  1. BOM DIA ! A RESPEITO DO IVANILDO DA SILVA CORREA TINHA 64 ANOS DE IDADE NASCEU NO DIA 18/10/1954 …..FALECEU POR COMPLICAÇÕES POR DIABETES E HIPERTENSO….

    • As informações da materia foram todas, absolutamente todas repassadas pelo historiador Rildo Heros.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Manaus

Defesa Civil registra quatro ocorrências durante forte chuva que atingiu Manaus neste sábado (02)

Manaus -A Prefeitura de Manaus, por meio da Central 199, da Defesa Civil do município, registrou, neste sábado, 2/3, até as 17h, quatro ocorrências,...

Saiba a importância da suplementação nutricional para idosos

    Com o Brasil registrando um envelhecimento recorde, a parcela da população com 65 anos ou mais atingiu 10,9%, totalizando aproximadamente 22,2 milhões de pessoas...

*IADESH promove atividades semanais de convivência e desenvolvimento para usuários do SCFV*

A Instituição de Apoio ao Desenvolvimento Humano e Social (IADESH), que mantém uma programação semanal de atividades complementares voltadas para os usuários do Serviço...

Caio André participa de entrega de identidades profissionais a membros do Conselho de Educação Física

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), participou, na noite desta segunda-feira (26/02), da solenidade de entrega das Cédulas...

Prefeitura itinerante é realizada em comunidades indígenas de Borba

  A Prefeitura de Borba, em parceria com o Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), está realizando o projeto Prefeitura Itinerante que tem...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img