terça-feira, maio 28, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURADIVERSOSJosué Neto, em recuperação, deve definir essa semana, diretrizes pessoais de 2020...

Josué Neto, em recuperação, deve definir essa semana, diretrizes pessoais de 2020…

Reprodução autorizada por PORTAL ÚNICO

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Josué Neto (PRTB), mergulha essa semana numa análise pessoal se vai manter ou não a pré candidatura a Prefeito de Manaus. Ele deveria ter viajado na semana passada para algumas conversas com a direção nacional do partido, mas em função de estar se recuperando do acidente fluvial que sofreu há três semanas, não foi liberado pelos médicos para viajar.

✅ Conversa com bolsonaristas

Neste cenário, Josué Neto ainda pretende ter uma conversa com pessoas ligadas diretamente ao presidente Bolsonaro, com quem mantém bom trânsito. Josué é um dos pré candidatos que conta com o apoio de alas bolsonaristas e as bênçãos do grupo nacional do presidente Bolsonaro, além do próprio vice-presidente Mourão, que também é do PRTB. Maiores dificuldades de Josué: o PRTB não dispõe de tempo de TV e nem de fundo partidário.

 

✅ Mudança na Suframa

Com estilo discreto, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, aos poucos vai formatando sua equipe de trabalho. Ele deverá fazer algumas mudanças em funções diretamente ligadas à superintendência nos próximos dias, buscando reforçar principalmente, uma linha de articulação institucional e também política. Para isto, está pinçando gente que conhece do ramo e tem bom trânsito entre as várias correntes.

 

 

 

✅ Ingleses destacam discurso de Arthur

O jornal inglês Financial Times, destacou o discurso do prefeito Arthur Neto (PSDB) em tom crítico ao Governo Bolsonaro, sobre a atuação do governo federal quanto ao atendimento aos povos indígenas durante a pandemia. Arthur abriu esta semana, destacando que a Amazônia já é assunto até na campanha presidencial nos Estados Unidos, o que segundo observa, mostra a importância da região em todo o mundo.

✅ David reforça ações

O pré candidato a Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) vai reforçar as ações nas redes sociais. Está convencido de que esse é o melhor caminho para se manter em segundo na corrida eleitoral, conforme atestam todas as pesquisas que estão sendo realizadas.

✅ Estupros em Manaus

Foram registrados em Manaus nos últimos cinco anos, 3 mil casos de estupros vulnerável, segundo conta o ex-senador João Pedro que é pré candidato a vereador pelo PT. Em post nas redes sociais, ele comenta que esse número deve ser bem maior, porque muitos casos não são registrados e alerta para a necessidade da implantação real de uma política de proteção a crianças e adolescentes, grupos de maiores riscos.

✅ Alerta vermelho

A questão do estupro ganhou o centro das discussões, após a notícia da gravidez da criança de dez anos de idade, no Espírito Santo, que foi estuprada pelo próprio tio, de 33 anos, que foi preso nesta terça-feira (18) em Belo Horizonte.

✅ Dinheiro para Parintins

O município de Parintins vai ganhar uma orla urbanizada e terá finalmente um muro de contenção, para impedir as constantes erosões que acontecem em frente a cidade, em função de emenda parlamentar do senador Omar Aziz (PSD/AM). Omar disse que o total de recursos deverá chegar a 100 milhões, incluindo dinheiro para a construção do museu dos bois Garantido e Caprichoso.

✅ Alerta do Ministério Público

O Ministério Público Eleitoral publicou várias recomendações aos partidos políticos para que não cometam erros que possam levar à cassação dos mandatos dos eventuais vereadores eleitos. O MPE adverte para que os partidos evitem as candidaturas fictícias ou laranjas que não disputarão efetivamente a eleição, não farão campanha e não buscarão os votos dos eleitores, só para atingir o percentual mínimo de 30% de candidatas mulheres, especialmente para o preenchimento do mínimo de 30% da cota de gênero, sob pena de indeferimento ou cassação de todos os candidatos do respectivo partido. A siga partidária pode ser objeto de ação judicial antes ou depois da diplomação, bem como possível caracterização de crime eleitoral.

✅ Servidores públicos na mira

Outra prática comum entre os partidos também estará sob a lupa do Ministério Público Eleitoral. E a inclusão na lista de candidatos a vereador de servidores públicos, civis ou militares, apenas com o objetivo de usufruir de licença remunerada nos 3 meses anteriores à eleição, sem que haja o verdadeiro propósito de disputar o pleito e efetiva campanha, com gastos de campanha inexistentes ou irrisórios e votação ínfima, sob pena de caracterização crime de crime eleitoral e ato improbidade administrativa.

✅ Ficha suja também não!

Outra recomendação do Ministério Público Eleitoral é que os partidos façam uma análise minuciosa da situação jurídica e da vida pregressa dos seus pré-candidatos, para evitar candidatos “ficha suja”. Além da cassação do registro ou diploma, os votos serão retirados do quociente eleitoral no sistema proporcional, prejudicando, assim, o próprio Partido. Só o TCE já divulgou lista com 616 nomes de gestores públicos que tiveram contas reprovadas e, portanto, são considerados “ficha suja”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Reordenamento do Centro Comercial e Histórico é Iniciado pela Prefeitura de Manaus

Manaus – A Prefeitura de Manaus, através das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); da Mulher, Assistência Social...

William Alemão denuncia precariedade do T4

O vereador William Alemão tem sido uma voz ativa em defesa dos usuários do transporte público de Manaus, denunciando as condições precárias do Terminal...

Homem Atropelado na Compensa Espera Socorro de Ambulância por Quase 2 Horas

Manaus – Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 6h, um homem identificado como Antônio foi atropelado na avenida Brasil, no bairro Compensa,...

Caio André denuncia alagações no Monte das Oliveiras

  O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), denunciou, nesta terça-feira (21/05), problema de alagações na rua Yarapé, no...

Cães auxiliaram na apreensão + de 500kg de drogas em 4 meses

Cães de faro para narcóticos ajudaram na apreensão de muitas drogas no Amazonas   Nos últimos quatro meses, os cães de faro para narcóticos da Polícia...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img