Reprodução autorizada por PORTAL ÚNICO
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Josué Neto (PRTB), mergulha essa semana numa análise pessoal se vai manter ou não a pré candidatura a Prefeito de Manaus. Ele deveria ter viajado na semana passada para algumas conversas com a direção nacional do partido, mas em função de estar se recuperando do acidente fluvial que sofreu há três semanas, não foi liberado pelos médicos para viajar.
✅ Conversa com bolsonaristas
Neste cenário, Josué Neto ainda pretende ter uma conversa com pessoas ligadas diretamente ao presidente Bolsonaro, com quem mantém bom trânsito. Josué é um dos pré candidatos que conta com o apoio de alas bolsonaristas e as bênçãos do grupo nacional do presidente Bolsonaro, além do próprio vice-presidente Mourão, que também é do PRTB. Maiores dificuldades de Josué: o PRTB não dispõe de tempo de TV e nem de fundo partidário.
✅ Mudança na Suframa
Com estilo discreto, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, aos poucos vai formatando sua equipe de trabalho. Ele deverá fazer algumas mudanças em funções diretamente ligadas à superintendência nos próximos dias, buscando reforçar principalmente, uma linha de articulação institucional e também política. Para isto, está pinçando gente que conhece do ramo e tem bom trânsito entre as várias correntes.
✅ Ingleses destacam discurso de Arthur
O jornal inglês Financial Times, destacou o discurso do prefeito Arthur Neto (PSDB) em tom crítico ao Governo Bolsonaro, sobre a atuação do governo federal quanto ao atendimento aos povos indígenas durante a pandemia. Arthur abriu esta semana, destacando que a Amazônia já é assunto até na campanha presidencial nos Estados Unidos, o que segundo observa, mostra a importância da região em todo o mundo.
✅ David reforça ações
O pré candidato a Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) vai reforçar as ações nas redes sociais. Está convencido de que esse é o melhor caminho para se manter em segundo na corrida eleitoral, conforme atestam todas as pesquisas que estão sendo realizadas.
✅ Estupros em Manaus
Foram registrados em Manaus nos últimos cinco anos, 3 mil casos de estupros vulnerável, segundo conta o ex-senador João Pedro que é pré candidato a vereador pelo PT. Em post nas redes sociais, ele comenta que esse número deve ser bem maior, porque muitos casos não são registrados e alerta para a necessidade da implantação real de uma política de proteção a crianças e adolescentes, grupos de maiores riscos.
✅ Alerta vermelho
A questão do estupro ganhou o centro das discussões, após a notícia da gravidez da criança de dez anos de idade, no Espírito Santo, que foi estuprada pelo próprio tio, de 33 anos, que foi preso nesta terça-feira (18) em Belo Horizonte.
✅ Dinheiro para Parintins
O município de Parintins vai ganhar uma orla urbanizada e terá finalmente um muro de contenção, para impedir as constantes erosões que acontecem em frente a cidade, em função de emenda parlamentar do senador Omar Aziz (PSD/AM). Omar disse que o total de recursos deverá chegar a 100 milhões, incluindo dinheiro para a construção do museu dos bois Garantido e Caprichoso.
✅ Alerta do Ministério Público
O Ministério Público Eleitoral publicou várias recomendações aos partidos políticos para que não cometam erros que possam levar à cassação dos mandatos dos eventuais vereadores eleitos. O MPE adverte para que os partidos evitem as candidaturas fictícias ou laranjas que não disputarão efetivamente a eleição, não farão campanha e não buscarão os votos dos eleitores, só para atingir o percentual mínimo de 30% de candidatas mulheres, especialmente para o preenchimento do mínimo de 30% da cota de gênero, sob pena de indeferimento ou cassação de todos os candidatos do respectivo partido. A siga partidária pode ser objeto de ação judicial antes ou depois da diplomação, bem como possível caracterização de crime eleitoral.
✅ Servidores públicos na mira
Outra prática comum entre os partidos também estará sob a lupa do Ministério Público Eleitoral. E a inclusão na lista de candidatos a vereador de servidores públicos, civis ou militares, apenas com o objetivo de usufruir de licença remunerada nos 3 meses anteriores à eleição, sem que haja o verdadeiro propósito de disputar o pleito e efetiva campanha, com gastos de campanha inexistentes ou irrisórios e votação ínfima, sob pena de caracterização crime de crime eleitoral e ato improbidade administrativa.
✅ Ficha suja também não!
Outra recomendação do Ministério Público Eleitoral é que os partidos façam uma análise minuciosa da situação jurídica e da vida pregressa dos seus pré-candidatos, para evitar candidatos “ficha suja”. Além da cassação do registro ou diploma, os votos serão retirados do quociente eleitoral no sistema proporcional, prejudicando, assim, o próprio Partido. Só o TCE já divulgou lista com 616 nomes de gestores públicos que tiveram contas reprovadas e, portanto, são considerados “ficha suja”.