segunda-feira, outubro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASFinalmente alguem ouviu a UEA !

Finalmente alguem ouviu a UEA !

Após alguns anos com seus administradores gritando por SOCORRO, finalmente um Governador ouve os pedidos de ajuda e toma uma decisão em favor da instituição, priorizando a instituição, milhares de alunos e a esperança das familias amazonenses.

Governador David Almeida envia à ALE-AM projeto de Lei que devolve autonomia orçamentária à UEA

O governador do Amazonas, David Almeida, enviará nesta terça-feira, 25, para a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) o Projeto de Lei que revoga o artigo 6º da Lei Nº 3.022/2005. A matéria, segundo o governador, devolve a autonomia orçamentária para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

“Vamos devolver a autonomia da UEA com o envio do projeto de lei e com a revogação do artigo que divide sua receita. É bom ressaltar que à Instituição é mantida com os recursos arrecadados pelas empresas do Polo Industrial. Nós também colocamos recursos na UEA e com isso conseguimos manter a instituição”, destacou o governador durante cerimõnia de promoção de Bombeiros Militares, nesta segunda-feira.

O artigo 6º da atual Lei versa sobre o superávit orçamentário durante o exercício financeiro e separa a receita da UEA em duas fontes, uma para o ensino superior e outra para infraestrutura. Com o projeto encaminhado à Casa Legislativa, o artigo pode ser revogado devolvendo autonomia para a Instituição, que passará a receber os recursos em sua totalidade, não precisando repassar aos cofres do Estado o excesso de recursos.

O orçamento da UEA depende da arrecadação das empresas do Distrito Industrial. Nos últimos dois anos, a UEA sofreu com o impacto da crise econômica nacional na industrial local.  Ano passado a universidade fechou o ano com um orçamento em torno de R$ 330 milhões. Este ano a estimativa é que possa receber em torno de R$ 400 milhões o que indica uma recuperação do orçamento da instituição em 2017.

Orçamento – De acordo com balanço fechado, ano passado, pela Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), o fundo criado por Lei destinado à UEA caiu -27,04% em 2016. Todos os demais impostos também tiveram redução, assim como as contribuições feitas pela indústria: -26,98% do ITCMD (imposto sobre heranças e doações); – 37,5% do FTI (Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento); e -9,32% do FMPES (Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social).

 

Expansão – A gestão de David Almeida matem a política do Governo do Amazonas de levar o ensino superior a todos os municípios através da UEA. Atualmente, 11 cidades possuem Núcleos de Ensino Superior, seis municípios têm Centros de Ensino Superior e, em breve, os municípios de Barcelos, Boa Vista do Ramos, Jutaí, São Sebastião do Uatumã, Apuí, Santo Antônio do Iça e Tapauá terão um novo campus para que os cidadãos possam estudar presencialmente. Tefé e Parintins estão com os seus respectivos Centros em reforma. Naqueles municípios em que não há núcleo, as pessoas estudam através do IPTV, protocolo de transmissão de aulas via satélite.

UEA em números – A UEA está presente em 27 cidades do Amazonas. Tendo início de suas atividades acadêmicas em agosto de 2001, a UEA é a maior universidade multicampi do país, ou seja, é a instituição de ensino superior brasileira com o maior número de unidades que integram a sua composição. A UEA possui mais de 20 mil estudantes regularmente matriculados na graduação e, também, na pós-graduação.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Serviços de castração e vacinação para pets no Monte Horebe

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) estará presente na 17ª edição do programa Governo Presente, oferecendo castração e vacinação para cães e...

Projeto Náufragos participa do evento Semana SENCI PET 2024

Entre os dias 15 e 17 de outubro, o Projeto Náufragos, atividade de extensão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), participará da Semana SENCI...

Defensoria Pública do Amazonas visita trechos da BR-319 onde pontes desabaram

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) visitou, neste sábado (28), as localidades da rodovia BR-319 onde duas pontes desabaram em 2022, no...

Zona Norte faz festa para Roberto Cidade no último dia de campanha

Na manhã deste sábado (05/10), o bairro Cidade de Deus, na zona Norte de Manaus, foi cenário de uma grande mobilização. A caminhada contou...

Seca do Rio Negro encalha balsa, que bloqueia fluxo de água em Manaus

MANAUS — A seca do Rio Negro em Manaus isolou até fluxos de água. A situação ocorre na Marina do Davi, na Ponta Negra,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img