domingo, fevereiro 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
HomeAMAZONASComida pra índios da Venezuela

Comida pra índios da Venezuela

Prefeitura entrega alimentos para indígenas venezuelanos do Centro

Sessenta indígenas da etnia Warao, que residem em uma casa localizada na avenida Tarumã, no Centro, receberam, na tarde desta segunda-feira, 10/7, alimentos da Prefeitura de Manaus para ajudá-los no dia a dia. A doação foi de 30 quilos de açúcar, 60 quilos de arroz, 70 quilos de macarrão, dez quilos de sal, 40 quilos de farinha de trigo e 20 litros de óleo. No último fim de semana foram entregues também seis caixas de frango.

O secretário municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos, Elias Emanuel, explicou que a doação vai atender o consumo semanal dos indígenas. “Nós estamos atuando dentro de um plano de trabalho que desenvolvemos de assistência a essa população aqui na cidade. No começo de junho conseguimos recursos por meio da reprogramação de um co-financiamento estadual e assim passamos a subsidiar a manutenção do abrigo temporário desses indígenas venezuelanos. Estamos dando a devida assistência a eles”, explicou.

Segundo o secretário, com o recurso que deverá ser repassado pelo Governo Federal até a próxima sexta-feira, 14/7, um plano de ação será traçado com a Cáritas Arquidiocesana de Manaus para que o trabalho assistencial continue a essa população.

Co-financiamento Federal   –    Em meados de junho, foi enviado ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) um documento relatando a situação vivida pelos indígenas venezuelanos que residem no centro da cidade. Em reuniões recentes, com participação do Ministério Público Federal, governos Estadual e Municipal, o Governo Federal sinalizou o repasse de R$ 720 mil para manutenção das famílias venezuelanas no que diz respeito à alocação de casas, alimentação, material de limpeza e higiene pessoal para o período de seis meses.

O plano será executado pela Cáritas Arquidiocesana em parceria com a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh).

Aprovação   –   Na última sexta-feira, 7/7, em reunião promovida pelo Ministério Público Federal (MPF), com representantes do MDS, da Casa Civil da Presidência da República e da Fundação Nacional do Índio (Funai), a União garantiu o recurso federal destinado ao atendimento aos indígenas venezuelanos Warao.

O MPF informou que uma nova reunião deve ocorrer no dia 27/7 para colocar em pauta a construção de estratégias que deem continuidade ao plano emergencial de acolhimento.

Texto: Alexsandro Machado/Semmasdh

Fotos: Marinho Ramos/Semcom

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Manaus

PT MANAUS : RESISTENCIA SOCIALISTA REPUDIOU O VEREADOR SASSÁ POR CRITICAR A FALA DE LULA

Os núcleos políticos que fazem parte do coletivo Resistência Socialista, que compõe o Partido dos Trabalhadores, no Amazonas, divulgou na manhã desta terça-feira (20),...

Manaus Vôlei enfrenta Araucária Vôlei pela sexta rodada da Superliga B de Voleibol

Nesta quarta-feira (21/02), às 19h (horário local), o Manaus Vôlei / Nilton Lins / Hien Kan vai em busca da primeira vitória na Superliga...

Após indicação de Kennedy Marques, conjunto Viver Melhor receberá mutirão de castração

  Após indicação do vereador Kennedy Marques (PMN), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará, do dia 19 a 29 de fevereiro, mais um...

Ação e Reação. Exigências e Retribuições da Vida !

Maria Jiló é uma senhora de 92 anos, miúda e tão elegante , que todo dia às 08 da manhã ela já está toda...

Mesmo com volume de lixo maior do que em 2023, Manaus amanhece limpa pós-Carnaval

  A Operação Carnaval desencadeada pela Tumpex, empresa de coleta de lixo que atua em Manaus, retirou o equivalente a 5% a mais apenas no...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img