A convite do WWF (World Wide Fund for Nature), organização não governamental internacional que atua nas áreas de conservação, investigação e recuperação ambiental, a Companhia de Desenvolvimento do Amazonas (Ciama) está participando da audiência pública, realizada pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (26/11), em Brasília, para debater sobre a universalização de energia elétrica em comunidades isoladas.
A Companhia está sendo representada pelo engenheiro eletricista Aristóteles Neto, que acompanhou as discussões na manhã desta terça (26/11), em que foram apresentadas melhorias no atendimento às comunidades isoladas, com a proposta de novos modelos e soluções para cada caso, com geração de emprego e renda.
Além do WWF, estão participando da audiência pública representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).
Atuação pela energia renovável – O Amazonas vem lutando para a instituição de uma política de incentivos e o fortalecimento do uso da energia limpa. A luta já é antiga, mas ganhou força e está caminhando em passos acelerados.
Uma das frentes de atuação vem sendo conduzida pelo Fórum Permanente de Energia, do qual a Ciama faz parte, coordenado pelo Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico da Universidade Federal do Amazonas. O Fórum é composto por várias outras instituições, governamentais e não governamentais.
A meta do estado é chegar aos 40% de uso da matriz energética renovável, sendo 25% de uso de energia solar, até 2030.
FOTOS: Divulgação/Ciama
Mais informações: Assessoria de Comunicação da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama): Cristiane Assis (2123-9942 e 98118-1622) e Elizabeth Cavalcante (2123-9942 e 98136-4444).