sábado, junho 22, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURA60 anos da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona

60 anos da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona

Mostra de Cine Teatro Zé Celso homenageará os 60 anos da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona

Durante o evento, público poderá conferir o box com gravações das grandes peças de Teatro realizadas pela Companhia

O Cine Teatro Guarany recebe nesta sexta-feira (07/12), a Mostra de Cine Teatro Zé Celso, em homenagem aos 60 anos de criação da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona. O evento também acontece nos dias 14 e 21 de dezembro, e contará com sessões de vídeos das grandes peças de teatro realizadas pela Companhia, sempre a partir das 18h30. A mostra tem apoio do Governo Amazonino Mendes, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Na abertura da mostra, dia 07/12, será exibida a trama policial “Boca de Ouro”, obra escrita por Nelson Rodrigues. Nela é contada a história de um menino parido em um reservado de gafieira e que teve como primeiro berço, uma pia de banheiro onde a mãe o deixou, sob a torneira aberta, num batismo cruel e pagão. O menino cresce e se torna um bicheiro temido e respeitado – uma figura quase mitológica na comunidade onde vive.

No dia 14/12, o público poderá conhecer mais sobre a vida pessoal e artística da atriz Cacilda Becker (1921-1969), em “Cacilda!”, do diretor paulista José Celso Martinez. Nesta obra ele idealiza um espetáculo que é a própria história do teatro brasileiro, pelo ângulo dionisíaco e delirante do encenador.

A websérie “Bacantes”, criação de Eurípedes, do Teatro Oficina e de José Celso, encerrará a mostra no dia 21/12. É um musical filmado entre 2016 e 2017 e dividido em seis episódios, misturando várias apresentações da temporada. O espetáculo retoma o ritual de origem do teatro em 25 cantos e mostra a volta do Dionísio, Deus do vinho e do prazer, à sua cidade natal e seu conflito com Penteu, governante repressor de Tebas.

O diretor dos Centros Culturais da SEC, Madirson Souza, revela que em Manaus é a primeira vez que estes títulos serão apresentados em vídeo. “São peças bastante longas, com duração de 3h até 5h, e isso é uma característica marcante do Teatro Oficina Uzyna Uzona e do diretor José Celso Martinez. É uma radicalidade, pois a obras trabalham muito com a perspectiva do living theatre, que é uma proposta americana de teatro e grande influência de José Celso. Ele também trabalha bastante a ideia do Carnaval e do corpo carnavalizado em suas obras, como também o processo dionisíaco (festas dionisíacas)”, explica Madirson.

O acesso é gratuito e a classificação indicativa é para maiores de 18 anos.

Sobre o Teatro Oficina Uzyna Uzona – Surgido em 1958, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, o grupo passou por diversas fases: A profissionalização a partir de 1961; os Anos Dourados até o fim da década de 60, quando foram encenadas obras como “Pequenos Burgueses” de Gorki e “O Rei da Vela” de Oswald de Andrade; o exílio durante o período da ditadura militar, entre 1974 e 1979, trabalhando em Portugal, Moçambique, França e Inglaterra, e produzindo obras cinematográficas como “25” e “O Parto”.

Nos anos de 2013 e 2014,  o Oficina também mergulhou na dramaturgia de “Cacilda” e produziu cinco novos espetáculos da maxisérie teatral escrita por José Celso Martinez Correa e Marcelo Drummond.

Em 2015, no primeiro semestre a companhia voltou às duas encenações do repertório: “Pra dar um fim no juízo de Deus”, de Antonin Artaud e “O Banquete”, de Sócrates, Platão e Zé Celso.

Serviço: Mostra de Cine Teatro Zé Celso – Homenagem aos 60 anos do Teatro Oficina Uzyna Uzona

Data/hora: Dias 7, 14 e 21 de dezembro, a partir das 18h30

Local: Cine Teatro Guarany (Av. Sete de Setembro, nº 1546 – Centro, anexo a Vila

Ninita)

Classificação: Recomendado para maiores de 18 anos

Acesso: Gratuito

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão no Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado de Cultura: (92) 98172-9842 / 99241-7143 / 99199-9427 / 99228-9561

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Procon-AM exige esclarecimento sobre combustível adulterado

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou um posto de combustível localizado na avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus,...

Heineken desrespeitou regras e cerveja perde qualidade no Brasil

A sede brasileira da Heineken alterou, há pelo menos três anos, a fórmula original que consagrou a cerveja em todo o mundo, sem comunicar...

Juliana Felipe de São Gabriel da Cachoeira Conquista Ouro nos JEBs 2024 e Orgulha o Amazonas

A talentosa atleta Juliana Felipe, da Acopajam, de São Gabriel da Cachoeira, brilhou nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, em Maceió, conquistando uma medalha...

Polícia prende um dos suspeitos de estuprar e transmitir vírus do HIV para crianças e adolescentes

O técnico em edificações Rodrigo Wenderson Nunes dos Santos, 31, suspeito abusar sexualmente de crianças e adolescente e transmitir o Vírus da Imunodeficiência Humana...

Lançado Livro de Saberes Tradicionais Quilombolas, em N. Airão

  Um Estudo Sobre as Práticas Educativas na Escola Municipal Jaú Tambor Na noite do último sábado (8/6), Novo Airão, município da Região Metropolitana de Manaus,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img