sexta-feira, julho 26, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURA60 anos da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona

60 anos da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona

Mostra de Cine Teatro Zé Celso homenageará os 60 anos da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona

Durante o evento, público poderá conferir o box com gravações das grandes peças de Teatro realizadas pela Companhia

O Cine Teatro Guarany recebe nesta sexta-feira (07/12), a Mostra de Cine Teatro Zé Celso, em homenagem aos 60 anos de criação da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona. O evento também acontece nos dias 14 e 21 de dezembro, e contará com sessões de vídeos das grandes peças de teatro realizadas pela Companhia, sempre a partir das 18h30. A mostra tem apoio do Governo Amazonino Mendes, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Na abertura da mostra, dia 07/12, será exibida a trama policial “Boca de Ouro”, obra escrita por Nelson Rodrigues. Nela é contada a história de um menino parido em um reservado de gafieira e que teve como primeiro berço, uma pia de banheiro onde a mãe o deixou, sob a torneira aberta, num batismo cruel e pagão. O menino cresce e se torna um bicheiro temido e respeitado – uma figura quase mitológica na comunidade onde vive.

No dia 14/12, o público poderá conhecer mais sobre a vida pessoal e artística da atriz Cacilda Becker (1921-1969), em “Cacilda!”, do diretor paulista José Celso Martinez. Nesta obra ele idealiza um espetáculo que é a própria história do teatro brasileiro, pelo ângulo dionisíaco e delirante do encenador.

A websérie “Bacantes”, criação de Eurípedes, do Teatro Oficina e de José Celso, encerrará a mostra no dia 21/12. É um musical filmado entre 2016 e 2017 e dividido em seis episódios, misturando várias apresentações da temporada. O espetáculo retoma o ritual de origem do teatro em 25 cantos e mostra a volta do Dionísio, Deus do vinho e do prazer, à sua cidade natal e seu conflito com Penteu, governante repressor de Tebas.

O diretor dos Centros Culturais da SEC, Madirson Souza, revela que em Manaus é a primeira vez que estes títulos serão apresentados em vídeo. “São peças bastante longas, com duração de 3h até 5h, e isso é uma característica marcante do Teatro Oficina Uzyna Uzona e do diretor José Celso Martinez. É uma radicalidade, pois a obras trabalham muito com a perspectiva do living theatre, que é uma proposta americana de teatro e grande influência de José Celso. Ele também trabalha bastante a ideia do Carnaval e do corpo carnavalizado em suas obras, como também o processo dionisíaco (festas dionisíacas)”, explica Madirson.

O acesso é gratuito e a classificação indicativa é para maiores de 18 anos.

Sobre o Teatro Oficina Uzyna Uzona – Surgido em 1958, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, o grupo passou por diversas fases: A profissionalização a partir de 1961; os Anos Dourados até o fim da década de 60, quando foram encenadas obras como “Pequenos Burgueses” de Gorki e “O Rei da Vela” de Oswald de Andrade; o exílio durante o período da ditadura militar, entre 1974 e 1979, trabalhando em Portugal, Moçambique, França e Inglaterra, e produzindo obras cinematográficas como “25” e “O Parto”.

Nos anos de 2013 e 2014,  o Oficina também mergulhou na dramaturgia de “Cacilda” e produziu cinco novos espetáculos da maxisérie teatral escrita por José Celso Martinez Correa e Marcelo Drummond.

Em 2015, no primeiro semestre a companhia voltou às duas encenações do repertório: “Pra dar um fim no juízo de Deus”, de Antonin Artaud e “O Banquete”, de Sócrates, Platão e Zé Celso.

Serviço: Mostra de Cine Teatro Zé Celso – Homenagem aos 60 anos do Teatro Oficina Uzyna Uzona

Data/hora: Dias 7, 14 e 21 de dezembro, a partir das 18h30

Local: Cine Teatro Guarany (Av. Sete de Setembro, nº 1546 – Centro, anexo a Vila

Ninita)

Classificação: Recomendado para maiores de 18 anos

Acesso: Gratuito

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão no Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado de Cultura: (92) 98172-9842 / 99241-7143 / 99199-9427 / 99228-9561

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

O que são mães atípicas e porque precisamos falar sobre isso?

As chamadas mães atípicas, isto é, mulheres que têm filhos ou dependentes com algum tipo de deficiência, enfrentam de maneira redobrada o desafio da...

Pró-Vida: Palestras antidrogas em escolas de Nhamundá e Parintins

  A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e do Programa de Prevenção, Revisão, Orientação, Vida, Independência,...

Dia da Agricultura Familiar. AM comemora força do Setor Primário

Nas feiras e supermercados da capital as opções de alimentos naturais se multiplicam em quantidade e variedade, produzidos principalmente pela AGRICULTURA FAMILIAR. O aumento significativo...

Deputado Roberto Cidade é autor de 24 leis em 2024

  Mantendo o retrospecto de ser um dos parlamentares mais atuantes na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente do...

Descumprimento da ‘Lei do Motoboy’ em Manaus é questionado por profissionais

Após a prisão de três motociclistas envolvidos em uma briga com um morador de um condomínio no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, a...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img