Mostra de Cine Teatro Zé Celso homenageará os 60 anos da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona
Durante o evento, público poderá conferir o box com gravações das grandes peças de Teatro realizadas pela Companhia
O Cine Teatro Guarany recebe nesta sexta-feira (07/12), a Mostra de Cine Teatro Zé Celso, em homenagem aos 60 anos de criação da Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona. O evento também acontece nos dias 14 e 21 de dezembro, e contará com sessões de vídeos das grandes peças de teatro realizadas pela Companhia, sempre a partir das 18h30. A mostra tem apoio do Governo Amazonino Mendes, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
Na abertura da mostra, dia 07/12, será exibida a trama policial “Boca de Ouro”, obra escrita por Nelson Rodrigues. Nela é contada a história de um menino parido em um reservado de gafieira e que teve como primeiro berço, uma pia de banheiro onde a mãe o deixou, sob a torneira aberta, num batismo cruel e pagão. O menino cresce e se torna um bicheiro temido e respeitado – uma figura quase mitológica na comunidade onde vive.
No dia 14/12, o público poderá conhecer mais sobre a vida pessoal e artística da atriz Cacilda Becker (1921-1969), em “Cacilda!”, do diretor paulista José Celso Martinez. Nesta obra ele idealiza um espetáculo que é a própria história do teatro brasileiro, pelo ângulo dionisíaco e delirante do encenador.
A websérie “Bacantes”, criação de Eurípedes, do Teatro Oficina e de José Celso, encerrará a mostra no dia 21/12. É um musical filmado entre 2016 e 2017 e dividido em seis episódios, misturando várias apresentações da temporada. O espetáculo retoma o ritual de origem do teatro em 25 cantos e mostra a volta do Dionísio, Deus do vinho e do prazer, à sua cidade natal e seu conflito com Penteu, governante repressor de Tebas.
O diretor dos Centros Culturais da SEC, Madirson Souza, revela que em Manaus é a primeira vez que estes títulos serão apresentados em vídeo. “São peças bastante longas, com duração de 3h até 5h, e isso é uma característica marcante do Teatro Oficina Uzyna Uzona e do diretor José Celso Martinez. É uma radicalidade, pois a obras trabalham muito com a perspectiva do living theatre, que é uma proposta americana de teatro e grande influência de José Celso. Ele também trabalha bastante a ideia do Carnaval e do corpo carnavalizado em suas obras, como também o processo dionisíaco (festas dionisíacas)”, explica Madirson.
O acesso é gratuito e a classificação indicativa é para maiores de 18 anos.
Sobre o Teatro Oficina Uzyna Uzona – Surgido em 1958, na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, o grupo passou por diversas fases: A profissionalização a partir de 1961; os Anos Dourados até o fim da década de 60, quando foram encenadas obras como “Pequenos Burgueses” de Gorki e “O Rei da Vela” de Oswald de Andrade; o exílio durante o período da ditadura militar, entre 1974 e 1979, trabalhando em Portugal, Moçambique, França e Inglaterra, e produzindo obras cinematográficas como “25” e “O Parto”.
Nos anos de 2013 e 2014, o Oficina também mergulhou na dramaturgia de “Cacilda” e produziu cinco novos espetáculos da maxisérie teatral escrita por José Celso Martinez Correa e Marcelo Drummond.
Em 2015, no primeiro semestre a companhia voltou às duas encenações do repertório: “Pra dar um fim no juízo de Deus”, de Antonin Artaud e “O Banquete”, de Sócrates, Platão e Zé Celso.
Serviço: Mostra de Cine Teatro Zé Celso – Homenagem aos 60 anos do Teatro Oficina Uzyna Uzona
Data/hora: Dias 7, 14 e 21 de dezembro, a partir das 18h30
Local: Cine Teatro Guarany (Av. Sete de Setembro, nº 1546 – Centro, anexo a Vila
Ninita)
Classificação: Recomendado para maiores de 18 anos
Acesso: Gratuito
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br
—
Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado de Cultura: (92) 98172-9842 / 99241-7143 / 99199-9427 / 99228-9561