domingo, maio 19, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioPOLÍTICAPOLÍTICA MANAUSVereador Caio André realiza Audiência Pública para debater situação dos flutuantes na...

Vereador Caio André realiza Audiência Pública para debater situação dos flutuantes na orla do bairro Tarumã em Manaus

Audiência pública sobre flutuantes na Orla do Tarumã recebe requerimentos e indicações de limpeza pública, energia e preservação.

De autoria do vereador Caio André (PSC), a Audiência Pública que discutiu a regularização dos flutuantes na Orla do Tarumã, na última sexta-feira (19 /11), no auditório Zany dos Reis, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), contou com a participação do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Associação dos Flutuantes do Rio Tarumã-Açu (Afluta) e o Comitê  de Bacias Hidrográficas do Tarumã-Açu, além da Águas de Manaus, Amazonas Energia e a sociedade civil organizada que demandou alguns pedidos e requerimentos que podem ajudar na preservação do Rio Tarumã.

De acordo com o vereador Caio André, a audiência foi muito positiva e alcançou o seu objetivo, mas destaca também a posição da sociedade civil organizada, como donos de flutuantes de lazer e residenciais, que o Tarumã pede ajuda e necessita da colaboração de todos.

“Nesta audiência foi possível ouvir as pessoas que sabem a real situação do rio Tarumã no que diz respeito à expansão de flutuantes e a questão da poluição. Todos eles são unânimes e sabem que o rio pede socorro e a ajuda de todos é crucial para isso. Tudo o que foi suscitado aqui será encaminhado aos órgãos competentes. Nós discutimos e deliberamos, e agora vamos preparar as indicações e requerimentos para que o Tarumã continue conservado”, comentou o vereador Caio André.

O vereador destacou ainda que a Comissão de Meio Ambiente da CMM vai se reunir e traçar um projeto de lei para regulamentar a utilização da orla do Tarumã. “Nós recebemos, através do projeto Remada Social, um estudo feito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e outros órgão de pesquisa, que demonstra quantos flutuantes podem ter na região. Levaremos esse estudo para o seio da comissão de Meio Ambiente e ele será base para criarmos um Projeto de Lei que regulamentará o uso de todo aquele espaço, isso em parceria com a Marinha que é a responsável pelos rios”, completou.

As discussões avançaram em muitos pontos que são importantes para o trabalho de conservação e preservação do Rio, como por exemplo o recolhimento do lixo que, antes era uma vez por semana, passará a acontecer duas vezes a cada 15 dias, isso foi um comprometimento da Semulsp. Já a Águas de Manaus fará a criação de um poço artesiano para distribuir água potável para moradores da comunidade da Marina do Davi.

Atualmente a orla da Tarumã conta com mais de 480 flutuantes cadastrados, porém, mais de mil são perceptíveis no local, com isso, gera-se vários problemas como o desperdício e furto de energia, e para solucionar essa situação a Amazonas Energia sugeriu, em parceria com o IPAAM, de criar um programa de energia solar para os flutuantes, o que o diretor de Recursos Hídricos do IPAAM, Sergio Martins, disse estar disponível a ajudar.

“Tenho mais de 20 anos de experiência nessa área e essa audiência pública foi muito boa. Além de ouvir as partes, já haverá algumas ações diretas para os moradores daquela localidade, isso ajudará bastante nos trabalhos de preservação. O IPAAM está disponível para ajudar nessa ideia da energia solar e qualquer outra que beneficie a população e a preservação dos recursos hídricos”, pontuou.

Para a presidente da comunidade Marina do Davi, Sara Guedes, a audiência teve foco e os órgãos que podem auxiliar nos problemas da comunidade estavam presentes. “Já participamos de várias reuniões e conversas sobre a questão dos flutuantes e a preservação do nosso rio, mas essa audiência foi bastante diferente. Aqui estavam os órgãos que podem nos ajudar a regularizar questões de água, energia e a própria Marinha, com uma postura bastante flexível às nossas demandas. Isso acende uma esperança para resolvermos esses problemas e nós aguardamos com muita fé respostas positivas”, finalizou.


Texto:
Assessoria do vereador

Fotos: Divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

No Dia Internacional Contra Homofobia, Sejusc reforça os serviços disponíveis e a luta por respeito

Ações são coordenadas pela Gerência de Diversidade de Gênero Neste dia 17 de maio é celebrado o Dia Internacional Contra Homofobia, data que marca a...

Circuito Cultural Promove Luta Contra a LGBTfobia em Manaus

Dia Internacional do Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia será celebrado no dia 17 de maio Instituído após a exclusão da homossexualidade da Classificação Internacional...

Sepror participa da 2ª reunião nacional do Plano ABC+ em Brasília

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participa da 2ª Reunião Nacional do Plano ABC+, em Brasília, iniciada nesta quarta-feira (15/05), com duração...

PGE-AM obtém liminar impedindo corte de energia na Arena da Amazônia

  A Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) obteve, nesta quarta-feira (15/05), uma liminar junto à 4ª Vara da Fazenda Pública impedindo que a concessionária Amazonas...

MPAM promove curso de tiro e armamento para novos promotores

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim), realizou um treinamento...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img