segunda-feira, maio 27, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioPOLÍTICAPOLÍTICA MANAUSRoberto Cidade é o pré-candidato que mais cresce em Manaus e já...

Roberto Cidade é o pré-candidato que mais cresce em Manaus e já figura na terceira colocação, aponta Direto ao Ponto Pesquisas

 

O Instituto Direto ao Ponto Pesquisas apontou, em um levantamento divulgado nesta quarta-feira (08/05), que o deputado estadual Roberto Cidade (UB) é o único pré-candidato a prefeito de Manaus que cresceu na corrida eleitoral. Enquanto o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) seguem em descendência nas amostragens, Cidade já aparece na terceira colocação crescendo 2,5 pontos percentuais em relação ao último estudo realizado pelo instituto no mês passado.

Conforme dados do Direto ao Ponto, no cenário estimulado Roberto Cidade obteve 12,5% do eleitorado entrevistado na amostragem realizada com 1.000 pessoas, entre os dias 1 e 5 de maio deste ano, na capital do Amazonas. No estudo realizado entre os dias 1 e 5 de abril, o instituto apontou que o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) havia conquistado 10% da preferência dos eleitores.

Cidade superou o deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), que em abril deste ano ocupava a terceira colocação com 12,3% da preferência dos eleitores. Na pesquisa divulgada nesta quinta, Alberto Neto obteve 12,2 %.

Cenário espontâneo

O levantamento apontou também o crescimento de Roberto Cidade no cenário espontâneo e, ainda, um empate técnico com o deputado federal Amom na segunda posição. Cidade saiu de 1,8% (pesquisa de abril) para 4,5% (maio) como opção dos eleitores.

Enquanto Amom caiu de 8,9% (abril) para 8,5% como preferência espontânea dos eleitores. Se considerarmos a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, Cidade e Amom aparecem empatados tecnicamente na pesquisa espontânea.

David e Amom despencam

O Instituto Direto ao Ponto Pesquisas registrou queda do prefeito David Almeida em 4,6 pontos percentuais entre a pesquisa realizada em abril e a divulgada hoje. David aparecia com 29,1% no cenário estimulado, em abril. No mais recente estudo, o prefeito obteve 24,5% da preferência dos eleitores entrevistados.

Amom Mandel também vem declínio em comparação aos dois levantamentos realizados pelo instituto. Em abril, o deputado federal Amom tinha 25%. Já em maio, Amom obteve 22,8% da preferência dos manauaras.

De acordo com o instituto, a margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95,5%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número AM-00707/2024.

 

David aciona Justiça para censurar Roberto Cidade por suposta propaganda antecipada

Após o crescimento do deputado estadual Roberto Cidade nas pesquisas de intenção de votos para a Prefeitura de Manaus, o prefeito David Almeida acionou a Justiça Eleitoral, por meio do seu partido Avante, contra o pré-candidato do União Brasil por suposta propaganda antecipada.

David quer censurar Cidade em razão de um vídeo publicado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) nas redes sociais. O prefeito acusa Cidade de “utilizar o vídeo para valorizar a sua imagem e criticar potenciais adversários no pleito vindouro”.

No vídeo, Cidade não cita o nome de David, que é presidente estadual do Avante no Amazonas, e justifica o porquê de ser pré-candidato a prefeito. “Eu quero ser prefeito de Manaus porque o prefeito que está aí não deu conta do serviço, não cuidou do que é importante para as pessoas. Não fez o que é prioridade. É muita maquiagem, é muita pintura e pouca obra que interessa. Manaus decidiu que quer e vai mudar”, disse Cidade.

Na petição protocolizada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e assinada pelos advogados de David Almeida, Gilberto Alexandre de Abreu Kalil e Vitor Jose Borghi, é citado que Roberto Cidade teria realizado pedido explicito de votos por conta da frase “Eu sou Roberto Cidade. Muitos me chamam de Robertinho, mas eu te garanto, se eu tiver uma oportunidade, o Robertinho vai ser um Prefeitão”.

O processo está sendo analisado pelo juiz eleitoral Roberto Taketomi e tramita na 32ª Vara Eleitoral de Manaus.

Veja o video:

https://youtu.be/PU83cGuz8FM

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Reordenamento do Centro Comercial e Histórico é Iniciado pela Prefeitura de Manaus

Manaus – A Prefeitura de Manaus, através das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); da Mulher, Assistência Social...

William Alemão denuncia precariedade do T4

O vereador William Alemão tem sido uma voz ativa em defesa dos usuários do transporte público de Manaus, denunciando as condições precárias do Terminal...

Homem Atropelado na Compensa Espera Socorro de Ambulância por Quase 2 Horas

Manaus – Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 6h, um homem identificado como Antônio foi atropelado na avenida Brasil, no bairro Compensa,...

Caio André denuncia alagações no Monte das Oliveiras

  O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), denunciou, nesta terça-feira (21/05), problema de alagações na rua Yarapé, no...

Cães auxiliaram na apreensão + de 500kg de drogas em 4 meses

Cães de faro para narcóticos ajudaram na apreensão de muitas drogas no Amazonas   Nos últimos quatro meses, os cães de faro para narcóticos da Polícia...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img