segunda-feira, maio 27, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioPOLÍTICAPOLÍTICA MANAUSManaus promove fórum de discussão sobre a participação da comunidade LGBT nas...

Manaus promove fórum de discussão sobre a participação da comunidade LGBT nas eleições de 2024

O Fórum Permanente de Movimentos Sociais de Pessoas LGBTQIAPN+ do Amazonas (Fórum LGBTAM) realizou na tarde deste sábado (04/05), o Segundo Encontro de Formação Política, com o tema “Vote com Orgulho e Consciente”. O evento reuniu um grupo diversificado de participantes, incluindo pré-candidatos a vereadores da comunidade LGBT. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho (SITRAAM), localizado na rua Visconde de Porto Alegre, 1012 – Praça 14 de Janeiro, zona Sul de Manaus.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de participar de palestras esclarecedoras ministradas por especialistas em ciência política e líderes comunitários. Os temas abordados incluíram a importância da representatividade LGBT na política, a diversidade ideológica dos partidos políticos (esquerda, centro e direita), as funções e atuações dos cargos de prefeito e vereador, bem como a responsabilidade do eleitor na escolha de representantes e a influência positiva que as decisões políticas podem ter na sociedade.

Segundo Francisco Nery, um dos palestrantes, além das palestras, os participantes também tiveram a chance de participar de debates interativos e sessões de perguntas e respostas. O evento proporcionou um espaço valioso para troca de ideias e experiências, incentivando os presentes a se envolver ativamente no processo democrático.

“Nosso principal objetivo é levar os pré-candidatos, as casas legislativas, no caso estamos falando de Manaus, para enfatizar a representatividade dentro do pleito eleitoral como LGBT e como eles podem se posicionar a favor de dessa pauta, que consideramos importante dentro da perspectiva da democracia.”, destacou Nery.

Ainda segundo Nery, a comunidade enfrenta dificuldades sem representação nas casas legislativas municipais, o que impede avanços devido ao conservadorismo predominante. Isso torna desafiador progredir, mas acredito que essa seja a essência da situação.

“O enfrentamento à classe conservadora envolve desafios significativos, especialmente em questões relacionadas aos direitos e à representatividade da comunidade LGBT e de outras minorias. Isso requer a promoção de diálogos construtivos, a conscientização sobre a importância da diversidade e a busca por alianças com setores progressistas da sociedade. É essencial destacar as contribuições positivas que a diversidade traz para o avanço social, econômico e cultural, visando promover a igualdade de oportunidades e o respeito mútuo”, completou.

O encontro teve a participação de especialistas e líderes proeminentes da comunidade LGBT, como o ativista Francisco Nery Furtado, da Aliança Nacional LGBTI+; João Lucas Ramos, do Fórum DH/Rede Unida; Isaac Lopes, da Associação Transmasculina do Amazonas (ATAM); Michele Pires Lima, da Assotram; Thalyne, do Coletivo Empregay; e Marília, do Humaniza.

Karen Arruda, presidente do Fórum LGBTAM, enfatizou que o encontro de formação se encerrou com uma mensagem sobre a importância do engajamento cívico contínuo e não somente do poder transformador de cada voto consciente, mas como da participação da comunidade LGBT no processo eleitoral.

“Como comunidade LGBT, é essencial promover debates e diálogos que abordem questões que nos afetam, comprometendo-nos mutuamente. É crucial que a sociedade compreenda que, apesar de sermos tratados como minoria, na realidade não o somos. Quanto mais nos reconhecermos, mais força teremos para ocupar espaços onde raramente estivemos, como a câmara de vereadores, e para representar a nós mesmos. Basta de exclusão, afinal, estamos presentes em todas as esferas da sociedade – cultura, saúde, educação – somos empreendedores, pais, filhos, cidadãos que merecem respeito e precisam ter suas vozes ouvidas”, finalizou Arruda.

Foto: Fórum LGBTAM/Divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Reordenamento do Centro Comercial e Histórico é Iniciado pela Prefeitura de Manaus

Manaus – A Prefeitura de Manaus, através das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); da Mulher, Assistência Social...

William Alemão denuncia precariedade do T4

O vereador William Alemão tem sido uma voz ativa em defesa dos usuários do transporte público de Manaus, denunciando as condições precárias do Terminal...

Homem Atropelado na Compensa Espera Socorro de Ambulância por Quase 2 Horas

Manaus – Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 6h, um homem identificado como Antônio foi atropelado na avenida Brasil, no bairro Compensa,...

Caio André denuncia alagações no Monte das Oliveiras

  O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), denunciou, nesta terça-feira (21/05), problema de alagações na rua Yarapé, no...

Cães auxiliaram na apreensão + de 500kg de drogas em 4 meses

Cães de faro para narcóticos ajudaram na apreensão de muitas drogas no Amazonas   Nos últimos quatro meses, os cães de faro para narcóticos da Polícia...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img