segunda-feira, maio 27, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioSETOR PRIMARIOSepror acompanha despesca de 60 toneladas de peixes destinadas a ADS

Sepror acompanha despesca de 60 toneladas de peixes destinadas a ADS

 

Em Itacoatiara, O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), acompanhou no sábado (23/03) e domingo (24/03) a despesca de tambaqui e matrinxã em tanques-redes e tanques escavados em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Os pescados serão destinados gratuitamente a instituições socioassistenciais e também estarão disponíveis para venda a preços acessíveis nos dias 27, 28 e 29 de março, durante a Semana Santa, através da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).

A visita técnica ocorreu na propriedade do empresário voltado na atividade da piscicultura, Kazuo Oká, situado na AM-010, quilômetro 214, ramal do Muirapucuzinho, vicinal do Guri-Rio Urubi, em Itacoatiara.

No local, foi realizado a despesca de 60 toneladas, onde 20 toneladas de peixes serão distribuídas para instituições socioassistenciais cadastradas na ADS; e cerca de 40 toneladas serão comercializadas no Feirão da semana santa, sob a coordenação da ADS, órgão vinculado a Sepror.

De acordo com o secretário executivo-adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, foram repassados aproximadamente R$ 1,5 milhão em recursos para ADS, visando a compra de peixes de produtores da região metropolitana de Manaus, para o Programa Peixe no Prato Solidário.

“Algumas dessas toneladas também irão para o Peixe no Prato Solidário, que será distribuído gratuitamente através do Governo do Estado para pessoas em situação de vulnerabilidade, e outras serão vendidas a preços mais acessíveis no Feirão do Pescado. Isso é o compromisso do governador Wilson Lima com a população da cidade de Manaus”, ressalta Cohen.

De acordo com a ADS, mais de 110 toneladas de peixes estarão à venda em Manaus entre os dias 27 a 29 de março, com a estimativa de movimentar R$ 2,4 milhões em recursos na economia local, beneficiando também 130 famílias de feirantes.

“O Governo do Amazonas vem trabalhando a cada dia para desenvolvimento a produção no estado, e na pesca não seria diferente. Entregamos alevinos para aqueles piscicultores que possuem potencial produtivo na atividade, e para o pescador, também temos ações de acesso ao crédito rural, para eles realizar aquele financiamento de um motor ou uma canoa. Tudo isso, para incentivar o pescador e o piscicultor a produzir o pescado de qualidade”, ressalta o titular da Sepror, Daniel Borges.

Serão três pontos de venda na capital amazonense: Arena Amadeu Teixeira, na zona centro-sul; no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na zona norte; e no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na zona sul. Durante os dois primeiros dias, quarta e quinta-feira, (27 e 28/03), a população poderá adquirir o pescado das 7h às 19h. Na sexta-feira, feriado da Semana Santa, a venda acontecerá das 7h às 12h.

Outro piscicultor que fornece o pescado durante a semana santa, é o empresário Luiz Bonfá, do município de Rio Preto da Eva (a 57 KM de Manaus. Ele ressalta a importância do Governo do Amazonas investir na compra do pescado, diretamente do piscicultor.

“Essa compra é importante, pois incentiva o piscicultor a criar, para fornecer para as feiras. Nessa época, o Governo compra bastante também, ajuda a gente, e incentiva a gente criar mais peixes, que é uma proteína saudável e de boa qualidade”, finaliza Bonfá.

FOTOS: Emerson Martins / Sepror

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Reordenamento do Centro Comercial e Histórico é Iniciado pela Prefeitura de Manaus

Manaus – A Prefeitura de Manaus, através das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); da Mulher, Assistência Social...

William Alemão denuncia precariedade do T4

O vereador William Alemão tem sido uma voz ativa em defesa dos usuários do transporte público de Manaus, denunciando as condições precárias do Terminal...

Homem Atropelado na Compensa Espera Socorro de Ambulância por Quase 2 Horas

Manaus – Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 6h, um homem identificado como Antônio foi atropelado na avenida Brasil, no bairro Compensa,...

Caio André denuncia alagações no Monte das Oliveiras

  O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), denunciou, nesta terça-feira (21/05), problema de alagações na rua Yarapé, no...

Cães auxiliaram na apreensão + de 500kg de drogas em 4 meses

Cães de faro para narcóticos ajudaram na apreensão de muitas drogas no Amazonas   Nos últimos quatro meses, os cães de faro para narcóticos da Polícia...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img