InícioMANAUSSOCIEDADEReunião setorial da Lei Paulo Gustavo (LGP) ouve comunidade LGBTQIAPN+

Reunião setorial da Lei Paulo Gustavo (LGP) ouve comunidade LGBTQIAPN+

A reunião contou com a presença de produtores, artistas e representantes da comunidade LGBTQIAPN+ no Amazonas

Uma reunião com artistas representantes da comunidade LGBTQIAPN+ foi realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, nesta quarta-feira (26/04), no Cineteatro Guarany, das 14h às 17h, em cumprimento às exigências do Ministério da Cultura (MinC) e como política afirmativa para facilitar a inclusão dos artistas locais nos editais da Lei Paulo Gustavo (LPG).

A assessora jurídica da secretaria, Anne Paiva, afirma que segmentar as reuniões é uma forma de aproximar a linguagem da lei para cada setor e gerar mais oportunidades de aprovação de projetos. E, no caso da inclusão da comunidade LGBTQIAPN+ como uma categoria específica, a LPG é inovadora na área de editais, mesmo em se considerando editais na área da cultura.

“A Lei Paulo Gustavo ordena que os estados realizem ações afirmativas para diversos grupos minoritários, dentre eles o grupo LGBTQIAPN+. E essas ações afirmativas podem ser realizadas de diversas formas, como um edital específico, pontuação diferenciada ou reserva de vagas, também chamadas de cotas”, exemplifica Anne.

De acordo com a assessora jurídica, as reuniões servem exatamente para que o estado, junto às comunidades, identifique qual é a melhor forma de se trabalhar para que se consiga resguardar o direito de todos, inclusive o da comunidade LGBTQIAPN+.

Para Jackson Alves, representante da comunidade ballroom, de dança queer e voguer, é importante buscar os fomentos de políticas públicas para chegar à comunidade porque existem muitas vulnerabilidades que, através dessas políticas públicas podem ser combatidas.

“Essas vulnerabilidades existem por meio de violências estruturais que, sinceramente, sendo bem direto, dinheiro não dá para resolver. Não é tão simples. Então, vim aqui pela luta da comunidade”, diz o artista.

Jackson, contudo, reconhece a importância de se obter recursos, como os disponibilizados pela LPG. “Esses recursos são importantes porque, com eles, por meio das nossas artes, do nosso corpo, da nossa luta, a gente consegue resistir e continuar vivendo. A gente precisa desse dinheiro para lutar”, afirma.

Próxima reunião setorial
A próxima reunião setorial acontecerá na terça-feira (02/05), das 14h às 17h, com artistas da música. A reunião será no Cineteatro Guarany, localizado na avenida Sete de Setembro, Centro.

Fotos: Marcio James / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: (92) 3131-2450, Thiago Hermido (99219-8156), Omar Gusmão (98129-2979) e Alessandra Mourão (98214-1582).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Cães auxiliaram na apreensão + de 500kg de drogas em 4 meses

Cães de faro para narcóticos ajudaram na apreensão de muitas drogas no Amazonas   Nos últimos quatro meses, os cães de faro para narcóticos da Polícia...

Virou Noticia! O Homem mais rico que Bill Gates !

Alguém perguntou ao homem mais rico do mundo, Bill Gates: "Há alguém mais rico do que você no mundo?" Bill Gates respondeu: "Sim, há uma...

Após descumprir decisão cautelar, prefeito de Itamarati tem bens bloqueados pelo TCE-AM

  Em decisão unânime na manhã desta segunda-feira (20), os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) determinaram a indisponibilidade e bloqueio dos bens...

No Dia Internacional Contra Homofobia, Sejusc reforça os serviços disponíveis e a luta por respeito

Ações são coordenadas pela Gerência de Diversidade de Gênero Neste dia 17 de maio é celebrado o Dia Internacional Contra Homofobia, data que marca a...

Circuito Cultural Promove Luta Contra a LGBTfobia em Manaus

  Dia Internacional do Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia será celebrado no dia 17 de maio Instituído após a exclusão da homossexualidade da Classificação Internacional...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img