segunda-feira, outubro 14, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASQual o impacto de zerar impostos dos combustíveis (do Direto ao Ponto)

Qual o impacto de zerar impostos dos combustíveis (do Direto ao Ponto)

Opinião | Qual o impacto de zerar impostos dos combustíveis

(São Paulo – SP, 03/02/2020) Palavras do Presidente da República Jair Bolsonaro.rFoto: Isac Nóbrega/PR

Depois de anunciar no domingo (2) que enviaria uma proposta ao Congresso Nacional para alterar a forma de tributação do ICMS dos combustíveis – o que gerou reação imediata dos estados –, o presidente Jair Bolsonaro passou a responsabilidade para os governadores ao propor o seguinte desafio:

“Eu zero o imposto federal, se eles zerarem o ICMS dos combustíveis. Está feito o desafio aqui agora. Se topar, eu aceito”, afirmou Bolsonaro a jornalistas na saída do Palácio da Alvorada.

⭕  À risca – O desafio do presidente, se for cumprido à risca, provocará uma redução média de pelo menos 44% no preço da gasolina. Hoje, a tributação de ICMS pelos estados representa 29%, em média, do preço final da gasolina. Há ainda mais 15% de tributos federais – PIS/PASEP, Cofins e Cide.

Dificuldade financeira – A proposta do presidente Bolsonaro, apesar de ter potencial para reduzir os preços dos combustíveis, esbarra na situação financeira dos estados, que estão pedindo socorro à União para equilibrar suas contas.

Blefe populista – A proposta não foi bem recebida nos estados. A maioria dos governadores tratou o assunto como um blefe populista e irresponsável de Bolsonaro, que proporcionalmente tem uma perda muito menor que os estados na arrecadação.

Além disso, é unânime entre os governadores que o melhor caminho para tratar o assunto e através do dialogo, planejamento e sensatez.

Doido e meio – Agora já imaginou os governadores se reunirem e dizerem: tá bom, vamos zerar gradativamente. Zera aí primeiro pra mostrar que tá falando a verdade.

Até porque já dizia o ditado: “Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.”

Trincheira – A primeira reunião do ano da bancada federal do Amazonas em Brasília, foi unânime. A principal pauta de 2020 é garantir que a Reforma Tributária não prejudique a Zona Franca de Manaus.

Reconduzido – A reunião também foi marcada pela recondução do senador Omar Aziz, pelo 4º ano seguido, à coordenação da bancada em Brasília.

Decreto vai sair – Ontem quem teve agenda com o presidente Bolsonaro foi o superintende da Suframa, Coronel Alfredo Menezes que afirmou que o decreto que vai garantir a competitividade do polo de concentrados vai sair.

Menezes também alinhou detalhes com Bolsonaro sobre a participação do presidente na primeira reunião do CAS que irá acontecer no dia 20 de fevereiro e apresentou os números positivos do Polo Industrial e dos avanços conquistados na geração de emprego e faturamento gerados pela ZFM.

#400 dias – Quem esteve presente na cerimônia do evento que marcou os 400 dias do governo Bolsonaro foi o deputado Josué Neto. Em um registro em suas redes sociais, ao lado da ministra Damares Alves, o presidente da Aleam circulou bem a vontade ao lado de ministros e pessoas de confiança do presidente.

Bolso cheio – O prefeito Arthur Virgílio anunciou a antecipação do salário dos servidores municipais do mês de fevereiro.

“Quero que os funcionários da prefeitura curtam seu carnaval com o bolso forrado de dinheiro.”, disse o prefeito que afirmou que a medida só foi possível graças a uma gestão organizada fiscalmente.

Negado – A Mesa Diretora da Aleam rejeitou o pedido de impeachment contra o governador Wilson Lima, e o vice-governador do Estado, Carlos Almeida, que foram denunciados por crimes de responsabilidade e improbidade administrativa pelos deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas em dezembro de 2019, por ausência de fundamento na denúncia.

retirado do DIRETO AO PONTO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Projeto Náufragos participa do evento Semana SENCI PET 2024

Entre os dias 15 e 17 de outubro, o Projeto Náufragos, atividade de extensão da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), participará da Semana SENCI...

Defensoria Pública do Amazonas visita trechos da BR-319 onde pontes desabaram

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) visitou, neste sábado (28), as localidades da rodovia BR-319 onde duas pontes desabaram em 2022, no...

Zona Norte faz festa para Roberto Cidade no último dia de campanha

Na manhã deste sábado (05/10), o bairro Cidade de Deus, na zona Norte de Manaus, foi cenário de uma grande mobilização. A caminhada contou...

Seca do Rio Negro encalha balsa, que bloqueia fluxo de água em Manaus

MANAUS — A seca do Rio Negro em Manaus isolou até fluxos de água. A situação ocorre na Marina do Davi, na Ponta Negra,...

Com Megainvestimento de US$ 41 bilhões, China anuncia avanço em tecnologia que pode mudar a indústria global, ameaçando a liderança da Europa e Estados...

Os semicondutores são a força vital da guerra econômica global. Desta forma, dominar esse produto se tornou essencial para dominar o setor de tecnologia,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img