A pesca artesanal do Amazonas ganhou mais um importante reforço nesta terça-feira (24), com a assinatura de um convênio no valor de R$ 2 milhões para aquisição de equipamentos destinados aos pescadores dos municípios do interior do Estado. A iniciativa foi celebrada durante encontro realizado no Taj Mahal Hotel, em Manaus, que reuniu cerca de 40 presidentes de entidades representativas da categoria.
O recurso, oriundo de emenda do deputado federal Silas Câmara junto ao Ministério da Pesca, será destinado à compra de 37 lanchas com motores de 25 HP e cobertura, além de 500 motores rabeta, fortalecendo a estrutura de trabalho dos pescadores artesanais amazonenses.

Representando o Governo do Estado, o secretário estadual de Pesca, Alessandro Cohen, assinou o convênio e destacou o processo de articulação que vem sendo construído para fortalecer o setor pesqueiro no Amazonas.
Segundo Cohen, os avanços registrados nos últimos anos são resultado da união de esforços entre diferentes instituições e lideranças comprometidas com a valorização da pesca e da aquicultura.
“Estamos vivendo um novo momento para a pesca no Amazonas. Desde 2023, conseguimos importantes conquistas, avançando na organização do setor, fortalecendo as políticas públicas e recolocando o nosso Estado no cenário nacional da pesca artesanal”, afirmou o secretário.
Durante o evento, Cohen também destacou a importância da criação da Secretaria de Estado de Pesca, lembrando o papel do ex-governador Wilson Lima nesse processo, além de agradecer o apoio do deputado Silas Câmara e a parceria do governador Roberto Cidade.

“Quero agradecer ao deputado Silas Câmara por todo apoio dado nesses anos, ao ex-governador Wilson Lima pela criação da Secretaria e ao governador Roberto Cidade pela parceria em mais uma emenda executada. Assim como Silas Câmara já está com vocês há 28 anos, Wilson Lima e o governador Roberto Cidade vieram para ficar no coração do pescador e do aquicultor. Muitos tiveram vários mandatos, mas não fizeram o que esse trio fez. A pesca sempre existiu, mas agora recebeu o reconhecimento que merece”, declarou Cohen.
Antes da assinatura do convênio, os representantes da categoria participaram da eleição da nova diretoria da Federação dos Sindicatos dos Pescadores do Amazonas (FESIPEAM). Na ocasião, o presidente Braguinha foi reconduzido ao cargo, mantendo a representação dos sindicatos de pescadores do Estado.
O encontro também serviu como preparação para o Encontro Estadual de Aquicultura e Pesca, marcado para o dia 30, na sede da OAB/AM, em Manaus. O evento contará com a participação de representantes do Ministério da Pesca, além de aproximadamente 170 presidentes de associações, colônias, sindicatos e técnicos ligados ao setor.
A programação pretende ampliar o diálogo sobre políticas públicas, fortalecimento da pesca artesanal, aquicultura e desenvolvimento sustentável no Amazonas.



