segunda-feira, fevereiro 26, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
HomeCULTURAPercussionista portuguesa no Teatro Amazonas, nesta quarta-feira

Percussionista portuguesa no Teatro Amazonas, nesta quarta-feira

Percussionista portuguesa ministra masterclass de gamelão no Teatro Amazonas, nesta quarta-feira

Doado pela Indonésia, o instrumento é um dos destaques da ópera “Kawah Ijen”

A coordenadora do projeto “Gamelão de Java” em Portugal, Elizabeth Davis, vai ministrar um masterclass sobre o instrumento, a partir das 10h desta quarta-feira (20/05), no Teatro Amazonas. Doado pela Governo da Indonésia ao Amazonas, o gamelão é um dos destaques da ópera “Kawah Ijen – o Vulcão Azul”, que teve estrela mundial na programação do  21º Festival Amazonas de Ópera (FAO). A aula faz parte da contrapartida do projeto artístico do FAO e tem acesso gratuito.

O FAO 2018 é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), com patrocínio do Bradesco Prime – que celebra 10 anos de parceria com o festival –, incentivo do Ministério da Cultura (Minc) por meio da Lei Rouanet; além do apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e da Aliança Francesa.

O diretor artístico adjunto do FAO, maestro Marcelo de Jesus, explicou que a aula é voltada para os percussionistas da cidade e estudantes de universidades, mas é aberta a todos que tiverem curiosidade em conhecer o instrumento.

“No masterclass será apresentado um pouco sobre a origem do instrumento e depois a professora entrará em detalhes sobre o manuseamento das afinações e como tocar. Todos que tiverem interesse poderão conhecer um pouco mais sobre esse belo instrumento”, destaca Marcelo de Jesus.

A aula será no palco do Teatro e, além de Elizabeth Davis, contará com o grupo “Yogistragong”, que toca o instrumento na ópera “Kawah Ijen”, do compositor João Guilerme Ripper. Elizabeth comanda o grupo em um projeto que é realizado em Lisboa há mais de dez anos.

Gamelão – Instrumento musical coletivo típico das ilhas de Java e de Bali, o gamelão é composto por xilofones, tambores, gongos, instrumentos de cordas e metalofones. Como parte da ópera “Kawah Ijen”, representando os sons e a cultura indonésia, o gamelão foi doado ao Governo do Amazonas por intermédio do embaixador da Indonésia, Toto Riyanto. O primeiro na América do Sul, o gamelão ficará permanentemente no Amazonas para ser objeto de estudo de músicos amazonenses, brasileiros e de países vizinhos.

Festival Amazonas de Ópera – Neste ano, o Festival conta com a apresentação de cinco óperas: “Faust”, “Dessana Dessana”, “Florencia en el Amazonas”, “Acis and Galatea” e a estreia mundial “Kawah Ijen (Vulcão azul)”. Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.aloingressos.com.br, com valores que vão de R$ 5 a R$ 60.

Durante a temporada de ópera também acontecerão atividades paralelas nos centros de convivências, shoppings, nos municípios de Manacapuru, Iranduba (no distrito do Cacau Pirera) e em Novo Airão; além do “Ópera Delivery”, que levará sessões exclusivas de trechos de obras à casa dos amazonenses, e do projeto “Ópera Studio”, da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que apresentará “La Boheme”, de Giacomo Puccini, no Teatro da Instalação.

Sobre o Bradesco Cultura – Com mais de 350 projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte.

Com apoio a eventos regionais, museus, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros, a instituição tem, ainda, uma plataforma de naming rights com o Teatro Bradesco, que conta com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2018, já passaram pela Temporada Cultural do Bradesco as exposições Julio Le Parc, Mira Schendel e Hilma af Klint, o espetáculo Bibi Ferreira e o Lollapalooza Brasil. Estão em cartaz os musicais Peter Pan e Ayrton Senna, além de diversas atrações confirmadas ao longo do ano, como os festivais de Parintins, Tiradentes, a festa junina de São João do Caruaru, ArtRio, MIMO e MADE, entre outras.

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Manaus

PT MANAUS : RESISTENCIA SOCIALISTA REPUDIOU O VEREADOR SASSÁ POR CRITICAR A FALA DE LULA

Os núcleos políticos que fazem parte do coletivo Resistência Socialista, que compõe o Partido dos Trabalhadores, no Amazonas, divulgou na manhã desta terça-feira (20),...

Manaus Vôlei enfrenta Araucária Vôlei pela sexta rodada da Superliga B de Voleibol

Nesta quarta-feira (21/02), às 19h (horário local), o Manaus Vôlei / Nilton Lins / Hien Kan vai em busca da primeira vitória na Superliga...

Após indicação de Kennedy Marques, conjunto Viver Melhor receberá mutirão de castração

  Após indicação do vereador Kennedy Marques (PMN), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará, do dia 19 a 29 de fevereiro, mais um...

Ação e Reação. Exigências e Retribuições da Vida !

Maria Jiló é uma senhora de 92 anos, miúda e tão elegante , que todo dia às 08 da manhã ela já está toda...

Mesmo com volume de lixo maior do que em 2023, Manaus amanhece limpa pós-Carnaval

  A Operação Carnaval desencadeada pela Tumpex, empresa de coleta de lixo que atua em Manaus, retirou o equivalente a 5% a mais apenas no...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img