segunda-feira, maio 27, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioSETOR PRIMARIOPelos 42 anos de Rio Preto da Eva, Idam promove capacitações de...

Pelos 42 anos de Rio Preto da Eva, Idam promove capacitações de produtores rurais do município

No dia 31 de março, Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros da capital) completa 42 anos e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em parceria com a prefeitura do município, promove durante esta semana, uma série de ações direcionadas aos produtores rurais locais. As atividades iniciaram nesta terça-feira com a 1ª Vitrine Tecnológica da Agricultura Familiar de Rio Preto da Eva.

A 1ª Vitrine Tecnológica da Agricultura Familiar de Rio Preto da Eva que acontece Sítio Casa do Poeta, no Ramal do Baixo Rio, reuniu mais de 250 agricultores familiares do município, conhecido como o maior produtor de citros (laranja e limão) do estado e que também é destaque na piscicultura e nas produções de café e banana.

As informações sobre as culturas foram repassadas aos produtores por meio de 10 estações com variados temas, onde serão apresentadas tecnologias de fácil acesso e baixo custo a serem utilizadas na agricultura familiar, numa iniciativa voltada para a disseminação de conhecimento, de acesso a novas tecnologias aplicadas nas culturas desenvolvidas e, também, de captação de informações.

O Idam é responsável pela Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) dos trabalhadores e empreendedores. Compromisso do governo Wilson Lima com o agro, reconhecendo a importancia do setor na geração de emprego e renda de milhares de amazonenses.

Sobre a troca de conhecimentos durante a vitrine tecnológica, a engenheira agrônoma da Gerência de Apoio à Agroecologia e Produção Orgânica (Geapo), Caroline Rabelo, explica que durante as apresentações foram abordadas técnicas e práticas de fácil preparo e uso para os agricultores familiares, que poderão aplicá-las nas produções locais.

“Essas práticas poderão contribuir para a produção de alimentos saudáveis e nutritivos, pois eliminam o uso de agrotóxicos e potencializam os processos biológicos dos solos e contribuem para a sustentabilidade dos cultivos”, destacou Caroline.

As apresentações realizadas nas estações foram realizadas por especialistas do Idam, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos, Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e por agricultores familiares local.

Programação

Além da 1ª Vitrine Tecnológica da Agricultura Familiar realizada nesta terça-feira, na quarta-feira (27/10), as atividades serão voltadas aos criadores de abelha sem ferrão, com o “Dia da Apicultura e da Meliponicultura”. São esperados para a ação, pelo menos 10 meliponicultores do município.

A programação técnica encerra na quinta-feira (28/3), com a participação do Idam no “Dia de Campo da Piscicultura”, promovido pela Prefeitura de Rio Preto da Eva. No evento, a Gerência de Apoio à Pesca e Aquicultura (Geape) do instituto contará com uma estação, na qual os técnicos irão compartilhar conhecimentos sobre utilização de probióticos, prebióticos e simbióticos na piscicultura.

FOTO: Marfram Vieira / Idam

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Reordenamento do Centro Comercial e Histórico é Iniciado pela Prefeitura de Manaus

Manaus – A Prefeitura de Manaus, através das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); da Mulher, Assistência Social...

William Alemão denuncia precariedade do T4

O vereador William Alemão tem sido uma voz ativa em defesa dos usuários do transporte público de Manaus, denunciando as condições precárias do Terminal...

Homem Atropelado na Compensa Espera Socorro de Ambulância por Quase 2 Horas

Manaus – Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 6h, um homem identificado como Antônio foi atropelado na avenida Brasil, no bairro Compensa,...

Caio André denuncia alagações no Monte das Oliveiras

  O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), denunciou, nesta terça-feira (21/05), problema de alagações na rua Yarapé, no...

Cães auxiliaram na apreensão + de 500kg de drogas em 4 meses

Cães de faro para narcóticos ajudaram na apreensão de muitas drogas no Amazonas   Nos últimos quatro meses, os cães de faro para narcóticos da Polícia...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img