quinta-feira, junho 13, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioSem categoriaOrquestras em ação. “Série Guaraná” de casa cheia, vai até dezembro

Orquestras em ação. “Série Guaraná” de casa cheia, vai até dezembro

“Série Guaraná” estreia com casa cheia

Em noite de casa cheia, a Amazonas Filarmônica abriu a programação da “Série Guaraná” nesta quinta-feira (12/09), no Teatro Amazonas. Sob a regência do maestro Luiz Fernando Malheiro, a orquestra executou “Serenata n. 13 em sol maior – Uma pequena serenata noturna”, de Wolfgang Amadeus Mozart, e “Sinfonia Doméstica”, de Richard Strauss. Essa última deu nome ao concerto de estreia da 16ª edição da série, que é protagonizada pelos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e tem patrocínio do Guaraná Antarctica.

O concerto começou com a “Pequena serenata noturna“ de Mozart, obra para cordas, em quatro movimentos: Allegro, Romanze: Andante, Menuetto: Alegretto, e Rondo: Allegro.

Após o intervalo, a Amazonas Filarmônica executou a “Sinfonia Doméstica, op. 53”, de Strauss, nos movimentos de introdução e desenvolvimento dos temas Scherzo, Canção de Ninar, Adagio e Finale, com orquestra completa, incluindo os instrumentos de sopro.

O maestro Luiz Fernando Malheiro destacou a escolha do repertório e a complexidade do concerto.  “A obra principal escolhida para o programa foi a ‘Sinfonia Doméstica’, de Strauss, compositor alemão, do início do século XX. Uma obra importante, bem difícil de realizar porque precisa de uma orquestra grande”, disse. “Para completar o programa, optei pela ‘Serenata’ do Mozart, uma obra bastante conhecida, que as pessoas reconhecem, e que só usa as cordas. Algo leve, gostoso de ouvir”.

Público – O público aprovou. A costureira Nerceonita dos Santos foi com a família assistir, pela primeira vez, a um concerto no Teatro, e disse que ficou encantada.  “Achei fantástico! Eu só ouvia música clássica, mas ver tudo isso de perto foi emocionante”.

Marido de Nerceonita, Vanderli Ferreira coleciona CDs de música clássica e também se emocionou com o concerto. “Fiquei muito empolgado, porque eu ouço muita música clássica e eles (a orquestra) tocam todos os detalhes da música, igual como a gente ouve no som lá de casa. Fiquei maravilhado com isso, estou encantado porque a música acalma a mente, traz paz pra gente”, comentou.

Anne Moraes, 24, turista de Porto Velho (RO), elogiou o concerto e o Teatro. “Cheguei hoje a Manaus. É minha primeira vez no Amazonas e já tive a sorte de assistir a esse lindo espetáculo nesse teatro que é maravilhoso, muito bem cuidado e que fica nessa área linda do centro da cidade”, observou.

Campanha – “Sinfonia Doméstica” é um dos concertos que a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) incluiu na programação em prol da campanha “Doe um brinquedo e ganhe sorrisos”. No evento foram arrecadados 150 brinquedos que a campanha destinará às crianças de Manacapuru.

Próximos concertos – A temporada de concertos da Série Guaraná continua até o dia 13 de dezembro. Além do Teatro Amazonas, haverá apresentações no Centro Cultural Palácio Rio Negro, nas igrejas da Matriz e São Sebastião e no Hospital João Lúcio. Confira os próximos concertos!

Dia 19 de setembro, às 20h – Teatro Amazonas

Shostakovich Santoro

Dmitri Shostakovich

Concerto para violino n. 2 em dó sustenido menor, op. 129

Claudio Santoro

Concerto para piano n. 1

Alessandro Borgomanero, violino

Aleyson Scopel, piano

AMAZONAS FILARMÔNICA

MARCELO DE JESUS, regente

Dia 22, às 20h – Centro Cultural Palácio Rio Negro

Festival “Encontro na Selva”

Antonio Vivaldi

Concerto para dois violoncelos em sol menor, RV 531

Pyotr Ilyich Tchaikovsky

Souvenir de Florence, op. 70

Anna Samokish e Eliziel Lourenço dos Santos, violoncelos

ORQUESTRA DE CÂMARA DO AMAZONAS

MARCELO DE JESUS, regente

Dia 26, às 20h – Teatro Amazonas

Sergei Rachmaninov

Concerto para piano n. 3 em ré menor, op. 30

Ferruccio Busoni

Suíte Turandot, op. 41

Elina Sarkisian, piano

AMAZONAS FILARMÔNICA

OTÁVIO SIMÕES, regente

==============================
FOTOS:
 Michael Dantas/SEC

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura (SEC): Caetaninha Cavalcanti (98834-8152).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Polícia prende um dos suspeitos de estuprar e transmitir vírus do HIV para crianças e adolescentes

O técnico em edificações Rodrigo Wenderson Nunes dos Santos, 31, suspeito abusar sexualmente de crianças e adolescente e transmitir o Vírus da Imunodeficiência Humana...

Lançado Livro de Saberes Tradicionais Quilombolas, em N. Airão

  Um Estudo Sobre as Práticas Educativas na Escola Municipal Jaú Tambor Na noite do último sábado (8/6), Novo Airão, município da Região Metropolitana de Manaus,...

Delegado João Tayah retira placa de apologia à pena de morte em via pública

O delegado de polícia e pré-candidato a vereador pelo PT, João Tayah, retirou uma placa fixada em um poste da Avenida Torquato Tapajós, no...

“Semana Solo Seguro Favela”, Urbanismo Sustentável no Amazonas

De 3 a 7 de junho de 2024, a Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM) vai realizar a 1a. edição da “Semana Solo Seguro...

Junho Violeta: Amazonas combate violência contra pessoas idosas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), promove, a partir de terça-feira (04/06), uma série de...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img