quinta-feira, julho 25, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASLançado Livro de Saberes Tradicionais Quilombolas, em N. Airão

Lançado Livro de Saberes Tradicionais Quilombolas, em N. Airão

 

Um Estudo Sobre as Práticas Educativas na Escola Municipal Jaú Tambor

Na noite do último sábado (8/6), Novo Airão, município da Região Metropolitana de Manaus, a 115 km da capital amazonense, foi palco de um evento especial que ficará marcado na história da literatura local. A professora Laura Belém Pereira celebrou o lançamento de seu livro ‘Educação Escolar e Saberes Tradicionais Quilombolas: Um Estudo Sobre as Práticas Educativas na Escola Municipal Jaú Tambor’, consolidando um importante marco na valorização dos saberes tradicionais e das práticas educativas quilombolas.

A obra, fruto da dissertação de mestrado de Laura sob a orientação da professora doutora Hellen Picanço, representa a realização de um sonho e foi indicada pela banca avaliadora para publicação e transformada em e-book pela editora Edua, com a versão impressa pela Atenas financiada com recursos próprios.

“Meu trabalho tomou uma proporção que eu nunca imaginava. Durante a defesa, a banca avaliadora indicou a dissertação para publicação, e no ano seguinte, o trabalho foi eleito como a melhor dissertação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE UFAM), do ano de 2021, o que foi uma grande honra e reconhecimento’, declarou a autora.

Quilombolas Iza e Rackele

Em uma noite repleta de emoção e gratidão, Laura Belém Pereira celebrou a concretização de seu sonho ao lado de familiares e amigos. A autora descreveu o evento como uma noite maravilhosa e inesquecível, destacando o brilho de orgulho nos olhos de sua irmã Rosilene e Jôse, de seus filhos Lucas e Guilherme, de seu cônjuge Ronaldo, e de sua mãe, sobrinhas e primos.

Laura enfatizou que o apoio incondicional de seus familiares e amigos foi fundamental para a realização desse projeto. Ela relembrou as lutas e obstáculos que enfrentou ao longo de sua jornada, ressaltando que o processo, embora árduo, foi sempre incentivado por aqueles que a cercavam. Expressou sua profunda gratidão a Deus e a todos que fizeram parte dessa trajetória, desde amigos e colegas de trabalho até os quilombolas do Rio Jaú, que contribuíram com suas histórias e saberes para a construção do livro.

“Sou imensamente grata a Deus por todas as bênçãos recebidas, pela oportunidade de compartilhar com familiares e amigos este momento tão especial, um sonho realizado”, declarou Belém.

O evento foi marcado pela presença de familiares e amigos, entre eles, as quilombolas Iza e Rackele, bem como dos representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), os professores Gracimar Queiroz e Adailton Cerdeira. Cada um deles foi lembrado por sua significativa participação e apoio. Laura expressou ainda profunda gratidão pela hospitalidade de Kayrara e Niza, casal que a acolheu durante sua estada no Quilombo, e também agradeceu ao amigo Sebastião (Bá) pela parceria e apoio durante as viagens até a comunidade quilombola.

Sobre a autora

Laura Belém Pereira é uma professora da rede municipal de ensino de Novo Airão. Natural de Barcelos, é filha de Izabel Alvez Belém, indígena da etnia Baré, e de Nelson Bento Pereira, migrante nordestino que chegou ao Amazonas na época áurea da borracha. Mãe de Lucas e Guilherme, e avó de Luiz Otávio, Laura se destaca por seu compromisso com a educação e o respeito aos saberes tradicionais. Sua trajetória inspira a comunidade ao valorizar e integrar os conhecimentos ancestrais nas práticas educativas, promovendo uma educação inclusiva e culturalmente sensível.

Fotos: Divulgação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Deputado Roberto Cidade é autor de 24 leis em 2024

  Mantendo o retrospecto de ser um dos parlamentares mais atuantes na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente do...

Descumprimento da ‘Lei do Motoboy’ em Manaus é questionado por profissionais

Após a prisão de três motociclistas envolvidos em uma briga com um morador de um condomínio no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, a...

OAB AM inaugura ponto de inclusão digital em Careiro Castanho

  Na segunda-feira, 15/07, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), na gestão de Jean Cleuter, inaugurou mais um Ponto de Inclusão Digital...

Darius Nakai explica diferença entre harmonização orofacial e cirurgia plástica

O ser humano nunca está satisfeito plenamente com a aparência. Sempre em busca de uma beleza única, muitas pessoas têm explorado diferentes opções, destacando-se...

Di María se aposenta após mais um título: “Ganhei tudo”

Ser destaque em uma Seleção que tem Lionel Messi não é  e nunca foi missão fácil. Mesmo assim, Angel Di MAria sempre esteve lá,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img