segunda-feira, maio 27, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURADIVERSOSIdam apoia movelarias no credenciamento para fornecimento de móveis escolares via Promove

Idam apoia movelarias no credenciamento para fornecimento de móveis escolares via Promove

Quarenta e cinco movelarias de 18 municípios do Amazonas foram credenciadas, neste mês de agosto, para fornecer móveis escolares para o Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove), gerenciado pela Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Desse total, 38 movelarias são assistidas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e receberam apoio no processo de credenciamento.

A relação da contratação de pequenas empresas, associações e cooperativas de movelarias foi publicada no último dia 12 de agosto, no Diário Oficial do Estado. O fornecimento de móveis irá atender à padronização de mobiliários escolares da Secretaria de Estado de Educação e Desporto.

De acordo com o gerente de Apoio à Produção Florestal Madeireira do Idam, Eirie Vinhote, os 38 empreendimentos assistidos pelo Idam e credenciados no Promove geram cerca de 160 empregos diretos, beneficiando a mão de obra local.

“O Idam tem dado apoio aos moveleiros desde o processo de licenciamento junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), com orientações técnicas para o uso de madeira licenciada e operacionalizada no Sistema de Origem Florestal (DOF), como também orientações no gerenciamento de resíduos do processo produtivo”, destacou Eirie.

Na avaliação do presidente da ADS, Sérgio Litaiff Filho, o aumento de credenciados é satisfatório porque fomenta a comercialização dos produtos dessa atividade e possibilita os moveleiros permanecerem nas suas comunidades, gerando emprego e renda para o município.

“A ADS cumpre, assim, com sua missão precípua que é fortalecer a cadeia produtiva do setor primário e a comercialização de madeira legalizada. Estamos trilhando o caminho certo em dar apoio ao fomento da comercialização dos produtos oriundos da floresta, desse desenvolvimento econômico e sustentável, principalmente no que se refere às movelarias”, destacou.

A atividade de movelaria está presente em todos os 62 municípios do Amazonas. No total, o credenciamento no Promove abrangeu 18 municípios, dentre os quais Parintins registrou o maior número de credenciados, com 13 movelarias inscritas.

Cadeia produtiva – O apoio do Idam no credenciamento de empreendimentos florestais no Promove faz parte das

metas do Projeto Prioritário da Madeira Manejada, executado desde 2019 em 23 municípios do Amazonas. O objetivo é ampliar a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) da cadeia produtiva da madeira manejada em municípios com potencial para a atividade.

O Idam, desde 2007, presta serviços de Ater para as atividades florestais madeireiras e não madeireiras, agricultura familiar e organizações sociais representativas. Atualmente, o instituto está estruturado para atender à demanda do setor, visando sempre o desenvolvimento rural sustentável nos municípios do Amazonas.

FOTOS: Ruth Jucá/ADS

Mais informações: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam): Renata Magnenti (99178-5486).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Reordenamento do Centro Comercial e Histórico é Iniciado pela Prefeitura de Manaus

Manaus – A Prefeitura de Manaus, através das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); da Mulher, Assistência Social...

William Alemão denuncia precariedade do T4

O vereador William Alemão tem sido uma voz ativa em defesa dos usuários do transporte público de Manaus, denunciando as condições precárias do Terminal...

Homem Atropelado na Compensa Espera Socorro de Ambulância por Quase 2 Horas

Manaus – Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 6h, um homem identificado como Antônio foi atropelado na avenida Brasil, no bairro Compensa,...

Caio André denuncia alagações no Monte das Oliveiras

  O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), denunciou, nesta terça-feira (21/05), problema de alagações na rua Yarapé, no...

Cães auxiliaram na apreensão + de 500kg de drogas em 4 meses

Cães de faro para narcóticos ajudaram na apreensão de muitas drogas no Amazonas   Nos últimos quatro meses, os cães de faro para narcóticos da Polícia...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img