InícioMANAUSGrande incêndio em Iranduba, que deu origem à fumaça que cobriu Manaus,...

Grande incêndio em Iranduba, que deu origem à fumaça que cobriu Manaus, é combatido pelo Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) está realizando, desde segunda-feira (25/09), uma força-tarefa para combater um incêndio de grande proporção em área de vegetação no Distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital). Ao todo, mais de 40 bombeiros estão atuando no sinistro, que atinge uma área de mata de, aproximadamente, três quilômetros de extensão.

De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, está sendo necessário um trabalho estratégico logístico da força-tarefa para fazer o deslocamento das tropas, levando em consideração que a área atingida é de difícil acesso.

“É uma grande força-tarefa do Governo do estado e da prefeitura de Iranduba para fazer frente a esses incêndios florestais que estão dentro da mata primária. Existe muita vegetação seca e a gente está com homens, equipamentos e utilizando técnicas adequadas para extinguir completamente. A gente está dedicando esforços e equipamentos, além de pessoal capacitado, para combater esses incêndios”, explicou o comandante-geral do CBMAM.

O comandante-geral pontua ainda que o incêndio é proveniente de ação humana e que o vento somado às altas temperaturas registradas tiveram influência direta na rápida propagação das chamas.

“Tem causa humana. É alguém que passou por aqui, fez uma fogueira de forma negligente ou até mesmo criminosa. Por isso, mais uma vez, a gente pede que em hipótese alguma você faça fogo. O clima está muito propício à propagação de incêndios, então certamente foi atuação de uma pessoa que iniciou isso aqui” reforçou o comandante.

Monitoramento e tratativas

Na manhã desta terça-feira (26/09), o comandante-geral da corporação realizou uma videoconferência com secretários municipais das pastas de Defesa Civil e Meio Ambiente dos 21 municípios do estado onde estão os maiores registros de focos de incêndio.

“Nós desenvolvemos uma agenda de coordenação integrada com todos os municípios em que o corpo de bombeiros está atuando. Com os secretários de meio ambiente e defesa civil, porque são eles também que estão no fronte de ataque para somar esforços com o corpo de bombeiros e a gente conseguir mitigar esses problemas”, concluiu o comandante.

Dados de ocorrência

Conforme o compilado de dados da Sala de Situação da corporação, entre 12 de julho e 25 de setembro, foram combatidos 1.317 incêndios, sendo 496 casos na capital e 821 registros no interior. Atualmente, o CBMAM possui equipes de bombeiros combatentes atuando em 21 municípios do interior, com maior incidência de ocorrências deste segmento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Após descumprir decisão cautelar, prefeito de Itamarati tem bens bloqueados pelo TCE-AM

  Em decisão unânime na manhã desta segunda-feira (20), os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) determinaram a indisponibilidade e bloqueio dos bens...

No Dia Internacional Contra Homofobia, Sejusc reforça os serviços disponíveis e a luta por respeito

Ações são coordenadas pela Gerência de Diversidade de Gênero Neste dia 17 de maio é celebrado o Dia Internacional Contra Homofobia, data que marca a...

Circuito Cultural Promove Luta Contra a LGBTfobia em Manaus

  Dia Internacional do Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia será celebrado no dia 17 de maio Instituído após a exclusão da homossexualidade da Classificação Internacional...

Sepror participa da 2ª reunião nacional do Plano ABC+ em Brasília

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participa da 2ª Reunião Nacional do Plano ABC+, em Brasília, iniciada nesta quarta-feira (15/05), com duração...

PGE-AM obtém liminar impedindo corte de energia na Arena da Amazônia

  A Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) obteve, nesta quarta-feira (15/05), uma liminar junto à 4ª Vara da Fazenda Pública impedindo que a concessionária Amazonas...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img