terça-feira, fevereiro 20, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
HomeCULTURAFestival Amazonas Jazz reúne nomes premiados da música internacional

Festival Amazonas Jazz reúne nomes premiados da música internacional

Festival Amazonas Jazz reúne nomes premiados da música internacional

Com line-up recheado de atrações nacionais e internacionais, a 10ª edição do Festival Amazonas Jazz, que ocorre de 21 a 29 de março, destaca-se por reunir em Manaus alguns dos principais nomes do cenário jazzístico atual, entre eles artistas indicados e vencedores do Grammy, a maior premiação da indústria fonográfica mundial.

O trompetista e flugelhornista Randy Brecker, natural da Pensilvânia, Estados Unidos, é um destes nomes. Por mais de quatro décadas, o músico ajudou a moldar o som do jazz, R&B e rock contemporâneo, acumulando 19 indicações e sete troféus do Grammy.

No Amazonas Jazz, ele fará parte do espetáculo de encerramento,  tocando ao lado da Amazonas Band, a grande anfitriã do evento. Na mesma noite, também se apresenta a intérprete, compositora e pianista, Leila Pinheiro, uma das maiores estrelas da música popular brasileira.

Assim como Brecker, o badalado trompetista norte-americano, Keyon Harrold, é uma das atrações premiadas com o Grammy. Descrito pelo virtuoso do jazz Wynton Marsalis como “o futuro do trompete”, o músico nascido em Saint Louis, no Missouri, apresenta-se com seu quinteto pela primeira vez em solo brasileiro, na segund

a noite do festival, que será aberta pela cantora amazonense Karine Aguiar, com seu projeto “Jungle Jazz”.

Na lista de atrações premiadas, consta um representante brasileiro: o Trio Corrente, vencedor de dois cobiçados gramofones dourados — o Grammy Awards e o Latin Grammy –, na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino por “Song For Maura”, uma parceria com o saxofonista cubano, Paquito D’Rivera. O show do grupo paulista ocorrerá no dia 25 de março, a partir das 20h, no Teatro Amazonas, e será seguido pela apresentação de Marcelo Coelho & Mclav.In. e quarteto, com participação especial de MC Kamau e DJ Raffa Santoro.

Outro vencedor do Grammy é o baterista Jeff “Tain” Watts, de Nova York. O artista, duas vezes eleito o melhor baterista em atividade pelo público da prestigiada revista norte-americana “Down Beat”, já tocou ao lado da nata do jazz, incluindo os irmãos Wynton e Branford Marsalis, além de Betty Carter, Michael Brecker, Alice Coltrane e Ravi Coltrane.

O público amazonense poderá conferir sua performance no dia 26 de março, a partir das 20h, no Teatro Amazonas, mesma noite em que se apresenta o trio do pianista Amilton Godoy em companhia do gaitista Gabriel Grossi, com um repertório eclético que aborda, entre outras estéticas, a música de Villa-Lobos com uma leitura diferenciada.

Quem também se destaca no line-up é o virtuoso do trombone e arranjador norte-americano, John Fedchock, com duas indicações ao Grammy e uma carreira de sucesso que se estende por mais de três décadas como um dos maiores artistas de jazz de Nova York. Fedchock é considerado um dos grandes arranjadores da história do jazz, tendo alcançado notoriedade como responsável pelos arranjos da lendária big band de Woody Herman.

A apresentação do artista no Festival Amazonas Jazz ocorrerá no dia 27 de março, a partir das 20h, no Teatro Amazonas. Antes dele, o público poderá conferir o concerto do guitarrista, compositor e arranjador, Bruno Mangueira e quarteto, que abre a noite de espetáculos.

Fechando a lista, o porto-riquenho Edsel Gomez, um dos principais pianistas de jazz latino do mundo e também indicado ao Grammy, desembarca na capital amazonense com o grupo Triumvirate, que faz show no dia 28 de março, após apresentação do quinteto liderado por um dos maiores nomes do trompete no Brasil, Daniel D’Alcântara.

Ao todo, o palco do Teatro Amazonas receberá 16 espetáculos, dois por noite, ao longo do festival de jazz. Os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e no site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com) por valores que variam de R$ 20 a R$ 80.

A programação completa do evento está disponível no site: www.festivalamazonasjazz.com.br.

 

FOTOS: Divulgação

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa: (92) 98141-9488, 99165-8604 e 3232-1646.

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Manaus

Após indicação de Kennedy Marques, conjunto Viver Melhor receberá mutirão de castração

  Após indicação do vereador Kennedy Marques (PMN), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará, do dia 19 a 29 de fevereiro, mais um...

Ação e Reação. Exigências e Retribuições da Vida !

Maria Jiló é uma senhora de 92 anos, miúda e tão elegante , que todo dia às 08 da manhã ela já está toda...

Mesmo com volume de lixo maior do que em 2023, Manaus amanhece limpa pós-Carnaval

  A Operação Carnaval desencadeada pela Tumpex, empresa de coleta de lixo que atua em Manaus, retirou o equivalente a 5% a mais apenas no...

Regras Sociais que podem te ajudar

Sempre que duas pessoas ou mais passam a conviver, surgem os atritos... muitos deles podem ser evitados com alguns cuidados, diarios e continuos. 1. Não...

Kennedy Marques conduz prisão de homem que abandonou animais em sacos de lixo

O vereador Kennedy Marques (PMN), acompanhou, na madrugada desta sexta-feira (09/02), a prisão de um homem que abandonou dois cães dentro de sacos de...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img