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Farmácias vão divulgar fotos de crianças desaparecidas no AM em cupons fiscais

A partir deste mês de setembro, todos os cupons fiscais das três redes de farmácias pertencentes ao Grupo Tapajós passarão a exibir, em seus versos, fotos de crianças e adolescentes desaparecidos no Amazonas. Trata-se do projeto ‘Procurando Anjos’, que envolve mais de 100 lojas das bandeiras Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma. A ideia é colaborar com autoridades e familiares na busca por menores desaparecidos há muito tempo.

“Nossas redes emitem mais de um milhão de cupons fiscais todos os dias e nós vamos usar essa capilaridade para ajudar na procura por essas crianças”, comenta o diretor de marketing, vendas e consumer experience do Grupo Tapajós, Fernando Ferreira.

Conforme ele, a ação está sendo realizada em parceria com a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), sob o comando da delegada Joyce Coelho. “Quando falamos com ela, nos atendeu de pronto, e enviou todas as imagens das crianças desaparecidas com a devida autorização para a divulgação”, detalha Ferreira.

Registros e baixas
Conforme a titular da Depca, embora seja alto o número de registros de desaparecimentos na cidade (foram 1.497 em 2020 e 226 entre janeiro de julho de 2021), na grande maioria dos casos, a criança ou adolescente retorna ao lar ou é encontrada(o) em pouco tempo, porém, são raras as vezes em que a família volta para dar baixa no BO (boletim de ocorrência), dificultando uma estatística mais condizente com a realidade.

“A gente sempre orienta ao denunciante que informe à delegacia caso a criança retorne, mas são realmente pouquíssimos os que atendem a esse apelo, o que faz com que os registros permaneçam abertos”, relata Joyce Coelho.

Nesse meio há, porém, os casos de desaparecimentos chamados de ‘enigmáticos’, quando o fato é envolto em mistérios que dificultam a investigação e localização da vítima. É nesse contexto que surge o projeto ‘Procurando Anjos’, com imagens de crianças e adolescentes desaparecidos há vários anos, e cujas famílias não têm nenhuma dica de seus paradeiros.
Além da imagem e do nome de cada vítima, os cupons fiscais das drogarias irão trazer a data de nascimento e de desaparecimento do menor, possibilitando ao público assimilar uma possível mudança de fisionomia, tendo em vista a atual idade da criança ou adolescente.

Ainda no cupom, os clientes das farmácias participantes encontrarão os contatos da Depca, para o caso de qualquer informação que possa ajudar na busca pelos desaparecidos.
“É um projeto muito válido, pois há alguns desaparecimentos extremamente difíceis de se investigar. Ao contrário das fugas de adolescentes, os casos enigmáticos têm padrões bem distintos e toda ajuda é muito bem-vinda”, afirma a delegada Joyce Coelho.

Treinamento e engajamento
Para que a ação ganhe o envolvimento dos clientes das redes de farmácias participantes da ação, e da sociedade como um todo, os mais de três mil colaboradores do Grupo Tapajós serão treinados a se engajar no projeto, estimulando que o cliente sempre peça a nota fiscal e confira o verso, para que veja as imagens das crianças desaparecidas.
“Vamos usar nossa plataforma de cursos on-lines, denominada de Universidade do Conhecimento Tapajós (UCT), para fazer esse treinamento. Assim, em pouco tempo poderemos alcançar grande volume de colaboradores, já que todos têm acesso a essa tecnologia na empresa”, explica Fernando Ferreira.

Foto: divulgação


Grupo Tapajós sobe 120 posições no ranking do varejo nacional

O Norte do país protagonizou a maior escalada do varejo nacional em um ano. O Grupo Tapajós, líder do mercado farmacêutico na região, avançou 120 posições no ranking das 300 maiores varejistas do país e entrou para o seleto clube de 130 empresas do setor com faturamento bilionário.
Foi a maior evolução entre as companhias listadas no levantamento, elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Na comparação com o estudo anterior, o grupo saltou do 247º para o 127º lugar, graças à receita superior a R$ 1,1 bilhão. Considerando apenas o segmento farmacêutico, ultrapassou oito concorrentes e já está entre as top 12 do Brasil.
As 126 lojas das bandeiras Santo Remédio, FarmaBem e Flexfarma, distribuídas pelas capitais Belém (PA), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Velho (RO), ganharam protagonismo na pandemia e foram determinantes para essa expansão.
“São mais de 1,2 milhão de consumidores que, mensalmente, frequentam nossas unidades em busca de medicamentos, produtos para imunidade, bem-estar e serviços farmacêuticos. Em uma região duramente afetada pela Covid-19, atuamos como um hub estratégico de atenção primária de saúde, engajando e conscientizando a população no combate ao coronavírus”, ressalta o CEO Wili Garcêz.
Como parte dessa meta, a Tapajós já mantém 21 salas clínicas nas redes FarmaBem e Santo Remédio, com serviços como medição de glicemia e pressão arterial, vacinação e revisões medicamentosas.
Diversificação do mix
O Grupo Tapajós trabalha atualmente com um mix de mais de 14 mil produtos. Desse portfólio total, 2.300 foram lançamentos, especialmente nos segmentos dermatológicos, de beleza e bem-estar, o que reforçou a oferta aos consumidores e potencializou os resultados. “A categoria de medicamentos já estava bem consolidada, por isso demos essa guinada em direção às áreas de beleza, higiene e cuidados pessoais”, esclarece Garcêz.
O executivo frisa ainda a importância dos investimentos em marcas próprias, que já totalizam 3% do faturamento. “Trata-se de um segmento com alto potencial de fidelização de clientes, o que vem colaborando para intensificar a rede de parcerias com a indústria farmacêutica”, acredita.

Sobre o Grupo Tapajós
Líder no mercado farmacêutico na Região Norte do país, o Grupo Tapajós atua no setor de distribuição, com seis centros instalados nas cidades de Manaus, Belém, Porto Velho e Boa Vista. No varejo, mantém as redes de drogarias Santo Remédio, Flexfarma e FarmaBem. São mais de 125 lojas com produtos e serviços exclusivos, como salas clínicas e espaços dedicados à beleza, a dermocosméticos e os segmentos pet e fitness. Além disso, oferece os programas de fidelidade Mais Descontos e o Clube+, com mais de 900 mil clientes cadastrados.

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