terça-feira, fevereiro 27, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
HomeSem categoriaExposição ‘Cultura Lugar de Todos’ valoriza Região Amazônica

Exposição ‘Cultura Lugar de Todos’ valoriza Região Amazônica

História, arte e costumes da região Amazônica ganham destaque na exposição ‘Cultura Lugar de Todos’

A inauguração acontecerá neste sábado (19/05), às 13h, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia

 

A exposição traz as diversas vertentes da cultura da região Amazônica e que estão relacionadas ao conhecimento, à arte, às crenças, à lei, aos costumes, hábitos e tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana.

O visitante poderá conhecer as quatro sessões que compõe a mostra. Na primeira, “Meios de Transporte na Amazônia”, são expostas a canoa e o barco regional, popularmente conhecido como “recreio”, evoluindo para o bonde elétrico e a charrete – símbolos do período da Belle Époque. Em seguida, vem a sessão “Arte Plumária”, na qual é representada  a confecção das peças em plumaria feita pelos homens, e que obedecem a um ritual de caça, coleta, separação, tingimento, corte e amarração da matéria-prima.

A terceira sessão, “Artesanato”, contempla a arte e o imaginário dos índios Tikuna, os quais produzem uma variada gama de peças de vestuário e painéis – em tururi, além de cestas, redes, peneiras, abanos, xotós e tupés. Ainda nesta sessão, são destacadas a Arte Popular, por meio de objetos de argila, papel e madeira, confeccionados pelos artistas Renato De Gasperi, Ramon de Jesus Maldonado Días, Marcelino Borges e Crâmio Nunes; e também a Cerâmica, com peças de etnias como Yudjá, Parakanã e Karajá.

Homenageando a atriz Ednelza Sahdo, a quarta sessão, “Fantasias de Carnaval”, traz a história da atriz, diretora, produtora e professora de teatro, que por vinte e seis anos defendeu as cores verde e branco do Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, a frente do quesito Porta-Bandeira, e que em 2014 foi homenageada pelo Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba A Grande Família.

O público poderá conferir ainda algumas das máscaras carnavalescas utilizadas em edições dos Concursos de Fantasias (adulto e infantil), que aconteceram no Largo de São Sebastião; a exposição dos Bonecos Mamulengos que fazem parte da história do carnaval de rua da Banda Independente Confraria do Armando (BICA); e a cultura popular também representada pelas brincadeiras das pipas ou “papagaios”, comumente apreciados na cidade de Manaus.

A exposição ficará aberta para visitação de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, aos sábados das 13h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h.
O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, inaugura neste sábado (19/05), às 13h, a exposição “Cultura lugar de todos”, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, situado na avenida Silves, Nº 2.222, Distrito Industrial 1, antiga Bola da Suframa, zona sul . O acesso é gratuito. 

Serviço: Inauguração da Exposição “Cultura Lugar de Todos”

Data/hora: Sábado, 19 de maio de 2018, às 13h

Local: Centro Cultural dos Povos da Amazônia – Avenida Silves, nº 2.222, Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa)

Acesso: Gratuito

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão no Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado de Cultura: (92) 3631-4605 / 98172-9842 / 99241-7143 / 99199-9427 / 99228-9561

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Manaus

PT MANAUS : RESISTENCIA SOCIALISTA REPUDIOU O VEREADOR SASSÁ POR CRITICAR A FALA DE LULA

Os núcleos políticos que fazem parte do coletivo Resistência Socialista, que compõe o Partido dos Trabalhadores, no Amazonas, divulgou na manhã desta terça-feira (20),...

Manaus Vôlei enfrenta Araucária Vôlei pela sexta rodada da Superliga B de Voleibol

Nesta quarta-feira (21/02), às 19h (horário local), o Manaus Vôlei / Nilton Lins / Hien Kan vai em busca da primeira vitória na Superliga...

Após indicação de Kennedy Marques, conjunto Viver Melhor receberá mutirão de castração

  Após indicação do vereador Kennedy Marques (PMN), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará, do dia 19 a 29 de fevereiro, mais um...

Ação e Reação. Exigências e Retribuições da Vida !

Maria Jiló é uma senhora de 92 anos, miúda e tão elegante , que todo dia às 08 da manhã ela já está toda...

Mesmo com volume de lixo maior do que em 2023, Manaus amanhece limpa pós-Carnaval

  A Operação Carnaval desencadeada pela Tumpex, empresa de coleta de lixo que atua em Manaus, retirou o equivalente a 5% a mais apenas no...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img