segunda-feira, março 4, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
HomeCULTURAEmbaixada da Itália propõe parcerias para eventos culturais

Embaixada da Itália propõe parcerias para eventos culturais

Embaixada da Itália propõe parcerias para eventos em espaços culturais da SEC

Autoridades da embaixada visitaram o Teatro Amazonas para analisar o espaço na tarde da última quinta-feira

Autoridades da embaixada italiana visitaram, na tarde de quinta-feira (17), o Teatro Amazonas a fim de conhecer o patrimônio e realizar eventos em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Esta foi a primeira de uma série de visitas que a comitiva fará em Manaus para conhecer os espaços culturais da capital com o intuito de criar intercâmbios com a cultura italiana.

Participaram da visita o chefe da chancelaria consular, Giuseppe Patanè; o cônsul honorário da Itália, Dr. Arnaldo Russo;  assessora do consulado, Benvenuta Alencar de Melo, e a chefe do departamento Cultural e Imprensa, Alessandra Crimi. Criado há um ano, o departamento cultural está visitando cidades nas quais há presença da embaixada italiana a fim de promover  a língua e a cultura italiana no País.

“No primeiro ano de atividade do departamento, conseguimos conquistar muitas coisas, porém, a atuação aconteceu mais em Brasília. Neste ano, queremos fazer algo mais para promover a cultura italiana em cidades de competência da embaixada. Manaus é essencial porque tem espaços culturais maravilhosos, como o Teatro Amazonas, no qual podemos criar essa parceria”, afirmou Alessandra Crimi.

Festival de cinema – Uma das sugestões da chefe do departamento cultural é um festival de cinema da Itália, com filmes inéditos e legendas em português para o público de Manaus e, também, participação do país europeu no Festival Amazonas de Ópera. “Temos filmes que poderiam ser lançados aqui no segundo semestre, então vamos manter contato com a SEC para achar um espaço adequado. Outra parceria futura seria uma ópera italiana incluída dentro da programação do Festival Amazonas de Ópera”, disse.

O secretário de Cultura Denilson Novo recebeu a comitiva no Teatro Amazonas junto com o secretário executivo, Divaldo Martins, a diretora do Teatro Amazonas, Jessilda Furtado, e a assessora de relações internacionais da SEC, Suzy Osaqui. Segundo o secretário, esse foi o primeiro passo para que possa haver o intercâmbio entre as culturas italiana e amazonense.

“Todos os nossos espaços culturais têm características com as quais podemos trabalhar diversas linguagens artísticas e temos certeza que a Itália pode contribuir muito com o Amazonas. Após essa primeira conversa, veremos como podemos estreitar laços para que nossos artistas também possam ocupar espaços na Itália e mostrar a riqueza da nossa cultura”, declarou o secretário.

“Vamos analisar os espaços oferecidos pela SEC e nosso objetivo é tentar realizar algo ainda este ano na capital do Amazonas”, disse Alessandra Crimi.

FOTOS: Michael Dantas/ SEC

—-

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão no Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Manaus

Defesa Civil registra quatro ocorrências durante forte chuva que atingiu Manaus neste sábado (02)

Manaus -A Prefeitura de Manaus, por meio da Central 199, da Defesa Civil do município, registrou, neste sábado, 2/3, até as 17h, quatro ocorrências,...

Saiba a importância da suplementação nutricional para idosos

    Com o Brasil registrando um envelhecimento recorde, a parcela da população com 65 anos ou mais atingiu 10,9%, totalizando aproximadamente 22,2 milhões de pessoas...

*IADESH promove atividades semanais de convivência e desenvolvimento para usuários do SCFV*

A Instituição de Apoio ao Desenvolvimento Humano e Social (IADESH), que mantém uma programação semanal de atividades complementares voltadas para os usuários do Serviço...

Caio André participa de entrega de identidades profissionais a membros do Conselho de Educação Física

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), participou, na noite desta segunda-feira (26/02), da solenidade de entrega das Cédulas...

Prefeitura itinerante é realizada em comunidades indígenas de Borba

  A Prefeitura de Borba, em parceria com o Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), está realizando o projeto Prefeitura Itinerante que tem...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img