sábado, junho 22, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURAEmbaixada da Itália propõe parcerias para eventos culturais

Embaixada da Itália propõe parcerias para eventos culturais

Embaixada da Itália propõe parcerias para eventos em espaços culturais da SEC

Autoridades da embaixada visitaram o Teatro Amazonas para analisar o espaço na tarde da última quinta-feira

Autoridades da embaixada italiana visitaram, na tarde de quinta-feira (17), o Teatro Amazonas a fim de conhecer o patrimônio e realizar eventos em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Esta foi a primeira de uma série de visitas que a comitiva fará em Manaus para conhecer os espaços culturais da capital com o intuito de criar intercâmbios com a cultura italiana.

Participaram da visita o chefe da chancelaria consular, Giuseppe Patanè; o cônsul honorário da Itália, Dr. Arnaldo Russo;  assessora do consulado, Benvenuta Alencar de Melo, e a chefe do departamento Cultural e Imprensa, Alessandra Crimi. Criado há um ano, o departamento cultural está visitando cidades nas quais há presença da embaixada italiana a fim de promover  a língua e a cultura italiana no País.

“No primeiro ano de atividade do departamento, conseguimos conquistar muitas coisas, porém, a atuação aconteceu mais em Brasília. Neste ano, queremos fazer algo mais para promover a cultura italiana em cidades de competência da embaixada. Manaus é essencial porque tem espaços culturais maravilhosos, como o Teatro Amazonas, no qual podemos criar essa parceria”, afirmou Alessandra Crimi.

Festival de cinema – Uma das sugestões da chefe do departamento cultural é um festival de cinema da Itália, com filmes inéditos e legendas em português para o público de Manaus e, também, participação do país europeu no Festival Amazonas de Ópera. “Temos filmes que poderiam ser lançados aqui no segundo semestre, então vamos manter contato com a SEC para achar um espaço adequado. Outra parceria futura seria uma ópera italiana incluída dentro da programação do Festival Amazonas de Ópera”, disse.

O secretário de Cultura Denilson Novo recebeu a comitiva no Teatro Amazonas junto com o secretário executivo, Divaldo Martins, a diretora do Teatro Amazonas, Jessilda Furtado, e a assessora de relações internacionais da SEC, Suzy Osaqui. Segundo o secretário, esse foi o primeiro passo para que possa haver o intercâmbio entre as culturas italiana e amazonense.

“Todos os nossos espaços culturais têm características com as quais podemos trabalhar diversas linguagens artísticas e temos certeza que a Itália pode contribuir muito com o Amazonas. Após essa primeira conversa, veremos como podemos estreitar laços para que nossos artistas também possam ocupar espaços na Itália e mostrar a riqueza da nossa cultura”, declarou o secretário.

“Vamos analisar os espaços oferecidos pela SEC e nosso objetivo é tentar realizar algo ainda este ano na capital do Amazonas”, disse Alessandra Crimi.

FOTOS: Michael Dantas/ SEC

—-

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão no Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Procon-AM exige esclarecimento sobre combustível adulterado

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) autuou um posto de combustível localizado na avenida Max Teixeira, bairro Cidade Nova, zona norte de Manaus,...

Heineken desrespeitou regras e cerveja perde qualidade no Brasil

A sede brasileira da Heineken alterou, há pelo menos três anos, a fórmula original que consagrou a cerveja em todo o mundo, sem comunicar...

Juliana Felipe de São Gabriel da Cachoeira Conquista Ouro nos JEBs 2024 e Orgulha o Amazonas

A talentosa atleta Juliana Felipe, da Acopajam, de São Gabriel da Cachoeira, brilhou nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, em Maceió, conquistando uma medalha...

Polícia prende um dos suspeitos de estuprar e transmitir vírus do HIV para crianças e adolescentes

O técnico em edificações Rodrigo Wenderson Nunes dos Santos, 31, suspeito abusar sexualmente de crianças e adolescente e transmitir o Vírus da Imunodeficiência Humana...

Lançado Livro de Saberes Tradicionais Quilombolas, em N. Airão

  Um Estudo Sobre as Práticas Educativas na Escola Municipal Jaú Tambor Na noite do último sábado (8/6), Novo Airão, município da Região Metropolitana de Manaus,...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img