quinta-feira, fevereiro 22, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
HomeAJURICABADia Internacional dos Povos Indígenas: FEI exalta a luta, a resistência e...

Dia Internacional dos Povos Indígenas: FEI exalta a luta, a resistência e os direitos dos povos originários no Amazonas

O Amazonas é o estado onde se concentra a maior população indígena do Brasil

Criado por decreto da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1995, o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado em 9 de agosto, é resultado da atuação de representantes de povos tradicionais para reforçar a necessidade da garantia de condições dignas de existência e do reconhecimento da importância dessas populações tidas como vulneráveis.

No Amazonas, o Governo do Estado, por meio da Fundação Estadual do Índio (FEI), vem promovendo o fortalecimento, a autonomia e o etnodesenvolvimento das comunidades e associações indígenas com políticas públicas indigenistas e preservação dos valores étnicos, culturais e históricos dos povos originários.

Para a cacique Mirtes Kokama, essa data representa a resistência de um povo que há mais de 500 anos vem lutando pelos seus direitos como cidadãos.

“Nós queremos o reconhecimento das nossas vivências plurais, e a garantia dos nossos direitos básicos como o respeito às nossas crenças, costumes e o reconhecimento da nossa diversidade cultural”, disse a cacique.

“Um dia simbólico para todos os parentes do Brasil, pois fomos os primeiros habitantes do país. Logo, nós, enquanto Governo, temos a missão de continuar intensificando as ações e atividades de sustentabilidade socioeconômica, prestando assistência às comunidades e associações indígenas, para darmos continuidade a valorização dos conhecimentos tradicionais, culturais, historiógrafos e manter a preservação dos povos originários”, destacou o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão.

Censo Indígena demográfico:

Na segunda-feira (07/08), o diretor-presidente da FEI, Sinésio Trovão e o diretor administrativo- financeiro, Vanderlei Alvino estiveram participando da apresentação do novo Censo Demográfico Indígena do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em terras indígenas, em Belém- PA com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) onde foram divulgados novos dados.

O Brasil tem 1,7 milhão de pessoas que se identificam como indígenas e o Amazonas concentra 28,98% da população com mais de 490 mil indígenas.

Das 10 cidades com as maiores populações indígenas do país, seis são do Amazonas: Manaus, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Autazes e Tefé (AM).

Além disso, Manaus é a capital mais indígena do país, registrando 71.713 indígenas, o que representa 3,48% da população local. Enquanto o município de São Gabriel da Cachoeira, apresenta 48.256 indígenas; já Tabatinga tem 34.497, seguido por São Paulo de Olivença, com 26.619, Autazes com 20.442 e Tefé com 20.394 indígenas  registrados.

O Censo 2022 do IBGE aponta também que dos 4.832 municípios do país, os 62 do Amazonas registram presença da população indígena.

“Com esses novos dados atualizados, nós do Governo do Amazonas, em parceria com outras esferas, vamos poder trabalhar e intensificar novos projetos para os povos originários, pois isso facilitará o mapeamento de dados e informações dos nossos parentes”, comentou o diretor- administrativo financeiro, Vanderlei Alvino.

FOTO: Divulgação /FEI

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação Estadual do Índio (FEI): Abrahão Graham (99257-7704 e 98482-0251).

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Manaus

PT MANAUS : RESISTENCIA SOCIALISTA REPUDIOU O VEREADOR SASSÁ POR CRITICAR A FALA DE LULA

Os núcleos políticos que fazem parte do coletivo Resistência Socialista, que compõe o Partido dos Trabalhadores, no Amazonas, divulgou na manhã desta terça-feira (20),...

Manaus Vôlei enfrenta Araucária Vôlei pela sexta rodada da Superliga B de Voleibol

Nesta quarta-feira (21/02), às 19h (horário local), o Manaus Vôlei / Nilton Lins / Hien Kan vai em busca da primeira vitória na Superliga...

Após indicação de Kennedy Marques, conjunto Viver Melhor receberá mutirão de castração

  Após indicação do vereador Kennedy Marques (PMN), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará, do dia 19 a 29 de fevereiro, mais um...

Ação e Reação. Exigências e Retribuições da Vida !

Maria Jiló é uma senhora de 92 anos, miúda e tão elegante , que todo dia às 08 da manhã ela já está toda...

Mesmo com volume de lixo maior do que em 2023, Manaus amanhece limpa pós-Carnaval

  A Operação Carnaval desencadeada pela Tumpex, empresa de coleta de lixo que atua em Manaus, retirou o equivalente a 5% a mais apenas no...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img