segunda-feira, maio 27, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioSETOR PRIMARIODia da Aquicultura: Sepror atende 500 piscicultores com entregas de alevinos e...

Dia da Aquicultura: Sepror atende 500 piscicultores com entregas de alevinos e pós-larvas no primeiro trimestre de 2024

Nesta quarta-feira (20/03), em que se celebra o Dia Nacional da Aquicultura, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), divulga balanço positivo de entregas, em atendimento aos principais municípios com potenciais produtivos na atividade. Neste primeiro trimestre de 2024, mais de 700 mil pós-larvas e 266 mil alevinos de peixes entre tambaqui, matrinxã e pirapitinga foram entregues para 500 piscicultores do Amazonas.

Aquicultura quer dizer a criação de organismos que vivem em ambientes aquáticos. Porém, há termos específicos para nomear a criação das diferentes espécies. Pode ser continental ou marinha. Em outras palavras, a aquicultura pode ser compreendida como a produção de pescados (peixes, moluscos, algas, camarões e outros) em cativeiro, ou seja, o estoque é privado

 

Os principais piscicultores beneficiados no Amazonas são dos municípios de Presidente Figueiredo, Iranduba, Manacapuru, Careiro Castanho, Benjamin Constant, Codajás e da zona rural de Manaus.

Para o titular da Sepror, Daniel Borges, que é Engenheiro de Pesca por formação, a aquicultura já dá grande contribuição na produção de alimentos, mas tem o potencial para se tornar a principal cadeia produtiva de proteína animal no Amazonas, já que o estado tem essa vocação.

“Todas os planejamentos e ações consideram sempre a aquicultura como importante vetor de produção de alimentos, geração de empregos e desenvolvimento social, além de ser uma atividade harmônica com a nossa floresta, ou seja, não é preciso desmatar. Sendo assim é prioridade para o Governo do Amazonas e para a Sepror desenvolver esse setor”,  Enfatizou Daniel Borges.

 

Segundo o gerente de aquicultura da Sepror, Oster Machado, o Governo do Amazonas também leva capacitações aos piscicultores do estado, sobre as Boas Práticas de Manejo e Gestão na Piscicultura.

“Tratamos, junto com os piscicultores, três elementos básicos para uma reprodução de peixes na piscicultura: entregamos alevinos de alta qualidade genética; orientamos os produtores quanto à nutrição dos peixes; e o ambiente com uma boa qualidade de água”, ressalta Oster.

Entregas para 2024

A estimativa para o ano é entregar mais de 2 milhões de pós-larvas e 2 milhões de alevinos, entre tambaqui, matrinxã e pirapitinga, para mil piscicultores, distribuídos em cerca de 25 municípios que têm potencial produtivo na atividade da piscicultura. As pós-larvas e alevinos são distribuídos gratuitamente.

 

Reprodução

As pós-larvas e alevinos são reproduzidas no Centro de Tecnologia, Produção e Conservação de Recursos Pesqueiros (CTPC), situado no Distrito de Balbina, no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus).

 

A unidade é referência na reprodução de espécies nativas, com destaque para o Tambaqui, Matrinxã e Pirapitinga. Além da reprodução, o Centro desenvolve estudos de melhoramento genéticos e de aprimoramento dos sistemas produtivos dessas espécies.

 

Como adquirir?

Aos piscicultores interessados em receber o incentivo, devem procurar a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) ou a Secretaria Municipal de Produção Rural do município para solicitar o fomento. Após a solicitação, o pedido será encaminhado para a Sepror, onde será verificado se o piscicultor está apto a receber o benefício.

 

“Muito importante! Até porque é uma economia para nós piscicultores. Já recebo os alevinos do Governo do Amazonas há mais de 6 anos, e também toda a assistência técnica. Isso é muito gratificante”, agradeceu o piscicultor Wellington Moraes, de Presidente Figueiredo.

 

FOTOS: Emerson Martins/Sepror

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) Deyserreen Costa (92) 99333-8273 e (92) 99356-6869

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Reordenamento do Centro Comercial e Histórico é Iniciado pela Prefeitura de Manaus

Manaus – A Prefeitura de Manaus, através das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); da Mulher, Assistência Social...

William Alemão denuncia precariedade do T4

O vereador William Alemão tem sido uma voz ativa em defesa dos usuários do transporte público de Manaus, denunciando as condições precárias do Terminal...

Homem Atropelado na Compensa Espera Socorro de Ambulância por Quase 2 Horas

Manaus – Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 6h, um homem identificado como Antônio foi atropelado na avenida Brasil, no bairro Compensa,...

Caio André denuncia alagações no Monte das Oliveiras

  O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), denunciou, nesta terça-feira (21/05), problema de alagações na rua Yarapé, no...

Cães auxiliaram na apreensão + de 500kg de drogas em 4 meses

Cães de faro para narcóticos ajudaram na apreensão de muitas drogas no Amazonas   Nos últimos quatro meses, os cães de faro para narcóticos da Polícia...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img