sexta-feira, julho 26, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURACorpo de Dança comemora os 20 anos de fundação

Corpo de Dança comemora os 20 anos de fundação

Corpo de Dança do Amazonas realiza temporada de espetáculos em comemoração aos 20 anos de fundação

“Sagração da Primavera” e “Cabanagem” serão apresentados este mês, no Teatro Amazonas e Teatro da Instalação, com entrada gratuita

Em comemoração aos 20 anos de fundação, o Corpo de Dança do Amazonas (CDA), da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), organizou diversos espetáculos para 2018. Entre as primeiras apresentações estão “Sagração da Primavera” e “Cabanagem”, que serão realizadas durante o mês de junho, no Teatro Amazonas e no Teatro da Instalação, na rua Frei José dos Inocentes, s/Nº, Centro, com entrada gratuita.

A primeira apresentação é “Sagração da Primavera”, que acontece nesta terça-feira (05/06), às 20h, no Teatro Amazonas. A obra retrata um ritual pagão eslavo onde uma jovem dança até a morte, como oferta ao Deus da Primavera. A apresentação conta também com música de Igor Stravinsky.

Na “Sagração da Primavera”, os coreógrafos Adriana Góes e André Duarte fazem uma releitura imersa na cultura indígena, já que a sagração se passa no ritual da Moça Nova, característico da tribo Tikuna.

Na quarta-feira (06/06), às 20h, é a vez do espetáculo “Cabanagem”, de Mário Nascimento, também no Teatro Amazonas. A obra fala da Cabanagem, histórica revolta popular, onde negros, índios e mestiços insurgiram contra a elite política na região Norte do Brasil. A coreografia é inspirada na literatura de Márcio Souza e Marilene Corrêa, procurando sempre traduzir o espírito de resistência, luta, revolta e de preservação das culturas.

Reapresentações – “Cabanagem” será reapresentado no dia 7 de junho, às 20h, no Teatro Amazonas e 15 de junho, às 19h, no Teatro da Instalação. Em todas as apresentações, a entrada será gratuita.

De acordo com o diretor do CDA, Getúlio Lima, neste ano, os profissionais da companhia terão a oportunidade de mostrar seus talentos durante os eventos comemorativos. Ele afirma ainda, que além de espetáculos, planeja realizar eventos didáticos, como cursos e intercâmbios.

“Para 2018, estamos com uma programação que visa potencializar o elenco de bailarinos, para que eles possam ser valorizados ao dançar. Desejamos também que eles possam experimentar outros fazeres da profissão”, comenta. “Para isso, buscamos realizar cursos, intercâmbios e diversas produções que englobam também o nosso público, que pode participar de nossas atividades”.

Projetos do CDA – Criado em 1998, o Corpo de Dança do Amazonas realiza, além de espetáculos, atividades escolares e de experiência profissional com a população amazonense. Getúlio afirma que ao longo dos anos, a companhia já criou cerca de 60 coreografias.

“O Corpo de Dança do Amazonas comemora 20 anos em 2018 com muita alegria e a certeza de estar contribuindo com o desenvolvimento da dança em nossa região. Ao longo dessas duas décadas foram mais de 60 coreografias entre projetos torneios, intercâmbios e diversas outras atividades”.

Entre os projetos realizados pelo grupo estão “Dança, arte e escola: Espetáculo didático” e “CDA de Portas Abertas”, em que a companhia apresenta a rotina de ensaios e faz visita ao Teatro da Instalação. Getúlio finaliza afirmando que atividades como estas aproximam o público da companhia.

“Estamos de portas abertas, no sentido de realizar atividades que nos aproximem com a população. Essa também é uma forma de agregar valor ao trabalho dos nossos artistas”.

 Serviço: Espetáculos em comemoração aos 20 anos do Corpo de Dança do Amazonas

Data: 5, 6, 7 e 15 de junho

Local: Teatro Amazonas (Avenida Sete de Setembro, 659, Centro) e Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro)

Entrada: Gratuita

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

O que são mães atípicas e porque precisamos falar sobre isso?

As chamadas mães atípicas, isto é, mulheres que têm filhos ou dependentes com algum tipo de deficiência, enfrentam de maneira redobrada o desafio da...

Pró-Vida: Palestras antidrogas em escolas de Nhamundá e Parintins

  A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Polícia do Interior (DPI) e do Programa de Prevenção, Revisão, Orientação, Vida, Independência,...

Dia da Agricultura Familiar. AM comemora força do Setor Primário

Nas feiras e supermercados da capital as opções de alimentos naturais se multiplicam em quantidade e variedade, produzidos principalmente pela AGRICULTURA FAMILIAR. O aumento significativo...

Deputado Roberto Cidade é autor de 24 leis em 2024

  Mantendo o retrospecto de ser um dos parlamentares mais atuantes na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente do...

Descumprimento da ‘Lei do Motoboy’ em Manaus é questionado por profissionais

Após a prisão de três motociclistas envolvidos em uma briga com um morador de um condomínio no bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus, a...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img