terça-feira, maio 28, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURACoreógrafo no 21º Festival Amazonas de Ópera 

Coreógrafo no 21º Festival Amazonas de Ópera 

Coreógrafo Tíndaro Silvano fala sobre as criações para o 21º Festival Amazonas de Ópera 

O artista assina as coreografias de ‘Acis and Galateia’ e ‘Kawah Ijen (Vulcão Azul)’

Responsável pelas coreografias de “Kawah Ijen (Vulcão Azul)” e “Acis and Galatea”, que serão interpretadas, respectivamente, pelo Corpo de Dança do Amazonas (CDA) e pelo Balé Experimental do CDA – que fazem parte dos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) –, o coreógrafo mineiro Tíndaro Silvano fala do trabalho no .

O FAO 2018 é uma realização do Governo do Amazonas com patrocínio do Bradesco Prime – que celebra 10 anos de parceria com o festival –, incentivo do Ministério da Cultura (Minc) por meio da Lei Rouanet; além do apoio da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e da Aliança Francesa.

Tíndaro Silvano é coreógrafo, bailarino, maître de ballet e percorre diversos países ministrando técnicas de dança para grupos artísticos que participam de festivais e espetáculos. O coreógrafo, que descende de uma família de professores e artistas, trabalha com artes cênicas e dança desde os 15 anos de idade. Tíndaro, que também criou a coreografia de “Tannhäuse”, no FAO 2017, conta que desde o início do Festival Amazonas de Ópera já desejava fazer parte do projeto.

“Eu ouço falar no Festival de Ópera desde o começo. Hoje, todos nós sabemos que é um projeto consagrado e há muitos anos eu já flertava profissionalmente com a equipe daqui. Coincidentemente, em um encontro no ano passado, os coordenadores do FAO me convidaram para coreografar uma récita. Eu adorei tanto a proposta que neste ano estou aqui novamente”, comenta.

Nascido em Minas Gerais, Tíndaro criou mais de 15 coreografias para o corpo de Dança de seu estado, entre os anos de 1986 e 1988. Em 2018, Tíndaro contribuirá para o FAO coreografando “Acis and Galatea” e “Kawah Ijen (Vulcão Azul)”.

“Estou muito feliz com o convite, apesar do tempo corrido que tenho por conta de muitos projetos. No dia a dia em Manaus, eu intercalo minha agenda entre ensaios, estudos coreográficos e mais ensaios. Quando viajo a trabalhos como este, já venho com todas as ideias e concepções em mente para executar assim que desembarco”, destaca.

 

Currículo – Como bailarino, Tíndaro já passou pela Companhia de Dança do Palácio das Artes, de Minas Gerais; Companhia de Dança do Ballet Guaíra, de Curitiba; Cia de Dança do Ballet Gulbenkian, de Lisboa; e Companhia de Dança do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O coreógrafo, que já chegou a países como Alemanha, Finlândia e Argentina ministrando técnicas de dança, reafirma a qualidade artística do CDA.

“Eu transito em diversos lugares do mundo e não vejo grandes diferenças entre as companhias de dança da Europa e o CDA. Geralmente esses grupos têm as mesmas caraterísticas”, conta. “Um diferencial que vejo é o Governo do Estado manter estes grupos artísticos na região. Enquanto os estados do Sul e Sudeste do Brasil estão lutando para manter seus artistas, no Amazonas é uma maravilha ver esse trabalho acontecer a todo vapor e com apoio”.

Acis and Galatea – Ópera barroca do alemão George Handel, inspirada no mito grego, num libreto de John Gay, retrata o amor de Galatea, uma ninfa semidivina e o pastor Acis, que sofre por conta do ciúme do ciclope Polyphemusque, que rejeitado por Galatea, mata Acis. Para manter o amado ao seu lado mesmo após a morte, Galatea transforma Acis em igarapé.

Para esta récita, Tíndaro adianta: “Essa é uma ópera pastoral. Nela, as bailarinas terão uma movimentação mais aquática, pelo fato delas serem a mistura de ninfas e sereias. O diferencial da movimentação desses personagens é sua adaptação criada à mitologia amazônica”.

Terá apresentações nos dias 13, 17 e 19 de maio, com o Balé Experimental do Corpo de Dança do Amazonas, Grupo Vocal do Coral do Amazonas, Solistas do Madrigal Ivete Ibiapina, Orquestra de Câmara do Amazonas; tenor Anibal Mancini; sopranos Amanda Aparício e Mirian Abad; e baixo Murilo Neves. Direção e regência: Marcelo de Jesus.

Kawah Ijen (Vulcão Azul)” – No dia 27 de maio, o Teatro Amazonas será palco da estreia mundial de “Kawah Ijen”, do compositor brasileiro João Guilherme Ripper, que foi encomendada especialmente para o FAO.

A história se passa nos arredores do vulcão Kawah Ijen, na Indonésia, onde o dono de uma mineradora enriquece às custas da exploração dos habitantes da vila. Obrigados a chegar até as profundezas da cratera para recolher as melhores pedras de enxofre, os mineiros acabam por inalar o gás venenoso que os vitima ainda jovens. Graças ao pacto com a divindade do vulcão, o dono é protegido das constantes revoltas e ameaças do povo. Entretanto, uma inesperada reviravolta acontece quando ele cobiça e violenta uma jovem da vila que dará luz aquele que mudará o destino de todos e do vulcão.

“Procurei trazer movimentações fortes e vibrantes, além de coloridas. Em ‘Kawah Ijen’ procurei algo mais visceral e espiritualizado”, destaca Tíndaro.

Os ingressos para as apresentações estão disponíveis na bilheteria do Teatro Amazonas e no site www.aloingressos.com.br, com valores que vão de R$ 5 a R$ 60.

 

Sobre o Bradesco Cultura – Com mais de 350 projetos patrocinados anualmente, o Bradesco acredita que a cultura é um agente transformador da sociedade. O Banco apoia iniciativas que contribuem para a sustentabilidade de manifestações culturais que acontecem de norte a sul do País, reforçando o seu compromisso com a democratização da arte. Com apoio a eventos regionais, museus, feiras, exposições, centros culturais, orquestras, musicais e muitos outros. A instituição tem, ainda, uma plataforma de naming rights com o Teatro Bradesco, que conta com unidades em São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2018, já passaram pela Temporada Cultural do Bradesco as exposições Julio Le Parc, Mira Schendel e Hilma af Klint, o espetáculo Bibi Ferreira e o Lollapalooza Brasil. Estão em cartaz os musicais Peter Pan e Ayrton Senna, além de diversas atrações confirmadas ao longo do ano, como os festivais de Parintins, Tiradentes, a festa junina de São João do Caruaru, ArtRio, MIMO e MADE, entre outras.

FOTOS: Michael Dantas/SEC

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão no Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado de Cultura: (92) 3631-4605 / 98172-9842 / 99241-7143 / 99199-9427 / 99228-9561

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Reordenamento do Centro Comercial e Histórico é Iniciado pela Prefeitura de Manaus

Manaus – A Prefeitura de Manaus, através das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); da Mulher, Assistência Social...

William Alemão denuncia precariedade do T4

O vereador William Alemão tem sido uma voz ativa em defesa dos usuários do transporte público de Manaus, denunciando as condições precárias do Terminal...

Homem Atropelado na Compensa Espera Socorro de Ambulância por Quase 2 Horas

Manaus – Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 6h, um homem identificado como Antônio foi atropelado na avenida Brasil, no bairro Compensa,...

Caio André denuncia alagações no Monte das Oliveiras

  O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), denunciou, nesta terça-feira (21/05), problema de alagações na rua Yarapé, no...

Cães auxiliaram na apreensão + de 500kg de drogas em 4 meses

Cães de faro para narcóticos ajudaram na apreensão de muitas drogas no Amazonas   Nos últimos quatro meses, os cães de faro para narcóticos da Polícia...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img