Copa Amazônica de Karatê consagra Clube Cassam, grande campeão do Amazonas
A Copa Amazônica de Karatê, realizada no último sábado(19.05) pela Federação Amazonense de Karatê (FAK), no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, zona oeste de Manaus, coroou o trabalho realizado pela Associação Rienkan Clube Cassam, como grande campeã. Reunindo atletas de vários estados do Brasil, o nível técnico da competição foi considerado dos mais altos e a organização do certame, que contou com apoio da Secretaria de Juventude Esportes e Lazer(Sejel) recebeu o reconhecimento que garante o Amazonas no mapa brasileiro de sedes de eventos da modalidade. “É muito gratificante chegar ao fim de uma competição como essa e saber que todo o trabalho foi reconhecido”, afirma Washington Melo, presidente da Federação Amazonense de Karatê(FAK).
Ainda de acordo com o Washington, Manaus sediou pela quinta vez um evento nacional da modalidade, mostrando credibilidade com a confederação e dando mais oportunidades de atletas amazonenses participarem de eventos nacionais em casa. “É o quinto evento nacional que a nossa federação traz para Manaus, que proporciona aos nossos atletas participar de seletivas nacionais estando em casa, com a ajuda e força da torcida e seus familiares. Esse evento, além de mostrar a credibilidade que o estado tem com a confederação brasileira de Karatê, pudemos mostrar o quanto nós temos um qualitativo de excelência em relação aos nossos atletas”, pontuou o presidente que citou alguns destaques como Cairo Freitas, Natalia Faria, contundida, mas integrante da seleção brasileira. Carlos Eduardo, bi-campeão Brasileiro, Mathues Cordeiro, Renata Dantas , Whitney Paloma e a mirim Kayane Lucena, com seis anos de idade, 3ª do ranking Nacional. “São atletas de nossa academia, focados e comprometidos, por isso
seus resultados. Estamos todos de parabéns”, acrescentou.
conseguem
Ao todo, mais de 70 atletas, vindos dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Rondônia e Roraima e do Amazonas, inclusive vindos do interior do estado. Eles participaram do 4º Circuito Open, dentro da Copa Amazônica, que serviu para os atletas mais ranqueados da categoria Sênior somarem pontos no ranking brasileiro e continuarem na disputa por uma vaga na seleção brasileira.
Washington Melo, que além de ser o presidente da (FaK) é o responsável pela Associação Rienkan Clube Cassam, maior pontuadora da competição e grande campeã. “Preciso enfatizar que estou muito feliz e sou muito grato aos instrutores da nossa academia, Douglas Freitas, Renata Dantas e Tiago Eurico. À nossa Filial do Condomínio Bela Vista, no bairro Novo Israel, que ensina Karatê a tantos jovens. É o nosso trabalho que possibilita a evolução dos jovens e as nossas conquistas”, enfatizou Washington.
Para finalizar o multifacetado carateca, dirigente, professor e técnico Washington reforça o sentimento de gratidão à equipe de arbitragem liderada pelo professor Rogério Uchôa, toda credenciada à Confederação Brasileira de Karatâ, ajudando o Amazonas a atender um pré requisito para realização de eventos nacionais. “Nosso muito obrigado a essa equipe que veio de Boa Vista nos ajudar a realizar com excelência esse grande evento de Karatê”, concluiu.