Como evitar o burnout no trabalho, indicam expecialistas

0
9


ouça este conteúdo

00:00 / 00:00

1x

Uma pesquisa, realizada em 2024, reuniu mais de 2000 voluntários que trabalham em tempo integral nos Estados Unidos, e descobriu que e mais da metade relatou sentir esgotamento mental em algum momento no último ano. Frente a esse dado, especialistas apontaram medidas que podem ser tomadas para diminuir as chances do surgimento do burnout.

Segundo o professor emérito de psicologia da Universidade Acadia no Canadá e coautor do livro “O Desafio do Burnout”, Michael Leiter, frequentemente a síndrome do burnout se manifeta quando as expectativas para um trabalho não correspondem exatamente à realidade dele. Ele explica que quando uma pessoa é solicitado a fazer mais do que pode lidar, a probabilidade dela sofrer um esgotamento aumenta.

É possível que um indivíduo tenha um burnout caso não se sinta no controle sobre seu dia, ou se suas tarefas não são gratificantes, acrescenta Luana Marques, professora associada de psicologia da Escola de Medicina de Harvard.

A professora afirma que fatores como funções antiéticas, se sentir desconectado de seus colegas ou achar que está sendo tratado injustamente por seu chefe ou colegas, podem desencadear o burnout.

burnout

Sobrecarga de trabalho é um fator que pode causar o burnout (Foto: Reprodução)

Como prevenir o burnout?

Para diminuir as chances de estafa devido ao trabalho, a diretora médica associada do Escritório de Alegria e Bem-Estar da Clínica Mayo no Arizona, Cynthia Stonnington, indica discutir e delimitar regularmente prioridades diárias ou semanais com seu chefe, além de perguntar como os retornos sobre o trabalho será recebido.

A diretora diz que essas discuções ajudam a entender como se saindo e o que pode fazer para melhorar, consequentemente ajudando a previnir o burnout.

Para Ron Goetzel, diretor do Instituto de Estudos de Saúde e Produtividade da Escola Bloomberg de Saúde Pública da Johns Hopkins, comunicação é uma das chaves contra o esgotamento, por isso ele recomenda que seja avisado quando a demanda de trabalho está deixando o funcionário sobrecarregado. Isso dará ao seu gerente a oportunidade de avaliar se certas tarefas podem ser retiradas da sua lista de afazeres.

Luana Marques acrescenta que um relacionamento bom e genuíno com os colegas de trabalho também auxiliam no combate ao burnout, criando  oportunidades para camaradagem e mentoria.

Marques ainda lembra que os relacionamentos e hobbies fora do trabalho são importantes, pois ter outros interesses e fontes de apoio ajudará a se recuperar da fadiga do trabalho



Fonte: ICL Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui