segunda-feira, maio 27, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioALEAMCombate à exploração sexual tem início nas escolas municipais.

Combate à exploração sexual tem início nas escolas municipais.

Na quinta-feira, 9 de maio, teve início em Manaus a abertura da Campanha Faça Bonito – “Proteja nossas crianças e adolescentes da violência sexual”, na Escola Municipal São Luiz, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Norte da cidade.

A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), tem como propósito mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade para criar mecanismos de prevenção contra casos de abuso infantil.

A coordenadora da campanha, professora Eliana Hayden, destaca que, em Manaus, além de esclarecer o conceito de abuso para o público infantil, a ação busca envolver a comunidade local.

Na rede municipal de ensino de Manaus, atividades estão sendo realizadas para explicar claramente o que é abuso e assédio diretamente ao público infantil, com a presença das crianças nas escolas. Isso visa não apenas garantir que elas compreendam esses conceitos e saibam como se proteger, mas também chamar a atenção dos pais e da comunidade para questões que podem ocorrer na família ou nos locais que frequenta“, afirma a coordenadora.

Carla Ribeiro, conselheira tutelar da Zona Leste II, ressalta a importância da parceria entre o conselho tutelar e as escolas para monitorar possíveis casos de abuso infantil.

A comunicação com a comunidade precisa ocorrer dentro das escolas, e o Conselho Tutelar deve estar envolvido nessas ações. Caso uma criança se sinta abusada, ela pode procurar imediatamente os conselheiros. É crucial esse tipo de comunicação para que as crianças entendam que não estão sozinhas e que têm um órgão que as defende“, destaca Ribeiro.

Outras escolas da Rede Municipal também receberão ações nos próximos dias até o final do mês.

A Campanha Faça Bonito acontece anualmente em maio, mobilizando a sociedade no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Originada após o triste episódio de violência sexual contra uma menina de 8 anos no Espírito Santo em 1973, conhecido como “Caso Araceli”.

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas revelam que em 2022 foram registradas 1.855 notificações de abuso sexual infantil, sendo 93,6% das vítimas do sexo feminino. A faixa etária mais afetada é de 10 a 14 anos, representando 54,9% dos casos, e a maioria dos supostos agressores (24,8%) são amigos ou conhecidos das vítimas.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), estão em tramitação projetos como o Maio Laranja, proposto pela deputada estadual Débora Menezes (PL), que busca conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e exploração sexual infantil. Outras iniciativas, como a Lei nº 6.555/2023 da deputada Mayra Dias (Avante) e a Lei nº 6.722/2024 da deputada Alessandra Campelo (Podemos), também buscam priorizar investigações e promover ações de proteção e prevenção contra a violência sexual infantil.

O evento em Manaus teve início com um ciclo de palestras, e a conscientização continua por meio de diversas iniciativas visando à proteção das crianças e adolescentes contra a exploração sexual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Reordenamento do Centro Comercial e Histórico é Iniciado pela Prefeitura de Manaus

Manaus – A Prefeitura de Manaus, através das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); da Mulher, Assistência Social...

William Alemão denuncia precariedade do T4

O vereador William Alemão tem sido uma voz ativa em defesa dos usuários do transporte público de Manaus, denunciando as condições precárias do Terminal...

Homem Atropelado na Compensa Espera Socorro de Ambulância por Quase 2 Horas

Manaus – Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 6h, um homem identificado como Antônio foi atropelado na avenida Brasil, no bairro Compensa,...

Caio André denuncia alagações no Monte das Oliveiras

  O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), denunciou, nesta terça-feira (21/05), problema de alagações na rua Yarapé, no...

Cães auxiliaram na apreensão + de 500kg de drogas em 4 meses

Cães de faro para narcóticos ajudaram na apreensão de muitas drogas no Amazonas   Nos últimos quatro meses, os cães de faro para narcóticos da Polícia...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img