segunda-feira, março 4, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
HomeMANAUSSOCIEDADEBoom de concursos: formação técnica contribui para melhores salários

Boom de concursos: formação técnica contribui para melhores salários

Governo federal já anunciou mais de 8 mil vagas. Veja como cursos técnicos podem ajudar a obter maiores remunerações

Com uma série de concursos já anunciados pelo Ministério da Gestão e Inovação, a busca por uma vaga em repartições públicas está em alta. Segundo a plataforma Gran Cursos Online, especializada no tema, já são mais de 8 mil vagas abertas para 2023 e há ainda a possibilidade de mais 10 mil serem anunciadas até o fim do ano. Isso sem contar concursos na esfera estadual e municipal.

Para boa parte dos certames, há vagas que pedem desde apenas o ensino médio até cursos técnicos ou de ensino superior. As diferentes formações influenciam nos cargos e consequentemente nas remunerações, abrindo um leque de possibilidades para quem deseja se qualificar profissionalmente para alcançar maiores salários.

Coordenadora do eixo de Gestão e Negócios do Centro de Ensino Técnico (Centec), a professora Viviane Melo diz que vale a pena procurar uma formação antes de se candidatar a um cargo no setor público. “Hoje, as opções de vagas para formação de nível técnico têm crescido muito, inclusive, nas Forças Armadas. Temos visto isso se refletir até mesmo na busca por uma formação na área administrativa, com o objetivo de ingressar em órgãos públicos”, comenta.

Segundo ela, uma das melhores opções é o curso técnico em administração, pois aborda questões comuns no dia a dia das repartições públicas. “Há uma disciplina específica no curso, chamada ‘arquivamento’, em que o aluno aprende sobre o setor público, a finalidade desta área e como lidar com a base pública de documentos, dentre outros temas”, pontua.

No Centec, a formação presencial em administração tem duração de 12 meses e está disponível nos três horários (manhã, tarde e noite). Existe ainda a possibilidade de cursar o técnico pelo Ensino à Distância (EAD), cuja formação dura seis meses.

Ainda na área de Gestão e Negócios, outras opções consideradas interessantes para quem deseja se candidatar a concursos públicos são o técnico em informática, recursos humanos e contabilidade. Todas estão ligadas a cargos comumente oferecidos em certames para diferentes órgãos públicos.

Saúde
Para além dos números, planilhas e documentos, um setor que exige cada vez mais profissionais qualificados é o de saúde no setor público. Segundo o site especializado ‘Enfermagem Concursos’, há previsão de que o governo do Amazonas inclua na Lei Orçamentária Anual (LOA), a ser aprovada neste ano, a realização de concurso público para a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Sem dúvidas, o curso com maior demanda para essa área é o de técnico em enfermagem. Gestor do eixo de Saúde do Centec, o professor Joaquim Rodrigues explica como a formação inclui conhecimentos necessários ao exercício da profissão em diferentes esferas, dentre elas, o setor público.

“No curso, tratamos de tudo que envolve relacionamento de seres humanos, atendimentos pautados na humanização, algo importantíssimo em todos os setores. As aulas são muito voltadas para o preparo desse futuro profissional, com disciplinas como políticas de saúde, práticas de enfermagem e assistência de enfermagem em saúde pública”, pontua o docente.

Ele cita ainda outros cursos que podem ser uma boa opção para quem deseja ingressar no setor público pela área da saúde. “Na área da saúde, os setores com maior demanda são para o ambiente da enfermagem, com destaque para certames anuais da Forças Armadas. Porém, temos também concursos para quem trabalha em laboratório, como técnicos em farmácia, de auxiliar de saúde bucal e radiologista. Vale lembrar que além do público, a rede particular de saúde sempre está à procura de profissionais”, afirma o professor.

Foto: Freepik

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Manaus

Defesa Civil registra quatro ocorrências durante forte chuva que atingiu Manaus neste sábado (02)

Manaus -A Prefeitura de Manaus, por meio da Central 199, da Defesa Civil do município, registrou, neste sábado, 2/3, até as 17h, quatro ocorrências,...

Saiba a importância da suplementação nutricional para idosos

    Com o Brasil registrando um envelhecimento recorde, a parcela da população com 65 anos ou mais atingiu 10,9%, totalizando aproximadamente 22,2 milhões de pessoas...

*IADESH promove atividades semanais de convivência e desenvolvimento para usuários do SCFV*

A Instituição de Apoio ao Desenvolvimento Humano e Social (IADESH), que mantém uma programação semanal de atividades complementares voltadas para os usuários do Serviço...

Caio André participa de entrega de identidades profissionais a membros do Conselho de Educação Física

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (Podemos), participou, na noite desta segunda-feira (26/02), da solenidade de entrega das Cédulas...

Prefeitura itinerante é realizada em comunidades indígenas de Borba

  A Prefeitura de Borba, em parceria com o Tribunal de Justiça e Tribunal Regional Eleitoral (TRE), está realizando o projeto Prefeitura Itinerante que tem...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img