sexta-feira, maio 17, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioINTERIOR DO AMAZONASbarcelosBarcelos 264 anos, muitas histórias, muitos peixes e potencial de crescimento !...

Barcelos 264 anos, muitas histórias, muitos peixes e potencial de crescimento ! Por Radson Alves !

O Segundo maior município do Brasil em área territorial (com área de 122.476 km²),  completa mais um ano nesse dia 06 de maio:   264 anos.

Com aproximadamente 28 mil habitantes, a cidade que fica localizada no NORTE DO AMAZONAS proxima à região da Cabeça do Cachorro (Alto Rio Negro), está a 401 quilômetros da Capital Amazonense.
O Município foi oficialmente criado em 1931.   Mas Barcelos foi fundada em 1728 e  elevada à vila em 6 de maio de 1758, data a partir da qual se conta a idade.
Em 1788 o Coronel Manuel da Gama Lobo D’Almada é nomeado Governador da Capitania e três anos mais tarde a sede da capitania passa para o Lugar da Barra (Manaus), retornando à Barcelos em 1799. Em 1808 a sede é transferida definitivamente para o Lugar da Barra, e em 1806, obedecendo a ordens do Governador Joaquim Vitório da Costa, são demolidos todos os prédios da Vila de Barcelos, à exceção do palácio, da provedoria e da Igreja.     A partir dessa transferência, Barcelos entrou num profundo estado de decadência, ficando na condição de simples Comarca.

A chegada da ORDEM DOS PADRES SALESIANOS no início do século XX, deu inicio a uma recuperação de Barcelos, que voltou a erguer-se novamente . Em 1938 com o Decreto-Lei estadual nº 68, em 31 de março, Barcelos recebeu foros de cidade. Em 04 de junho de 1968, trinta anos mais tarde, a região de Barcelos é reconhecida como área de segurança nacional pela Lei Federal nº 5.449 .

 

Barcelos é área estratégica de Segurança Nacional, por fazer fronteira com a Venezuela

A produção agrícola, baseada nas culturas de frutas como banana, açaí, castanha e tuberculos como macaxeira e mandioca tem potencial para crescimento. Atualmente não supre as necessidades do município, que importa a maioria dos gêneros alimentícios que consome, motivo pelo qual o Governo do Amazonas determinou ao município, atenção especial do Sistema Sepror (Secretaria de Produção Rural, Instituto de Desenvolvimento Agrícola (IDAM), Agencia de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e Agencia de Defesa (ADAF), afim de potencializar o cultivo e comercialização no Setor Primário barcelense.

Imagem de Autazes. Pintura do Século 19

 

Imagem dos dias atuais da cidade que ja foi a Capital do Amazonas

Nos dias atuais a principal fonte de renda é a pesca sustentável de PEIXES ORNAMENTAIS, com destaque para o Cardinal e o Acará Disco. A grande produção desses peixes permite uma considerável exportação com mais de  20 milhões de peixes por ano para todo o mundo, principalmente para o Japão, sendo que a especie mais comercializada é o Cardinal.

Barcelos, foi a primeira capital do Amazonas, por isso é uma cidade bastante desenvolvida, comparada à outros municípios amazonenses,  sobretudo uma cidade repleta de riquezas naturais, culturais , históricas e de uma população altamente politizada..

A festa em 2022, com direito a atração Nacional, é no Piabódromo(espaço onde é realizada a principal festa da cidade FESTIVAL DO PEIXE ORNAMENTAL CARDINAL X ACARÁ DISCO)…

Mas a dura realidade Barcelense é nas ruas, nos bairros, onde a população aguarda a melhoria de vida, como foi prometido em campanha pelo atual prefeito, Edson Mendes.  A falta de estrutura de alguns locais de Barcelos, que desespera os cidadãos barcelenses, não parece ser prioridade para o chefe do executivo municipal, que promove uma grande festa no PIABÓDROMO.


E apesar de ser merecida a lembrança dos 264 anos de Barcelos, não há muita coisa a ser comemorada.

Alguns bairros, como Marará e Santo Antônio estão completamente esquecidos pelo poder publico, e literalmente atolados em lama, disputando espaço , onde deveria ser calçada, com matagal.

Uma das cidades mais belas do Amazonas, destruída e que silenciosamente pede socorro.



Dias melhores virão.

“Quem faz a cidade somos nós. Nossa mensagem é de esperança e agradecimento a toda essa gente que trabalha para que seus filhos possam sonhar com um futuro melhor.”

Foi com essa frase que o Barcelense  Engenheiro de Pesca Radson Alves, conhecido como Radinho, iniciou esta sexta-feira 06 de maio.  Exercendo o cargo de diretor Técnico do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentavel do Amazonas(IDAM), Radinho mantem sua preocupação, à distancia, e está constantemente em contato com o povo Barcelense.  Radinho, como é conhecido, é um dos profissionais mais bem preparados para atuar no Setor Primário do Amazonas, como um vasto currículo acadêmico e grande experiência no serviço publico. Em 2020, pela primeira vez,  ele colocou seu nome à disposição do povo Barcelence. Concorreu à prefeitura de Barcelos, quando ficou em segundo colocado por 508 votos, mas sua dedicação à cidade natal, permanece e é diária.

“Mesmo com nossa corrida vida profissional, sempre estou atento ao dia-a-dia de Barcelos. Nossa cidade é um patrimônio histórico que precisa de muito zelo e carinho. As famílias tem direito a uma vida mais segura, mais estruturada, mais atualizada e menos sofrida. Fazemos votos que tudo de bom ocorra para os Barcelenses e estamos sempre trabalhando por isso !”, finaliza Radinho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

No Dia Internacional Contra Homofobia, Sejusc reforça os serviços disponíveis e a luta por respeito

Ações são coordenadas pela Gerência de Diversidade de Gênero Neste dia 17 de maio é celebrado o Dia Internacional Contra Homofobia, data que marca a...

Circuito Cultural Promove Luta Contra a LGBTfobia em Manaus

Dia Internacional do Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia será celebrado no dia 17 de maio Instituído após a exclusão da homossexualidade da Classificação Internacional...

Sepror participa da 2ª reunião nacional do Plano ABC+ em Brasília

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participa da 2ª Reunião Nacional do Plano ABC+, em Brasília, iniciada nesta quarta-feira (15/05), com duração...

PGE-AM obtém liminar impedindo corte de energia na Arena da Amazônia

  A Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) obteve, nesta quarta-feira (15/05), uma liminar junto à 4ª Vara da Fazenda Pública impedindo que a concessionária Amazonas...

MPAM promove curso de tiro e armamento para novos promotores

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim), realizou um treinamento...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img