InícioNOTÍCIAS DA SAÚDEAlerta: 25% dos homens entre 40 a 49 anos podem ter o...

Alerta: 25% dos homens entre 40 a 49 anos podem ter o aumento benigno da próstata

O aumento benigno da próstata, conhecida como hiperplasia prostática benigna, pode atingir cerca de 25% dos homens na faixa etária de 40 a 49 anos, e a incidência faz com que especialistas alertem para os cuidados preventivos do homem.  Na faixa entre 70 e 80 anos, essa taxa chega a 80%.

O crescimento da próstata pode comprimir a uretra, diminuindo o seu calibre e dificultando ou impedindo a passagem da urina. De acordo com o urologista Flávio Antunes, o diagnóstico precoce da doença aumenta as chances de cura.

“A hiperplasia está relacionada com a idade e fatores genéticos, além da síndrome metabólica, como a diabetes, colesterol e triglicérides altos, sedentarismo e obesidade. Os sintomas estão relacionados com o ato de urinar”

Os sintomas são: dificuldade para urinar, aumento da frequência para urinar, tanto de dia quanto de noite, e urgência para urina. O volume e a força do fluxo urinário podem diminuir notavelmente e a urina pode ficar gotejando ao final da micção. Outro sinal de alerta é quando os homens apresentam infecções urinárias frequentes e até sangramento.

Segundo Flávio Antunes, o homem deve começar a fazer os exames preventivos a partir dos 40 anos. Exames de sangue, uréia e creatinina, que permitem avaliar a função renal; PSA (antígeno prostático específico), para facilitar a avaliação de possíveis tumores de próstata; Urina tipo I para avaliar a presença de sangue ou infecção urinária e exames de imagem, como a ultrassonografia, são solicitados para diagnosticar a hiperplasia prostática benigna. Outro exame bastante utilizado é a fluxometria e em alguns casos o Estudo urodinâmico.

Entre as consequências mais graves da doença, segundo Antunes, está a alteração da bexiga, levando a uma falência da função do órgão.

“Ela perde a habilidade de contrair, e isso sobrecarrega os rins. Em casos extremos, o paciente pode ter deficiência renal, necessitando de hemodiálise. Aos mínimos sintomas, o homem deve procurar o urologista para que a doença seja diagnosticada ainda no começo. A avaliação adequada vai fazer com que a técnica de tratamento seja eficaz no combate à hiperplasia prostática. Geralmente, o médico utiliza medicações ou opta pela cirugia”, destacou o urologista.

Ainda conforme o especialista, a grande desvantagem do uso da medicação é que ela não cura a doença. O medicamento apenas ameniza os sintomas, mas não cura. A cirurgia, nesse caso, pode ser a mais indicada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Após descumprir decisão cautelar, prefeito de Itamarati tem bens bloqueados pelo TCE-AM

  Em decisão unânime na manhã desta segunda-feira (20), os conselheiros do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) determinaram a indisponibilidade e bloqueio dos bens...

No Dia Internacional Contra Homofobia, Sejusc reforça os serviços disponíveis e a luta por respeito

Ações são coordenadas pela Gerência de Diversidade de Gênero Neste dia 17 de maio é celebrado o Dia Internacional Contra Homofobia, data que marca a...

Circuito Cultural Promove Luta Contra a LGBTfobia em Manaus

  Dia Internacional do Combate à Homofobia, Bifobia e Transfobia será celebrado no dia 17 de maio Instituído após a exclusão da homossexualidade da Classificação Internacional...

Sepror participa da 2ª reunião nacional do Plano ABC+ em Brasília

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) participa da 2ª Reunião Nacional do Plano ABC+, em Brasília, iniciada nesta quarta-feira (15/05), com duração...

PGE-AM obtém liminar impedindo corte de energia na Arena da Amazônia

  A Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM) obteve, nesta quarta-feira (15/05), uma liminar junto à 4ª Vara da Fazenda Pública impedindo que a concessionária Amazonas...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img