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Acidente na academia: saiba quais são os cuidados ao realizar exercícios

 

Profissional de Educação Física pontua quais são os deveres e obrigações que os estabelecimentos devem seguir

O acidente em Juazeiro do Norte, no Ceará, acendeu um alerta entre os frequentadores de academias pelo Brasil. Você já se perguntou quais são os deveres e obrigações dos estabelecimentos para evitar este tipo de ocorrência? Para entender quais são as regras, Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company e membro do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), listou as principais informações que devem ser realizadas no estabelecimento e por seus usuários. Saiba quais são:

  1. A prática de exercícios: deve ser realizada com a orientação e auxílio de um profissional de Educação Física.
  2. Avaliação inicial: realizar uma avaliação física e de saúde detalhada antes de iniciar qualquer programa de treinamento.
  3. Acompanhamento regular: fazer reavaliações periódicas para acompanhar o progresso do aluno e ajustar o programa de atividade, se necessário.
  4. Considerações médicas: levar em conta o histórico médico, lesões prévias e condições de saúde ao elaborar a rotina fitness.
  5. Individualização: adaptar os treinos de acordo com as necessidades, objetivos e limitações de cada aluno.
  6. Orientação técnica: assegurar que os alunos executem os exercícios com a técnica correta para prevenir lesões.
  7. Progressão gradual: aumentar a intensidade e a complexidade dos exercícios de maneira gradual, evitando sobrecargas.
  8. Supervisão constante: ficar atento à execução dos exercícios, corrigindo posturas inadequadas e prevenindo acidentes.
  9. Higiene e segurança: manter o ambiente limpo e organizado, além de garantir a manutenção dos equipamentos.
  10. Atualização profissional: permanecer atualizado com as melhores práticas e novos conhecimentos na área.
  11. A segurança e o bem-estar dos alunos: devem ser prioridade.

Todos os estabelecimentos que oferecem atividades físicas como: musculação, aulas coletivas, hidroginástica, Cross Training etc. devem possuir o registro no CREF/CONFEF. Esse detalhe garante que o ambiente é fiscalizado, tem um responsável técnico e está cumprindo todas as normas de segurança e qualidade exigidas pelo órgão.

O responsável técnico é um profissional habilitado na forma da lei que regulamenta a profissão, a qual é conferida atribuição para exercer a responsabilidade técnica de um empreendimento. Tem o dever de trabalhar para a preservação da saúde, da segurança e do bem-estar da população, bem como o de agir em favor da prevalência do interesse público sobre o privado na empresa em que atua. “Para atingir esse objetivo, esta pessoa deve ter como norma de conduta ético-profissional a preocupação prioritária com o controle de qualidade e a garantia do consumidor”, orienta Netto.

As responsabilidades destes profissionais envolvem: coordenar o corpo técnico do estabelecimento; supervisionar a execução das intervenções profissionais nas diversas atividades e programas; inspecionar os equipamentos e acessórios que estão sendo utilizados pelo público.

O cliente pode e deve determinar se a academia que frequenta está em ordem ao observar vários fatores que indicam a qualidade e a organização do estabelecimento.

Aqui estão algumas dicas para ajudar o usuário a avaliar se academia, box ou estúdio está em ordem:

  1. Instalações limpas e em condições de utilização.
  2. Equipamentos em bom estado: é importante verificar se os equipamentos de exercício estão em boas condições de funcionamento, sem sinais óbvios de desgaste excessivo ou danos. Itens quebrados ou desgastados podem ser um sinal de falta de manutenção.
  3. Equipe profissional e atenciosa: funcionários profissionais, bem treinados e atenciosos são indicativos de uma academia bem gerenciada. Eles devem estar disponíveis para responder a perguntas, ajudar com o uso adequado dos equipamentos e fornecer orientação.
  4. Feedback de outros clientes: converse com outros alunos da academia para obter informações sobre a experiência vivenciada no ambiente. Isso pode ajudar a obter relatos sobre a qualidade do ambiente, dos profissionais e dos serviços oferecidos.
  5. Avaliações e reputação on-line: comentários e avaliações deixadas por outros usuários sobre a experiência vivenciada no ambiente são detalhes que devem ser levados em conta no momento da decisão.
  6. A escolha de uma academia pode variar muito, pois depende da expectativa do consumidor e é algo muito individual. Mas independente dessa expectativa, o importante é escolher um estabelecimento que seja registrado e regido pelas regras do sistema CONFEF/ CREF e que a segurança seja a prioridade na decisão.
  7. Primeiros socorros:  é altamente recomendável que as academias tenham profissionais treinados disponíveis para lidar com situações de acidentes ou emergências médicas. “Ter alguém capacitado para prestar os primeiros socorros faz a diferença em casos de lesões repentinas, indisposições ou ocorrências que podem ocorrer durante a prática de exercícios. Isso contribui para a segurança dos frequentadores e ajuda a minimizar o impacto. Além disso, a presença de pessoas treinadas neste tipo de atendimento é crucial até a chegada de ajuda médica profissional”, ressalta Netto.

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