terça-feira, maio 28, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioCULTURAAção no T1 lança programação de Natal do Governo do Amazonas

Ação no T1 lança programação de Natal do Governo do Amazonas

  Nesta segunda-feira (27/11), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em parceria com Fundo de Promoção Social (FPS), lançou a programação do “Natal com + Amor”, com intervenções artísticas no Terminal 1, localizado na avenida Constantino Nery, no Centro de Manaus. As ações acontecerão em diferentes pontos da cidade até o dia 15 de dezembro, com a participação dos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e dos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, convidando o público para o tradicional concerto natalino.

A partir desta semana, também serão realizadas cantatas no Largo São Sebastião, a partir das 18h, com corais convidados. Os parques Cajual, Mestre Chico, Liberdade e São Raimundo, além do Centro Educacional de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, receberão atividades culturais. Este último contará ainda com Feira Criativa Natalina e Gastronômica.

Segundo o secretário de Cultura, Denilson Novo, a estratégia busca ampliar as ações para que mais pessoas participem da programação natalina. Ele adiantou que, neste ano, serão montadas três árvores de Natal e o governo ainda incentivará a criação de mais quatro nas regiões do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

“Além do tradicional no Largo São Sebastião, também vamos levar atrações para as zonas norte e leste, com montagem de árvores de Natal no Centro de Convivência Padre Vignola, no bairro Cidade Nova; e no Centro Educacional de Tempo Integral Elisa Bessa Freire, no Jorge Teixeira”, disse o secretário. “No Prosamim, as árvores serão confeccionadas pelos próprios moradores e a mais bonita receberá um prêmio. Queremos envolver as comunidades e mostrar a participação popular”.

Para a presidente de Honra do Fundo de Promoção Social, Mônica Mendes, o “Natal com + Amor” vem para resgatar o espírito natalino por meio da solidariedade, com arrecadação de alimentos para doar para instituições carentes.

“Teremos vários pontos de arrecadação, mas para quem não tem tempo de deixar, a nossa equipe pode buscar. É fazer o bem para quem precisa de nossa mão amiga”, disse a presidente, informando os contatos para doações: 3303-8346 ou 99489-8454.

Concerto com temática regional – O espetáculo de Natal estreia no palco do Teatro Amazonas no dia 17 de dezembro, com acesso gratuito. Os recitais serão exibidos em dois horários, 18h e 20h, até o dia 23, quando também acontecerá a transmissão no Largo São Sebastião.

De acordo com o diretor-geral Jorge Kennedy, o concerto despertará o sentimento de identificação na plateia. “O público vai se sentir representado no palco. O menino Jesus vai chegar trazido por todos os amazonenses”, afirma o diretor. “Ao todo, serão dez apresentações, com uma hora de duração, até o dia 23 de dezembro”.

Kennedy ressaltou que o “Natal com + Amor” vai destacar os personagens e ritmos da região. “Vamos referendar as personagens da cultura popular, as lendas, a fauna; e os nossos ritmos, vamos ter boi-bumbá, ciranda e o gambá. Será um passeio pela Amazônia”, afirmou o diretor.

 

Resgate – Tiago Oliveira, responsável pelo texto e direção teatral, reforçou que o espetáculo será um resgate da cultura popular. “Criamos uma história regional na qual a personagem principal é a menina Ceci, que mora no interior do Estado e que tem muito contato com a natureza. Ela sonha encontrar uma estrela e terá ajuda de seus amigos da floresta para realizar esse desejo”, adiantou.

Os amigos são um boto, que se transforma em criança e que representa o elemento água; uma sumaumeira, que representa a terra; e um filhote de uirapuru, representante do ar. “Nessa aventura, temas do imaginário caboclo serão intercalados com os recortes para a história bíblica do nascimento de Jesus”, afirmou Tiago.

O elenco do espetáculo terá cerca de 130 pessoas, entre bailarinos, cantores, atores; além da orquestra. Será formado pelos alunos do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, profissionais dos Corpos Artísticos do Amazonas, profissionais dos corais, além dos convidados selecionados em audições.

 

 

FOTOS: Michael Dantas /SEC

Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão nas redes sociais Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).

 Assessoria de Imprensa – Secretaria de Estado de Cultura:

Contatos: (92) 3631-4605 / 98172-9842 / 99241-7143 / 99199-9427 / 99228-9561

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Reordenamento do Centro Comercial e Histórico é Iniciado pela Prefeitura de Manaus

Manaus – A Prefeitura de Manaus, através das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf); Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); da Mulher, Assistência Social...

William Alemão denuncia precariedade do T4

O vereador William Alemão tem sido uma voz ativa em defesa dos usuários do transporte público de Manaus, denunciando as condições precárias do Terminal...

Homem Atropelado na Compensa Espera Socorro de Ambulância por Quase 2 Horas

Manaus – Na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 6h, um homem identificado como Antônio foi atropelado na avenida Brasil, no bairro Compensa,...

Caio André denuncia alagações no Monte das Oliveiras

  O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (União Brasil), denunciou, nesta terça-feira (21/05), problema de alagações na rua Yarapé, no...

Cães auxiliaram na apreensão + de 500kg de drogas em 4 meses

Cães de faro para narcóticos ajudaram na apreensão de muitas drogas no Amazonas   Nos últimos quatro meses, os cães de faro para narcóticos da Polícia...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img