domingo, fevereiro 25, 2024
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
HomeESPORTESAcademia de Jiu Jitsu do amazonense Rodrigo Pinheiro, faz grande encontro de...

Academia de Jiu Jitsu do amazonense Rodrigo Pinheiro, faz grande encontro de graduação nos Estados Unidos da America

Desempenhando um papel de protagonista na vida de milhares de famílias, o Jiu Jitsu se consolidou há pelo menos quatro décadas como um importante vetor social, contribuindo decisivamente para a melhoria na qualidade de vida no Amazonas.  Seja como atividade esportiva, seja como aliado na questão educacional ou propriamente como ferramenta social, retirando as crianças e adolescentes das ruas, minimizando a exposição das mesmas às mazelas sociais, como o trafico de drogas por exemplo.

Na capital amazonense, considerada uma das maiores escolas do JiuJitsu em todo mundo, a modalidade aperfeiçoada e difundida pela familia Grace, disputa com o futebol em numero de praticantes, sendo com certeza a mais praticada em terras amazonenses, principalmente entre as meninas.

Nessa pegada, diversas bandeiras se fortaleceram desde a década de 1980. Centenas de academias abriram suas portas e passaram a funcionar nos mais diversos bairros da maior cidade da Amazônia.

Apesar de o Brasil ser o país do Futebol, em Manaus a modalidade mais praticada por meninos e meninas é o JiuJitsu, o que garante a Manaus um posto entre os maiores celeiros mundiais da modalidade

É que apesar da riqueza natural da Região Amazônica e da força do modelo Zona Franca de Manaus (Polo Industrial de Manaus) , muitas crianças não têm acesso à uma boa educação ou outras atividades educacionais que permitam sua ascensão social. Nessa lacuna, entra o JIU JITSU, que muda para melhor a vida de seus praticantes, semeando sonhos e permitindo mudanças significativamente positivas na realidade de suas famílias.

A disciplina aplicada e exigida, a persistência necessária para bons resultados, a efetiva convivência com os mestres e outros pontos importantes, fazem do JiuJitsu um capitulo a parte na história recente de Manaus, a maior cidade da Amazônia Brasileira.

 

Jiu Jitsu :  De Manaus para o Mundo

Apesar de estar presente em todas as zonas de Manaus, histórica e desportivamente o JiuJitsu destacou-se nas zonas Centro-Oeste (Dom Pedro, Alvorada e Ajuricaba), Zona Sul (Japiim) e Centro Sul (São Geraldo e Aparecida).  Foi a partir desses bairros que as academias foram abrindo suas filiais e hoje ganham força nas zonas Norte (Cidade Nova) Leste (São José, Tancredo Neves e Jorge Teixeira) e zona Oeste (Compensa).  E de Manaus para o mundo. Os bons resultados permitiram que sonhos fossem realizados.

É o caso do mestre Faixa Preta 5º Rodrigo Pinheiro, formado pela academia Agenor Alves no bairro Japiim, que de Manaus mudou-se para os Estados Unidos da America, com um projeto vitorioso :  “Histórias de Sucesso baseadas em trabalho Sólido!”.    Um sonho, planejamento, treinos diários, intensidade nos trabalhos desenvolvidos…  Alguns ensinamentos que Rodrigo Pinheiro carrega e ensina.

 

Rodrigo Pinheiro: Imagem Instagram

Há 18 anos morando na terra do Tio Sam, Rodrigo Pinheiro almejou e alcançou o mesmo bom desempenho de quando era somente atleta, nas palavras do contemporâneo Cristiano Carioca da Carioca Team: Rodrigo sempre foi “Sinistro”, “Casca Grossa”, termos utilizados para qualificar e elogiar os atletas de ponta.

 

 

Hoje rodrigo Pinheiro é Professor, orientador e administrador de suas três academias , localizada no estado do Texas, cidade San Antônio, nos Estados Unidos da América. Com uma forte equipe formada ele conta desde sempre com a ajuda de seus conterrâneos e irmãos de quimono, que o auxiliam no dia a dia, garantindo a Rodrigo o tempo necessário para cuidar de tudo.

O trabalho desenvolvido na RPBJJ é reconhecido em todos os Estados Unidos

Academias lotadas, com atletas de todas as idades, homens e mulheres. Sozinho seria impossível, por isso os parceiros se tornaram peças fundamentais para a difusão do JiuJitsu Brasileiro nas academias RPBJJ.


Ajuda de ouro

Entre os instrutores que auxiliam Rodrigo Pinheiro nos trabalhos das Academias estão Manoel Ribamar e Alex Feitoza. No caso de Alex, Faixa Preta 2º, especialista na “luta de Guarda” ( quando o atleta prefere lutar por baixo/ guardeiro), o trabalho é a continuidade do que fazia em Manaus, onde participou da formação de centenas de crianças e adolescentes,  em atletas de JiuJitsu.  Trabalho que recebe continuidade, com um publico diferente, porem com o mesmo objetivo: Oportunizar a realização de sonhos por meio do Jiu Jitsu Brasileiro.

“Orientar esses atletas, de qualquer idade, é a continuidade do sonho de qualquer professor. Passamos por diversas etapas e nesse momento somos o exemplo para eles, passamos as instruções e acompanhamos de perto o desenvolvimento de casa um deles. Com certeza todos irão contribuir com uma sociedade mais justa e mesmo na adversidade saberão proceder”, afirma Alex Feitoza.

Professores Alex Feitoza e Manoel Ribamar são alguns dos faixas pretas que atuam diariamente no ensinamento e aperfeiçoamento técnico dos atletas da RPBJJ

Anualmente as Academias RPBJJ realizam a cerimônia unificada de graduação, um grande encontro no qual os atletas passam pela análise, aprovação e reconhecimento do trabalho desenvolvido durante o ano.   Em 2023 a festa foi realizada no ultimo sábado, 16 de dezembro, e reuniu mais de 200 atletas, oportunidade em que todos os praticantes recebem de seus próprios mestres as suas novas faixas ou suas novas graduações (grau).

A graduação finaliza um período e dá inicio a um novo ciclo, que ignora datas festivas, passeios, festas…  tudo com fóco no objetivo, que é o desenvolvimento humano, contribuição social e fortalecimento de uma nação.

Texto:  Nailson Castro
Fotos:  Divulgação

Equipe de Graduados Faixas Pretas auxilia rodrigo nas orientações e desenvolvimento de centenas de alunos que aderiram ao Jiu Jitsu Brasileiro (BJJ)
Pessoas de todas as idades participam das aulas na BJJ, que oferecem ainda aos atletas de alto rendimento, treinamento em outras modalidades de luta.

Fica, do site OAJURICABA.COM.BR ,o registro e os parabéns ao Mestre Rodrigo Pinheiro e toda sua equipe.

 

Nailson Castro – Faixa Preta 1º, Jornalista e Editor.

Esporte é Vida. Os 26 anos do projeto desenvolvido pelo Clube Agenor Alves de Jiu-Jitsu que salvou dezenas de jovens em Manaus

Escola de Jiu-jitsu no Santa Etelvina se tornará mais recente polo do Programa ‘Esporte na Periferia’

Arena Amadeu Teixeira é sede da 10ª edição do Campeonato Amazonense Jiu-jitsu Pro

 

O Pioneirismo no JiuJitsu na Comunidade de guerreiros do Conjunto Ajuricaba

Bibiano Fernandes , campeão mundial de jiu-jítsu e lutador de MMA, fala para deputados na Aleam

A história de Matheus Segadilha, Campeão de JiuJitsu “abandonado no Ceará”!

Amazonense Mica Galvão mantém cinturão de campeão no MajesticBjj 3

Há exatos 83 anos, perdemos JIGORO KANO, o PAI DO JUDÔ! (com vídeos)

Mais matérias sobre Jiu Jitsu, clique no link abaixo

https://oajuricaba.com.br/page/3/?s=jitsu

Artigos Relacionados
spot_imgspot_img

2 COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_imgspot_img

Manaus

PT MANAUS : RESISTENCIA SOCIALISTA REPUDIOU O VEREADOR SASSÁ POR CRITICAR A FALA DE LULA

Os núcleos políticos que fazem parte do coletivo Resistência Socialista, que compõe o Partido dos Trabalhadores, no Amazonas, divulgou na manhã desta terça-feira (20),...

Manaus Vôlei enfrenta Araucária Vôlei pela sexta rodada da Superliga B de Voleibol

Nesta quarta-feira (21/02), às 19h (horário local), o Manaus Vôlei / Nilton Lins / Hien Kan vai em busca da primeira vitória na Superliga...

Após indicação de Kennedy Marques, conjunto Viver Melhor receberá mutirão de castração

  Após indicação do vereador Kennedy Marques (PMN), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizará, do dia 19 a 29 de fevereiro, mais um...

Ação e Reação. Exigências e Retribuições da Vida !

Maria Jiló é uma senhora de 92 anos, miúda e tão elegante , que todo dia às 08 da manhã ela já está toda...

Mesmo com volume de lixo maior do que em 2023, Manaus amanhece limpa pós-Carnaval

  A Operação Carnaval desencadeada pela Tumpex, empresa de coleta de lixo que atua em Manaus, retirou o equivalente a 5% a mais apenas no...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img