quinta-feira, novembro 21, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioBR-319Relatório de Repavimentação da BR-319 é Comemorado por Deputados

Relatório de Repavimentação da BR-319 é Comemorado por Deputados

Os deputados utilizaram a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) para celebrar a publicação do relatório do grupo de trabalho que confirma a viabilidade técnica e ambiental para a repavimentação da rodovia BR-319. Os parlamentares Mário César Filho (União), Rozenha (PMB), George Lins (União) e Sinésio Campos (PT) destacaram a importância do aval positivo para a reconstrução da estrada.

Mário César, em seu discurso, parabenizou o grupo de trabalho e sugeriu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visite a BR-319 durante sua visita ao estado do Amazonas para participar do Festival Folclórico de Parintins no fim do mês.

“Seria fundamental que o presidente Lula, junto com sua comitiva, visse de perto a situação da BR-319, para que ele possa instruir a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a avançar com o projeto. Acredito que o presidente Lula encontrará muitas pessoas em situação de miséria, que dependem do tráfego de veículos para venderem seus produtos”, comentou Mário César.

O deputado Rozenha (PMB), em aparte, criticou a ministra Marina Silva (Rede), acusando-a de ser o principal obstáculo para o andamento do projeto. Ele ressaltou o papel de outros deputados na luta pela repavimentação, mencionando Sidney Leite (PSD) e o senador Omar Aziz (PSD), que também criticaram Marina Silva.

George Lins também aproveitou seu tempo para criticar a ministra, afirmando que o relatório favorável à repavimentação foi um “banho de água fria” para ela, acusando-a de sempre se opor ao desenvolvimento do Amazonas e de Roraima.

Sinésio Campos, líder do PT e “líder de Lula” no Amazonas, declarou que o relatório favorável à repavimentação demonstra “o compromisso do governo federal com a Amazônia”. Ele destacou que a falta de manutenção da BR-319 não resolveu as questões ambientais e econômicas da região.

É claro que atividades na nossa região não prejudicam a questão ambiental. O grupo de trabalho do governo federal demonstrou que a repavimentação é viável e tenho certeza que o presidente Lula, com recursos do PAC, garantirá a solução definitiva para a BR-319“, disse Sinésio.

Durante os 15 anos em que Marina Silva esteve afastada do Ministério do Meio Ambiente (entre 2008 e 2023), o trecho central da BR-319, de aproximadamente 405 quilômetros, não avançou, mesmo nos governos Dilma, Temer e Bolsonaro. Em maio de 2023, durante uma audiência na Câmara dos Deputados, a ministra se defendeu:

Saí em 2008. Se esse projeto fosse fácil, sem grande impacto ambiental ou tivesse comprovada viabilidade econômica, social e ambiental, passando pela avaliação técnica do Ibama sem pressões, já teria sido realizado“.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Em nota conjunta, entidades acusam Câmara de Manaus de racismo

MANAUS – Em nota conjunta de repúdio publicada nas redes sociais nesta quarta-feira (20), a OAB-AM, Unegro (União de Negros e Negras pela Igualdade),...

Governo Francês e agência da ONU visitam equipamento de assistência à mulher em situação de violência do Amazonas

Representantes da embaixada francesa e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) visitaram, nesta quarta-feira (20/11), o equipamento do Governo do Amazonas em...

PUC-Campinas e INDT: Uma Parceria Estratégica para Fortalecer a Cibersegurança e a Formação de Especialistas

A PUC-Campinas, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), inaugurou na segunda-feira, 18 de novembro, um novo Laboratório de Cibersegurança (SOC -...

Dia da Consciência Negra é reivindicação social desde a ditadura

Teve longa gestação o reconhecimento do Dia de Zumbi e da Consciência Negra em 20 de novembro como feriado civil em todo o país: 53...

Operação Contragolpe: PF prende militares que planejaram assassinato de Lula, Alckmin e Moraes em 2022

Militares com formação em Forças Especiais teriam, segundo a PF, detalhado o plano contra o ministro e os políticos em um documento denominado “Punhal...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img