Relatório de Repavimentação da BR-319 é Comemorado por Deputados

0
194

Os deputados utilizaram a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) para celebrar a publicação do relatório do grupo de trabalho que confirma a viabilidade técnica e ambiental para a repavimentação da rodovia BR-319. Os parlamentares Mário César Filho (União), Rozenha (PMB), George Lins (União) e Sinésio Campos (PT) destacaram a importância do aval positivo para a reconstrução da estrada.

Mário César, em seu discurso, parabenizou o grupo de trabalho e sugeriu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visite a BR-319 durante sua visita ao estado do Amazonas para participar do Festival Folclórico de Parintins no fim do mês.

“Seria fundamental que o presidente Lula, junto com sua comitiva, visse de perto a situação da BR-319, para que ele possa instruir a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, a avançar com o projeto. Acredito que o presidente Lula encontrará muitas pessoas em situação de miséria, que dependem do tráfego de veículos para venderem seus produtos”, comentou Mário César.

O deputado Rozenha (PMB), em aparte, criticou a ministra Marina Silva (Rede), acusando-a de ser o principal obstáculo para o andamento do projeto. Ele ressaltou o papel de outros deputados na luta pela repavimentação, mencionando Sidney Leite (PSD) e o senador Omar Aziz (PSD), que também criticaram Marina Silva.

George Lins também aproveitou seu tempo para criticar a ministra, afirmando que o relatório favorável à repavimentação foi um “banho de água fria” para ela, acusando-a de sempre se opor ao desenvolvimento do Amazonas e de Roraima.

Sinésio Campos, líder do PT e “líder de Lula” no Amazonas, declarou que o relatório favorável à repavimentação demonstra “o compromisso do governo federal com a Amazônia”. Ele destacou que a falta de manutenção da BR-319 não resolveu as questões ambientais e econômicas da região.

É claro que atividades na nossa região não prejudicam a questão ambiental. O grupo de trabalho do governo federal demonstrou que a repavimentação é viável e tenho certeza que o presidente Lula, com recursos do PAC, garantirá a solução definitiva para a BR-319“, disse Sinésio.

Durante os 15 anos em que Marina Silva esteve afastada do Ministério do Meio Ambiente (entre 2008 e 2023), o trecho central da BR-319, de aproximadamente 405 quilômetros, não avançou, mesmo nos governos Dilma, Temer e Bolsonaro. Em maio de 2023, durante uma audiência na Câmara dos Deputados, a ministra se defendeu:

Saí em 2008. Se esse projeto fosse fácil, sem grande impacto ambiental ou tivesse comprovada viabilidade econômica, social e ambiental, passando pela avaliação técnica do Ibama sem pressões, já teria sido realizado“.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui