sexta-feira, julho 5, 2024
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO AMAZONASspot_imgspot_img

NOTÍCIAS ALEAM

InícioAMAZONASPovos IndigenasArtista amazonense Thaís Kokama leva grafismo indígena ao sul do Brasil

Artista amazonense Thaís Kokama leva grafismo indígena ao sul do Brasil

A artista amazonense Thaís Lima Gonçalves, da etnia Kokama, embarcou nesta sexta-feira (17/05), rumo à cidade de Joinville, em Santa Catarina, para participar de um projeto de intercâmbio cultural, que consiste em ensinar sobre o grafismo indígena corporal, por meio de oficinas.

O projeto, que será realizado no período de 17 a 20 de maio, nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo.

Formada em Rádio e TV, a artista e também compositora, Thaís Kokama, da aldeia multiétnica Inhãa-Bé, falou da importância em levar seu trabalho e sua cultura para outras regiões do país.

“É uma experiência profundamente gratificante e uma oportunidade única poder compartilhar as tradições, os valores e o conhecimento da minha terra com pessoas de diferentes lugares, enriquecendo, dessa forma, o tecido cultural do nosso país”, destacou a artista.

Com o tema “Introdução ao grafismo corporal indígena”, Thaís Kokama ensinará sobre o tema e como ele representa a expressão cultural e a identidade de um povo. Também será mostrada a tinta corporal utilizada, feita com a fruta do jenipapo e seu processo de produção.

Troca de experiências – Com vagas esgotadas para todas as oficinas, Thaís falou com alegria sobre mais essa experiência em sua vida e em seu trabalho.

“Cada troca cultural traz novas perspectivas e aprendizagens, tanto para mim quanto para as comunidades que me recebem, fortalecendo os laços de união e respeito mútuos. Essa oportunidade reforça a importância da diversidade cultural e me motiva a continuar trabalhando com paixão e dedicação”, afirmou a amazonense.

As oficinas – Os trabalhos terão início nesta sexta-feira (17/05), às 19h, no Sesc Joinville. No sábado (18/05), às 14h, a oficina acontecerá no CEU Mestre Manequinha, em Jaraguá do Sul.

No domingo (19/05), às 14h, será a vez do Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, em São Francisco do Sul, receber a oficina. E para fechar com chave de ouro, a artista ministra a oficina de “Introdução ao grafismo corporal indígena” na segunda-feira (20/05), às 19h, para a Associação de Artistas Plásticos de Joinville.

Vale destacar que todos os horários são de acordo com o fuso de Brasília.

Fotos: Natalie Brasil

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img

Manaus

Desvio de Trânsito na Avenida Autaz Mirim para Obras do Prosamim a Partir de 6 de Julho

Os motoristas que trafegam pela avenida Autaz Mirim, no sentido da rotatória do Armando Mendes para a bola do São José, devem ficar atentos...

Quantidade de maconha vai diferenciar uso pessoal e tráfico

Após decidir descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento do caso nesta quarta-feira (26) para...

Prefeitura de Manaus Negou Licença para o Arraial de Jungle Hunners 2024

Na tranquila e deserta área da Ponta Negra em Manaus, uma injustiça evidente foi cometida contra um grupo de crianças especiais e suas famílias....

Em treino, atleta é assassinada por mulher embriagada ao volante

No meio da manhã do domingo, 23 de junho de 2024, o encontro entre duas mulheres acabou de forma trágica. Uma, Miscilene Clemente, escolheu o...

Festival 2024: Roteiro turístico para visitantes de primeira viagem

  Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) é uma ilha com encantos culturais, como o Festival de Boi Bumbá, além de outros atrativos turísticos repletos...
spot_imgspot_img

POPULARES

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img