Início AMAZONAS Povos Indigenas Artista amazonense Thaís Kokama leva grafismo indígena ao sul do Brasil

Artista amazonense Thaís Kokama leva grafismo indígena ao sul do Brasil

0

A artista amazonense Thaís Lima Gonçalves, da etnia Kokama, embarcou nesta sexta-feira (17/05), rumo à cidade de Joinville, em Santa Catarina, para participar de um projeto de intercâmbio cultural, que consiste em ensinar sobre o grafismo indígena corporal, por meio de oficinas.

O projeto, que será realizado no período de 17 a 20 de maio, nas cidades de Joinville, Jaraguá do Sul e São Francisco do Sul, é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo.

Formada em Rádio e TV, a artista e também compositora, Thaís Kokama, da aldeia multiétnica Inhãa-Bé, falou da importância em levar seu trabalho e sua cultura para outras regiões do país.

“É uma experiência profundamente gratificante e uma oportunidade única poder compartilhar as tradições, os valores e o conhecimento da minha terra com pessoas de diferentes lugares, enriquecendo, dessa forma, o tecido cultural do nosso país”, destacou a artista.

Com o tema “Introdução ao grafismo corporal indígena”, Thaís Kokama ensinará sobre o tema e como ele representa a expressão cultural e a identidade de um povo. Também será mostrada a tinta corporal utilizada, feita com a fruta do jenipapo e seu processo de produção.

Troca de experiências – Com vagas esgotadas para todas as oficinas, Thaís falou com alegria sobre mais essa experiência em sua vida e em seu trabalho.

“Cada troca cultural traz novas perspectivas e aprendizagens, tanto para mim quanto para as comunidades que me recebem, fortalecendo os laços de união e respeito mútuos. Essa oportunidade reforça a importância da diversidade cultural e me motiva a continuar trabalhando com paixão e dedicação”, afirmou a amazonense.

As oficinas – Os trabalhos terão início nesta sexta-feira (17/05), às 19h, no Sesc Joinville. No sábado (18/05), às 14h, a oficina acontecerá no CEU Mestre Manequinha, em Jaraguá do Sul.

No domingo (19/05), às 14h, será a vez do Centro Cultural Ester dos Passos Rosa, em São Francisco do Sul, receber a oficina. E para fechar com chave de ouro, a artista ministra a oficina de “Introdução ao grafismo corporal indígena” na segunda-feira (20/05), às 19h, para a Associação de Artistas Plásticos de Joinville.

Vale destacar que todos os horários são de acordo com o fuso de Brasília.

Fotos: Natalie Brasil

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile